O Livro da Bruxa

23 novembro 2014

Título:                     O LIVRO DA BRUXA
Autor:                     Roberto M. Lopes
Editora:                   One Editora
Páginas:                  127
Onde comprar:        Livraria Cultura

Sinopse: Este livro é uma incrível aventura que nos mostra como as coisas mais corriqueiras podem ter vários significados se vistas sob outro prisma.
Um médico e uma paciente de 86 anos se encontram no hospital durante a internação dela com diagnóstico de pneumonia. Algumas conversas e uma viagem à praia marcam o início de uma amizade mágica e o caminho para conhecermos a sabedoria de uma bruxinha do bem.

É uma incrível aventura que nos mostra novas formas de entender a vida. Sem usar nenhum recurso esotérico, é uma história encantadora. Nela eventos cotidianos se transformam em preciosas lições pela pura arte de saber viver.

O livro da Bruxa conquistará seu coração e entrará para a galeria dos seus livros favoritos. A sabedoria condensada em suas páginas será lembrada para sempre. Portanto prepare-se para conhecer alguém muito, muito especial...


Um médico e uma senhora de 86 anos se encontram para viver uma história transformadora e que de certa maneira também mudará a vida do leitor, e aqui falo por mim, pois li este livro em 2001, o ganhei da querida amiga Rosana, minha querida Baiana, anos depois passei a procura-lo para presentear e quem disse que eu o encontrava, batia em uma porta e outra, de livrarias à editora e a resposta era sempre a mesma: “Está esgotado”. Enviei um e-mail para a Editora manifestando minha indignação por uma obra tão significativa e com uma proposta tão interessante estar esgotada. Mas, qual não foi a minha surpresa quando certo dia andando pela Livraria Cultura eu vi esta obra prima em nova edição publicada agora pela One Editora e, claro o comprei para fazer companhia para a minha edição de capa azul de 2001. Então, você poderá compra-lo e se deliciar com a história.

Então, sempre que tinha uma oportunidade falava dos ensinamentos e da sabedoria contida no Livro da Bruxa, que traz em si muita leveza, diversão com as situações mais inusitadas e outras tão comuns em nosso cotidiano. Tudo acontece durante uma viagem para Santos, durante o trajeto ela (a Bruxa, que está mais para uma anciã, mestre da escola da vida que ensina com temperos magicamente cheios de sabedoria).

Não pensem que este é um livro de autoajuda, não, não é. Ele se tornou um livro de cabeceira para mim, pois sempre que o abrimos encontramos lições novas e convites à reflexão e ao exercício de olhar tudo na vida sob outras perspectivas.

Uma frase/reflexão que uso com frequência sempre que perco o ônibus, o trem ou o metrô e que resulta em atraso a algum compromisso e/ou trabalho, vem de uma fala dessa linda Bruxinha da vida de 86 anos que tem tanta sabedoria e paciência que nos impressiona muito. Em um dos ensinamentos, ela disse para o médico que ficou muito bravo com algumas coisas que estavam acontecendo atrasando a viagem deles para Santos, tais como o trânsito congestionado, carro quebrado na pista e mais na frente um acidente e o que ela disse para ele? “Você já pensou que o seu anjo da guarda deve ter se disfarçado de motorista do carro à sua frente para lhe atrasar, mas você o ultrapassou, então ele deu um jeito de o trânsito parar e para que? Para evitar que você estivesse envolvido naquele acidente ali.”

Vocês poderão perguntar, mas cadê a sua reflexão, Tânia? Eu respondo: Aprendi que o atraso dos meios de transporte que utilizo diariamente ou o fato de eu chegar justamente no momento em que o ônibus está saindo e mesmo eu dando sinal o motorista não abriu a porta, maldade do motorista? Não, não acredito mais nisso e sim no fato de que meu anjo está me livrando de algo que não preciso saber, mas é fato que estou sendo cuidada e protegida.

Então, meus queridos e queridas aprendizes da vida como eu, se eu não era de resmungar, reclamar, ficar irritada por coisa pouca; se eu já tinha uma visão positiva frente a vida, hoje reclamo menos ainda e sou ainda mais positiva. Acredito que os seres protetores divinos e invisíveis que cada pessoa atribui o nome que quiser de acordo com sua crença pessoal, anjos ou outros seres travestidos de humanos estão sempre agindo e nos protegendo de dissabores e, olha que tenho vários episódios em que fui poupada e livrada de assaltos, atropelamentos e outras coisas.

