Como eu realmente... Passeios pelo lado meio esquisito da nossa imaginação

30 abril 2018


Avaliação:
Resenha por: Tânia Bueno
Título: Como eu realmente... Passeios pelo lado meio
esquisito da nossa imaginação
Autor(a): Fernanda Nia
Editora: Nemo
Gênero: Jovem adulto, Histórias em quadrinhos
Páginas: :77
Adquira o seu: Buscapé
Adicione no Skoob:  https://www.skoob.com.br/livro/393783ED445718

Sinopse: As aventuras de Niazinha saíram do site diretamente para as páginas da primeira publicação de tirinhas inéditas e já conhecidas! Nem sempre o que esperamos é o que realmente acontece na vida real. Para combater a constante quebra de expectativas ao seu redor, Niazinha acabou desenvolvendo uma imaginação um pouquiiinho criativa demais. São seus exageros que fazem cada história do "Como eu realmente"' um passeio único pelo lado meio esquisito, mas
superdivertido, da nossa imaginação.
Nossa! Comprei este livro na Bienal de 2015 e só li agora, como pude?
Bom, mas antes tarde do que mais tarde, não é mesmo? Hahaha
Este pequeno exemplar de ilustrações lindamente criadas traz um pouco do que acontece na realidade de Niazinha uma personagem rica e cheia de vitalidade, claro, de muita imaginação, também.

A autora Fernanda Nia é uma artista em tanto com uma imaginação que rompe o céu e fico pensando: isso é demais, pois não podemos perder essa coisa mágica que é a capacidade imaginativa. Claro, que não podemos viver dela, pois, com certeza, seríamos taxados de romper com quase tudo para fugir da realidade.

Infelizmente na medida em que crescemos vamos perdendo esta característica mágica, mas, felizmente graças a pessoas como Fernanda Nia e muitas outras e outros temos acesso a trabalhos como este que trata temas diversos e do cotidiano de forma divertida e espontânea. 

Uma leitura deliciosa e envolvente não somente para o público infantojuvenil, penso que serve para o adulto também, pois dessa forma podem reacender a chama e colocar a imaginação em ação com mais frequência e até sem censura e para você ter uma ideia do que encontrará eis a sequência dos títulos das partes:
Parte 1 - Fofuras, exageros, inseguranças e outras esquisitices que fazem parte de mim
Parte 2 - Srta Garrinhas (a gata) e Sargente Fofura (o cão) e outros bichinhos excessivamente carismáticos.

Parte 3 – Parentes, amigos, amores, e outras pessoas enlouquecedoras que não consigo viver sem. Fala como são as conversas com os amigos mais próximos e como gostaria que acontecesse. A dualidade, às vezes desconexas do pai e da mãe frente à, por exemplo, respostas para: O jovem diz: Estou saindo... No meu caso e na minha época de um pouco mais jovem o meu pai e minha mãe ficavam um jogando para o outro, tipo: fala com sua mãe, se ela autorizar. Aí você vai falar com a mãe e ela diz: Mas, seu pai deixou? Ora, ele mandou eu perguntar para você e nenhum dos dois querem assumir a responsabilidade por permitir minha saída para um passeio. Fica a dica para os pais de hoje: Cara, isso é um saco para o adolescente. (Ah! Isso não é spoiler, foi uma situação vivida por mim, ok?)
A Niazinha é mais divertida que eu, lóóógico, e traz a reação comum ao pai que normalmente é mais direto, a resposta e a reação da mãe que como a maioria das mulheres é cheia de detalhes e condições. Só você lendo para ver, se relembrar, se reavaliar e dar muita risada com todas as situações que ela traz envolvendo pai, mãe e amigos.

Parte 4 – Livros, Filmes, jogos e outros universos mágicos que visito de vez em quando.
Esta parte é muito realista e nos coloca na dualidade de como deveríamos assistir um filme e como realmente acontce (não vou contar nada, senão spoiler) e muitos de nós fizemos ou fazemos muito do que que é relatado por nossa personagem Niazinha, amei quando ela falou dos livros. As contradições de quem entra em uma livraria e muito mais.




Tem outras partes, porém vou parar por aqui por achar que já dei informações suficientes para você ter uma ideia do quão fofo é este livro.

