Bora enriquecer - Júlia Mendonça

06 fevereiro 2020

Resenha por: Tânia Bueno
Título: Bora Enriquecer
Autor(a): Júlia Mendonça
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Educação financeira / Finanças pessoais
Páginas: : 192
Adquira o seu: Amazon
Adicione no: Skoob
Avaliação:

Sinopse: Em Bora Enriquecer, Júlia Mendonça te ajudará a conquistar o sucesso financeiro, multiplicando seu patrimônio por meio de investimentos inteligentes! Indicado tanto para leigos quanto para quem é experiente no assunto, o livro traz dicas preciosas para você fazer seu planejamento financeiro e montar uma carteira de investimentos vencedora – aprendendo tudo sobre aplicações desde CDBs, LCIs, LCAs, Tesouro Direto, ações, fundos imobiliários, fundos de investimentos, metais e até criptomoedas.
Por fim – e o mais importante! –, você será guiado ao ápice do investimento: fazer o dinheiro trabalhar por você! Complementando essa jornada, ela ainda oferece como bônus seu curso on-line para viver de renda! E aí, bora enriquecer?

Este é o livro que deveria ser lido por pessoas que não conseguem se planejar financeiramente, pois dá dicas incríveis, com orçamento pessoal, reserva de emergência, dicas de negociação, etc. 

Aprendi que todas as despesas voltadas ao bem estar devem ser encaixadas como gastos fixos — gastos fixos são aqueles essenciais à vida: água, luz, financiamento, aluguel, gás, condomínio, plano de saúde, despesas de supermercado. Em gastos variáveis estão as despesas não planejadas que ocorrem com maior ou menor frequência ao longo dos meses, tais como vestuário, remédios, consertos de carro ou casa, etc.

Aprendi que o ideal é destinar 50% do meu salário com gastos fixos, 30% com gastos cariáveis e 20% eu devo investir, aliás, tem um quadro fantástico nas páginas 77 e 78. Não perca as 30 DICAS DE NEGOCIAÇÃO E ECONOMIA na página 82, pois certamente elas ampliarão sua visão e você promoverá importantes mudanças no seu comportamento e isso levará a economizar para investir no que você deseja a curto, médio e longo prazo.

Você ainda não faz nenhuma economia? Então, comece com o desafio das 52 semanas (página 89) e se surpreenda ao final de um ano. Eu fiz este desafio que encontrei na internet no começo de 2019 e com o que consegui investi no pagamento de IPVA, IPTU e CREA, o que sobrou será usado nas férias em Março. Este ano de 2020 iniciei outro desafio, mas o objetivo é uma viagem que eu e meu marido queremos fazer à Grécia. 

Fiquei surpresa ao conhecer a importância da RESERVA DE EMERGÊNCIA, eu nunca pensei nisso e colocarei em prática a partir de agora. Quem tem uma reserva para o caso de perder o emprego, um implante dentário porque o dente quebrou e terá que ser retirado (já passei por isso, hahaha e custa bem carinho)? No caso da perda do emprego, achei muito interessante porque já passei muitos perrengues, pois sai do emprego e não me recoloquei rapidamente como esperava, aí o que acontece? Ficamos estressados, preocupados e isso acaba interferindo nos processos seletivos em decorrência da ansiedade.

A autora é absolutamente didática e explica tudo passo a passo, fácil de entender. Achei interessante o item INVESTINDO PELA PRIMEIRA VEZ e APLICANDO EM RENDA FIXA. Ela apresenta vantagens e deixa claro que sempre existem riscos. Embora todo o livro seja muito didático eu e meu marido nos mantemos como investidores conservadores, ou seja, não desejamos correr riscos, quem sabe um dia mude. Assim, segundo a autora quanto maior a rentabilidade maior o risco e não gosto de correr risco de perder dinheiro. 

No geral achei o livro muito interessante para leigos como eu, muito aprendizado e descobertas, como planejamento baseado em metas, a importância de investir e se programar, a análise dos gastos e o quanto deixamos dinheiro ir pelo ralo desnecessariamente. Algo que poucas pessoas pensam é fazer um planejamento para a aposentadoria e isso é absolutamente importante e necessário para garantir segurança e qualidade de vida quando se aposentar.

Indico para todas as pessoas que querem se organizar, se planejar para realizar objetivos. O livro oferece como bônus um curso online para viver de renda e achei louvável o fato de Júlia Mendonça partir da experiência vivida por ela e de não aceitar as opiniões negativas das pessoas quando ela criou seu canal para falar de finanças.

Eu saí muito da minha zona de conforto com relação a leitura e é a primeira vez que faço uma resenha com um livro sobre educação financeira. E aí, você se animou a pensar na sua educação e planejamento financeiro?

Beijo
Tânia Bueno

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Não é o tipo de conteúdo que estou acostumar a consumir, mas acho interessante para quem precisa se organizar e planejar a vida financeira. Gostei da indicação <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thânia. Amei conferir suas considerações sobre o livro. É super importante pensarmos em nossa vida financeira, essa reserva de emergência então é indispensável!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tania.

    Eu gosto de ler alguns livros sobre educação financeira, mas confesso que tem um bom tempo que não leio sobre o gênero. Por isso já estou adicionando na lista de desejados. Quero conferir todos os ensinamentos e truques para melhorar meu planejamento financeiro. Muito obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não tenho o costume de ler livros desse tema, mas gostei da dica. Parece ser uma leitura ideal para aqueles que gostam de planejamentos e organização e, confesso, que, talvez, eu precise exatamente de um livro assim, rs.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Logo no começo, quando você fala que o livro é bom para quem não consegue se planejar financeiramente, só sinto desespero hahaha Um tempo atrás eu não conseguia controlar meu dinheiro. De um tempo para cá, venho trabalhando muito bem nisso e garanto que o livro me ajudaria nesse processo. Acredito mesmo que o livro te fez sair da zona de conforto, pois comigo também não seria diferente, mas esse é aquele livro que agrega muito em nossa vida!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  6. Esse é o tipo de livro que sempre acrescenta algo na vida das pessoas, eu não conhecia esse e fiquei curiosa, gostei dos pontos que você apontou nele, acho que seriam de ótima ajuda!

    ResponderExcluir

Autores Parceiros