J.Edgar Hoover - Uma biografia em HQ - Rick Geary

04 janeiro 2019

Resenha por: Tânia Bueno
Título: J. Edgar Hoover – Uma Biografia em HQ
Autor(a): Rick Geary
Editora: Seoman
Gênero: Biografia em HQ
Páginas: 110
Adquira o seu: Buscapé
Adicione no: Skoob
Avaliação:

Sinopse: O livro conta a biografia em HQ do personagem que inspirou o filme “J. Edgar”, estrelado por Leonardo Dicaprio. Durante 55 anos servindo o povo americano, J. Edgar Hoover assumiu vários papéis, tais como combatente do crime, exterminador de comunistas e protetor da moral, mas ele, certamente, enxergava a si mesmo como um verdadeiro herói do FBI. Nas mãos do premiado cartunista Rick Geary, sua vida torna-se um amplo e atual guia histórico do século XX, ao retratar a eleição de oito presidentes norte-americanos e tudo o que aconteceu na época – Lei Seca, mafiosos, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, espionagem, escutas telefônicas e muito mais.

Eu sempre amei ler histórias em quadrinhos e fazia anos que não lia um HQ, como comprei alguns na Bienal de São Paulo desse ano, resolvi começar por este que é a Biografia J. Edgar Hoover, uma figura importante na história dos Estados Unidos, ele foi o responsável por fundar e tornar o FBI em um órgão crucial na defesa desse país que é uma potência, atuou no FBI por 55 anos e serviu oito presidentes. Era uma pessoa mais amada do que odiada, mas claro que com as decisões que tinha que tomar teria sim quem o amasse e quem o odiasse por algumas de suas ações nada convencionais que acaba tendo todas as pessoas em suas mãos.


J.Edgar Hoover se dava bem com todos os poderosos, se manteve firme em todas as mudanças de presidentes e conseguia sempre se destacar nas missões que coordenava e que participava por não assumir uma posição política. Não gostei dele por ser uma pessoa que só considerava suas vontades, ok que ajudou muito o seu país, ele sempre foi patriota ao extremo com devoção integral à mãe e ao país, também um apaixonado por cachorros de uma raça específica. Mas, se eu tivesse vivido na época não gostaria de tê-lo como amigo, pois o cara me passou a ideia de arrogante e narcisista, o que volto a enfatizar não tira o mérito do que fez pela Nação. Sem falar que lidar e capturar gangsteres e todas as questões da primeira e segunda guerra realmente não foi nada fácil, mas ele e sua com competência realmente se empenharam nas missões e tiveram sucesso.

Hoover tem algumas crenças e preconceitos que são abomináveis para mim, especialmente duas delas, sendo que uma inclusive provocou uma importante revolução interna que marcou os Estados Unidos. Não revelarei nenhuma senão conto demais.

O livro está divido em dez partes e para quem deseja conhecer de forma rápida um pouco da terra do Tio Sam, esse HQ é um excelente começo. A história passa pelo início de carreira desde muito jovem quando trabalhava em uma empresada família e se destacou, fala da sua devoção à família principalmente à mãe. Após ingressar muito jovem como servidor da nação, partes relacionadas à caça aos comunistas (primeira guerra mundial); Investigação Cientifica do crime – acreditava que a agência deveria ser independente e não um propósito de vontades políticas. As nomeações precisam ser por méritos; Agentes do FBI; a esplêndida na Segunda Gerra Mundial ao iniciar um programa com 3 metas determinantes e capturaram nazistas antes de entrarem nos Estados Unidos; A guerra fria

  “A única coisa que devemos temer é o próprio medo.” p.33 (Franklin Roosevelt)

A HQ é de 2012 e pesquisando descobri que teve um filme baseado na vida de J. Edgar Hoover dirigido pelo magnífico Clint Eastwood e quem tem como título “J.Edgard” e teve Leonardo DiCaprio como protagonista.

É isso HQ com uma história interessante e real, apesar de eu não ter recursos técnicos para avaliar a qualidade gráfica, eu a achei bastante fiel ao texto, traços elaborações com expressões que passava a real emoção e sentimento do momento.

Vale a pena investir, pois é um livro curto que prende a atenção pelo conteúdo e neste caso é possível ler rapidinho. O autor teve a grande capacidade de dar uma noção resumida e de forma completa sobre J.Edgar Hoover e a história do FBI e as questões cruciais vividas pelos Estados Unidos.

Beijos
Tânia Bueno

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Não conhecia a editora ou o livro e já quero tudo, acho que nunca li uma biografia em HQ e seria extraordinário começar agora.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?!

    Adorei essa coisa de uma biografia em HQ, eu tinha visto no instagram alguém falando sobre essa HQ mas nem prestei muito atenção, porque HQs nunca foram muito o meu forte.
    Mas acho que vou tentar ler ela, gostei muito e as fotos também ficaram sensacionais.
    Parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana essa ideia de biografia em forma de HQ, eu realmente não conhecia e de cara me motivou a ler, ótima resenha e quero muito conhecer essa editora também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas a verdade e que fiquei algo curioso depois de ler a tua resenha!

    Enfim, nao costumo ler muitos HQs, mas a verdade e que essa divisao em partes me pareceu interessante.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee!

    Não conhecia o livro e não sei muito sobre o Hoover , mas já ouvi falar sobre ele e fiquei curiosa para saber sobre como ele conseguiu se manter ali, próximo do poder, por tanto tempo, apesar das mudanças. E sendo HQ é ainda melhor ><

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esta HQ e confesso que nunca tinha ouvido falar sobre o Hoover. Não é muito meu estilo de leitura, pois não tenho o hábito de ler biografias e nem HQs. Porém, eu fiquei curiosa para saber mais sobre a história do FBI e aquele período nos EUA.
    Ainda não sei se leria, porque não gosto mesmo de ler HQs, mas adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não conhecia essa HQ, que quadrinhos legal, lendo sua resenha fiquei impressionada com a história de J. Edgar, a história muito bem elaborada com divisão de partes, parabéns pela resenha fiquei curiosa em conhecer mais da história e mais da pessoa de J. Edgar, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Não tenho o costume de ler HQ. Acho que é muito por causa dos quadrinhos de superherói e suas personagens femininas hipersexualizadas que me irritam demais. É tão bom quando um quadrinho diferente assim aparece para gente, dá até vontade de ler.
    Eu mesma não assisti o filme do LeoDi, mas a história do Hoover parece muito interessante. Vou dar uma chance para o HQ e pro filme também heheh

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou recém começando a pegar o gosto por HQ's, e como não gosto de biografia, então passo essa dica por enquanto. Quem sabe mais pra frente. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  10. OLÁ!

    Ainda não conhecia esse livro, mas a premissa é bem bacana!

    Não sou muito fã de biografias, li pouquíssimas ao longo dos tempos, mas em contrapartida adoro HQs.

    Achei a indicação super legal, vou anotar a dica ♥️

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Uma biografia em HQ? Que incrível! Eu ainda não sabia desse livro, mas parece ser bem bacana. Não sou muito de ler biografias, mas sendo uma HQ acho que daria uma chance, hahaha. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir

Autores Parceiros