Assim, convido você a se preparem para encontrar uma história encantadora contida no LIVRO DA BRUXA e se você estiver preparado(a), com os olhos da alma e o coração abertos poderá aprender muito, dar novos significados a algumas ou muitas coisas, prepare-se para rir, para olhar alguns, vários ou todos os aspectos da vida sobre outra perspectiva.

Eu transformei este livro em um guia, um manual de vida e o que é a vida? A vida é como uma escola pintura com muitos alunos, mas sem professor na qual você com sua tela tem que pinta-la usando recursos acessíveis ou mais difíceis. Existirão dias em que você se superará na pintura e outros em que só conseguirá borrões e achará que a tela está danificada, sem condições de correção, momentos em que você está praticamente desistindo de tudo. Aí você dorme, acorda de outra forma e descobre que pode pintar por cima dos borrões, bastando para isso usar um pincel limpo e novas tintas, não importa quão antigos sejam os borrões, você precisa corrigi-los para seguir em frente, se magoou alguém peça desculpas.

“É corrigindo os borrões que aprendemos a não cometê-los e nos tornamos artistas cada vez melhores. Fazendo assim, não importa se teremos mais duzentos anos ou apenas um dia para nossa pintura. Quando formos chamados para expô-la, ela estará perfeita. Talento, tenho certeza, todos nós temos”. Pág. 15 

Poderia escrever muito mais, mas a experiência e o aprendizado é que será a grande mensagem, então para entender o que estou tentando comunicar, você realmente terá que ler este delicioso livro que narra uma das mais fantásticas experiências de vida que li e que tenho quase certeza que realmente aconteceu ou pelo menos ela está baseada em um fato real.

Eis alguns trechos para você terem um a ideia do que esperar.

Fala de um médico especial: “O hospital é um lugar onde muitos pacientes sentem-se isolados e carentes. Assim, é um dever do médico dedicar a máxima atenção a eles, pois essa atitude é fundamental para o processo de restabelecimento” pág. 12

“Novos conhecimento são como os remédios e os alimentos, precisam ser absorvidos aos poucos.” (A Bruxa) pág. 16

“... o médico sempre pode fazer algo pelo paciente, mesmo que seja apenas consolá-lo.” Pág. 17

“Estamos vivendo numa época conturbada, e as pessoas estão perdendo a capacidade de se maravilhar com o mundo. Todos nós podemos fazer com que nossa passagem por este planeta seja extraordinária, mas muitos não sabem disso e estão desperdiçando suas vidas, o bem mais precioso que possuímos”.

“Você tem todos os pincéis, tintas e uma enorme tela à sua disposição. Não pinte um quadro tímido e limitado. Esse desperdício é o maior e também o único pecado que poderá cometer.” Pág. 20

“Já tive contato com dezenas de pessoas idosas e admirava a forma como algumas envelheciam com dignidade. Infelizmente, muitas vezes não percebemos os verdadeiros tesouros disponíveis no contato com as pessoas mais experientes.” Pág. 21

“... o porto é o lugar mais seguro para um barco, mas ele não foi feito para ficar lá; seu destino é navegar.” Pág. 29

Adorei esta: “Temos de ser como plantas. Quando caírem porcarias sobre nós, devemos transformá-las em adubo e usá-lo para crescermos ainda mais fortes”. Pág.37  “...podemos transformar nossas vidas alterando a perspectiva pela qual encaremos os problemas, convertendo situações aparentemente ruins em bom adubo”. Pág.39

“Às vezes precisamos sair da rotina. O imprevisto é o tempero da vida” pág. 41

Tem muito mais trechos que me marcaram, mas vou deixar para compartilhar com vocês queridos(as) leitores em outros momentos e, também espero que vocês compartilhem suas descobertas comigo. Aliás, você já pensou em viver a vida como um eterno turista? Pense nisso! O que faz um turista? Qual é sua proposta durante a viagem? Após responderem estas questões e outras que vocês criarão, decidam se desejam ser turistas neste Planeta durante a viagem por aqui.