Neste volume 1 Niazinha conta com os amigos Srta Maria Modinha, Silvio sem senso social, Mãe, Pai, Sargento Fofura – seu cachorro e Srta Garrinhas uma gata que a autora Fernanda Nia teve na infância. A autora Fernanda Nia foi uma agradável surpresa, dona de uma competência impar ela faz as imagens e os textos que traduz de forma muito criativa e linda, quem nunca em sua imagem viveu uma realidade e depois imaginou como ela poderia ou deveria ter sido? Quem aqui nunca chegou ao final de um livro e amou ou odiou o autor? Ou no final pensou: Nãoooo, eu queria o final assim e assim. Eu mesma já cheguei ao absurdo de enviar e-mail para Nicholas Sparks falando da minha indignação do final de um livro e sugerindo uma continuação com o fim por mim desejado, pode? Pois é, sou dessas. hahaha

Além dos textos criados para cada imagem ela ainda brinda o leitor com balão com sua percepção/reflexão mais pessoal e são inusitadas. Só sei de uma coisa: gente, ale a pena investir na leitura desse livro curtinho, indicar para os adultos e jovens.

Sobre FERNANDA NIA



É uma publicitária carioca aficionada desde cedo por livros e histórias em quadrinhos. Começou seu trabalho autoral em 2011, ao criar o site "Como eu realmente". Desde então, concilia sua carreira como freelancer nas áreas de Comunicação, Design e Ilustração com as aventuras de Niazinha e Srta. Garrinhas, que em 2014 conquistaram sua primeira publicação pela Editora Nemo.

Veja as tirinhas e muito mais
Site: www.comoeurealmente.com
Facebook: facebook.com/ComoEuRealmente
Twitter:@ComoEuRealmente




E com vocês os personagens mais fofos!
Extraído da página da autora http://www.comoeurealmente.com/p/personagens.html)

"Apesar de estranhas caricaturas sem pés da realidade, os personagens do Como eu realmente ainda se comportam bastante como seres humanos normais. Em outras palavras, não espere que eles sejam sempre exatamente como suas descrições.



Niazinha
A não exatamente brilhante estrela das situações nas nossas tirinhas. Frequentemente obrigada a passar por momentos que considera constrangedores e socialmente deprimentes, Niazinha desenvolveu uma habilidade de alto nível na perícia Poker Face. Sua imaginação hiperativa e um pouco zoeira demais encontra sempre as saídas mais esquisitas para essas situações, mesmo que só na sua cabeça.






Srta. Garrinhas
                       
Ela é uma explosão de fofura ambulante com garras causadoras de desespero e agonia. Quer fazer SEMPRE, absoluta e irrevogavelmente SEMPRE, exatamente o contrário daquilo que você quer que ela faça. Tudo isso enquanto planeja secretamente dominar a humanidade com seu intelecto superior felino.





Maria Modinha
Amiga de Niazinha, apesar de extremamente aluada e suceptível à opinião alheia. Adora ir com a opinião geral e vai defender suas modinhas mesmo que nem goste delas de verdade.







Silvio Sem Senso Social
Muito mais que um simples comedor de churros, o Silvio é aquela pessoa que é totalmente ignorante das leis de convívio humano aceitável. Adora reclamar de tudo e todos na internet e, ao vivo, sempre solta aquelas piadas repugnantes que você finge que está rindo, mas na verdade é o seu estômago que está entrando em convulsão. Às vezes é amigo da Niazinha, às vezes é seu pior pesadelo. Pois é, pessoas são complicadas.






Sargento Fofura
Aquele cachorrinho com cara de bobo cuja única alegria no universo é...bom, tudo, já que ele sempre está feliz. Sargento Fofura é tão puro que uma vez uma pequena aldeia havaiana tentou usá-lo como sacrifício pra acalmar a fúria de um vulcão. "

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Caramba! 2015???
    Não te julgo... Eu também tenho alguns aqui... huahuahuahua
    Eu juro que já vi essas tirinhas por aí....
    Adorei conhecer essa obra! Adoro quadrinhos e achei super legal!
    Vou anotar a dica com certeza!!!
    E Obrigado por apresentar a galera! rs <3

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de livros onde a imaginação do autor voa livre, isso sempre desperta a minha também. Me identifiquei muito com a parte 3, vivi essa dualidade e hoje sou quem quem cria uma com meu filho rsrs. Não conhecia o livro, mas a proposta dele é maravilhosa, sem dizer que as ilustrações estão lindas.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Tania.