Beijos enfeitiçados pelo bem!
Tânia Bueno


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Oiee!!!
    achei muito legal sua resenha, imaginei a historia toda rs
    adoro essas aventuras vou ler esse livro depois
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, leia sim e depois me conte o que achou. Eu acho que você gostará da aventura. bjs

      Excluir
  2. Oiew, tudo bom? Pelo nome do livro e pela capa eu achava que era algum livro de terror :o Mas vi que estava tremendamente enganada. Deu para perceber o quanto o livro foi significativo em sua vida. E acredito que deve ter sido na vida de muitas pessoas, já que ele estava esgotado! Eu gostei sobre pensar que perdi o ônibus, por que estava sendo cuidada pelo meu anjo. Irei pensar nisso da próxima vez. Temos que pensar em coisas boas, certo?

    Bela resenha. bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, é um livro maravilhoso e a figura do quadrado com as duas linhas diagonais tem mensagens muito importantes que nos tiram da comodidade e nos convida a olhar tudo sobre outras perspectivas. Bjs

      Excluir
  3. A pergunta que não quer calar é: foi publicada uma nova edição? rs... Achei bem interessante, principalmente por você tê-lo transformado em seu guia para a vida, mas se for pra procurar e com certeza não encontrar não quero nem tentar... rs... Acredito nisso também, que um anjo cuida de nós e que nos livra de coisas que não precisamos enfrentar, nos permitindo estar em cada lugar na hora perfeita para nós. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, este maravilhoso livro foi publicado em nova edição pela One Editora e está a venda da Livraria Cultura, foi onde encontrei sem querer. Aliás, agradeço a pergunta, pois é uma informação importante e que graças a você acabei de colocar na resenha. bjs

      Excluir
  4. Olá Tania, não conhecia o livro, mas pela sua resenha ele deve ser mais do que perfeito <3 Pela capa nunca adivinharia que a historia seria essa, parece ser bem delicada e com uma bela lição...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Olá Tania,
    o livro deve ser realmente muito bom. Pois você o considerou seu guia.
    Não conhecia a obra, mas fiquei curiosa, ao ler sua resenha. A verdade é que não sei o que pensar dela, ate por que não sou fan do gênero. Terei que ler (um dia) para saber exatamente o que ele me desperta e pode significar.
    Também acredito em anjos Tania. Alem de acreditar que tem males que vem para o bem.
    Parabéns pela resenha.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  6. Olá... Tania, tudo bem???

    Nossa sua resenha foi tão cheia de significados que deu até vontade de ler esse livro... mesmo ele fugindo da minha realidade de leitura... não sei se vou ler... mas eu gostei muito de tudo que li em sua resenha... a experiência de vida é marcadora de vários processos para o nosso próximo... e você conseguiu transpor...isso na resenha... me cativou de verdade... parabéns pelas palavras... pelo sentido que você deu a sua leitura... e gostei de alguns quotes... Xero!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tania, tudo bem? Nossa, adorei a sua resenha e dá para perceber o quanto o livro é importante para você. Achei bem interessante essa oportunidade de reflexão que o livro trás. Também acredito que há seres nos protegendo, e as vezes reclamos de algum atraso, mas não soubemos do que fomos poupados.

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  8. Olá Tania

    Quando li o título a primeira coisa que meio à cabeça foi "O Filho da Bruxa" daquela série que recria o mundo de O Mágico de Oz, mas vi que não tem muito a ver com a sua resenha. Fiquei bastante curioso com o livro e já adicionei nos desejados, a capa também é bastante chamativa e como estou confiando na sua opinião acho que vou dar uma chance pra história.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Tania, tudo bom?

    Adorei a sua resenha, fiquei bem curiosa. Guia para a vida? Nossa, preciso ler um desses. Gostei que depois do comentário da Ju, você tenha colocado o link de onde comprar. <3 Vou dar uma olhada quando for na livraria física, ou comprar pela internet e pegar na loja física. Adorei.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  10. Olá Tania

    Nossa, com certeza sua resenha foi uma das melhores de todas que já li, quem sabe não seja a melhor. Emocionante, transformadora, arrebatadora. Preciso desse livro para ontem.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Não conhecia esse livro, mas nossa, por sua resenha parece ser um ótimo excelente, cheio de reflexões significantes, e pela quantidade e qualidade dos quotes podemos comprovar isso. Assim que tiver a oportunidade, darei uma chance a ele.

    Att,
    decaranasletras.blogspot,com

    ResponderExcluir

Autores Parceiros