    Eu também tenho vários livros que comprei em 2015 e até o momento não li. Este livro eu tenho muita vontade de ler porque tudo indica ser uma leitura divertida. Parabéns pela resenha e sua dica literária foi anotada.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Tânia, primeiro que eu amei o título, já me identifiquei de cara. Eu gosto muito destas leituras infanto juvenis, principalmente quando tem ilustrações, achei a ideia deste livro bem gostosinha. Eu não conhecia, mas vou procurar. Muito obrigada pela dica.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aiii que coisinha mais apaixonante! Já quero, com toda certeza!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Tânia, ri demais de você mandando e-mail para o Nicholas Sparks sugerindo mudar o final! Hahaha... Quem nunca quis mudar o final de um livro, né? Já fiquei louca com vários. Adoro o trabalho da autora, mas ainda não tenho o livro, nem sei porque... Minhas partes preferidas com certeza seriam as que envolvem livros e a Srta Garrinhas - aliás, Baco e Loki se sentem como ela, e eu ainda dei nomes de deuses para os gatos, nem posso reclamar... Rs...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oiii Tânia

    Eu ja havia lido uma resenha desse livro e achei super interessant e fofo. Adoro esas ilustrações e todos os detalhes que a obra traz. Com certeza adoraria conferir.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ah, esses livros que são em quadrinhos cada vez tem ganhado mais espaço, né? E é ótimo, porque eles costumam ser uma leitura rápida e deliciosa. Adorei a dica para mim e para minha irmã menor, acho que ela ia aproveitar bastante!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Eu conheço as tirinhas (quem não conhece? rs) e sabia do livro, mas faz um tempo que não lia a respeito! (e não se sinta culpada, tenho livros que comprei antes de 2015 que ainda não li!)
    Adoro essas tirinhas e a D. Garrinhas! Sou gatólotra de coração! rsrs Tenho certeza que foi uma leitura deliciosa!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Que fofura, minha gente!
    Eu não conhecia o livro e adorei a sua dica, ainda bem que você leu e nos trouxe a resenha sobre ele. Dica anotada!
    Eu também acabo deixando livros comprados ou presentes um pouco de lado para ler os de parceria e quando me dou conta estou com livros há tempos na estante, esse ano resolvi diminuir essa pilha e pretendo ler todo mês pelo menos um livro que não seja de parceria.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    mas gente que livro fofo. Sempre procuro livros em que meu sobrinho pode ler, a leitura fez muito bem pra ele durante a lura de sua depressão e já vou anotar essa dica.
    E livro ilustrado é tudo de bom.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. A cada dia que passa, tenho lido mais HQs e essa parece ser uma leitura deliciosa... A editora arrasa demais nas suas publicações... Amei a sua resenha e anotei a dica!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Já conhecia as tirinhas pela internet, e quando vi que ele iria virar livro corri na época mesmo para comprar e foi sensacional. Realmente encontramos váriaaas coisas, damos risadas e é ótimo para passar o tempo. Eu realmente amei. Reencontra-lo pela sua resenha me deixou bem feliz. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que ilustrações mais fofas! Os quadrinhos da editora Neno são maravilhosos, sempre que vejo tenho que folheá-los.. Acho que adquiri um gosto pelos quadrinhos graças as HQs deles, pois alem de ilustrações belíssimas os enredos não são tão simples, trazem criticas, aprendizados, amo muito haha!Ótima Dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  15. Oi Tania,
    Que história mais fofa. As ilustrações estão lindas. Gostei muito de você ter colocado os personagens no final, é perfeito para um público mais jovem, mas para a gente também. Vou procurar até para presentear. Ótima dica.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu ganhei de parceria com a editora esse livro na Bienal de 2015, mas confesso amargamente que ainda não li!!! Vergonha.
    Achei muito linda as ilustrações e muito fofa o pouco que vi da historia. Vou tentar ler ainda esse ano...

    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  17. Fiz um post sobre as tirinhas da Fernanda, acho ela incrível e amo a bonequinha! kkk
    Amo demais essas ilustrações, me divirto bastante com elas.

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Tânia!
    Que livro mais fofura, eu não conhecia. Adorei saber como é a história e me deu até um nostalgia do meu tempo de adolescente. Eu não sou muito de ler livro desse gênero, mas achei uma leitura válida e bem interessante.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. ahhhhhhhhh que fofurinha, quero pra mim. não conhecia, mas a NEMO publica muita coisa bacana, o negócio é dinheiro pra comprar tudo hahahahaha

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? Eu conheço o trabalho dessa artista, mas ainda não tinha visto o livro dela. Eu a sigo pelas redes. Achei muito fofa a história, especialmente porque parece muito bem humorada. As personagens são bem brasileiras, né? Gostei bastante. Que bom que gostou da leitura! Às vezes rola mesmo de a gente ler os livros bem depois.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Eu adoro os quadrinhos da Fernanda! Sempre vejo algum deles no Facebook - principalmente os que falam de livros...haha' - e lembro de ter lido algumas resenhas bem bacanas a respeito do livro. Parece ser muito divertido!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Autores Parceiros