Feitiço

12 julho 2014

Feitiço  Toda Beleza é Magia
Saga Encantadas – Livro 2
Sarah Pinborough
243 páginas

Sinopse: Cuidado com o que você deseja! Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos!

Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.

Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles! Palavra da editora: Nada é o que parece no segundo volume da saga encantadas! Em Feitiço, Cinderela, com seu desejo desmensurado de fazer parte da realeza, fará qualquer coisa para obter atenção do príncipe. Mas seria mesmo este um final feliz?
(Mariana Rolier).

Como o primeiro livro Veneno eu amei Feitiço que é o segundo livro da Saga Encantadas. Aqui encontramos a releitura de Cinderela, como no conto dos Irmãos Grimm, aqui ela também é tratada como uma empregada da casa, cuida de tudo, inclusive se vira de todo jeito para conseguir alimento para a família que está em uma situação financeira muito precária. Cinderela é daquelas jovens que sonha com um futuro glamoroso ao lado do príncipe, aliás, este é o sonho das moças do reino.

Mas, não pensem que ela é uma mocinha boazinha, é fato que às vezes ela mesma se acha má, porém em minha opinião é somente no que tange a seu sonho quase impossível de plebeia de ter um reino e um príncipe e de ter consciência de ser tratada diferente por não vir de uma linhagem nobre. No mais, apesar de a autora tentar mostrar uma Cinderela essencialmente egoísta o tempo todo, não creio que tenha conseguido, pois Cinderela tem muitas atitudes bondosas escondidas atrás da obsessão em relação a seu amor platônico pelo Príncipe e, neste sentido ela fará qualquer coisa para realizar seu sonho, até ignorar a dor das pessoas e os conflitos ocasionados por sua atitude.

"... eu daria qualquer coisa para fazer parte dessa vida. Qualquer coisa. (Cinderela)”. “...a beleza é fácil com dinheiro, e essas pessoas têm o melhor de tudo que existe. Mas a vida na corte não é só feita de danças, música e amor.” (Buttons) p.32”

Em alguns momentos dá dó da Cinderela, mas em outros fiquei com raiva dela, por ser tão mimada, mesquinha e irritante chega a ser engraçada. Também precisamos compreender o lado dela que na fase adulta não passa de uma serviçal casa da própria família.

"Nós devíamos ter contado a você. - Rose estava olhando fixamente para o vazio. - Devíamos mesmo. Talvez assim você não tivesse crescido para ser tão má com a gente o tempo todo. Cinderela se virou e saiu correndo. Ela não olhou para trás." P.108.

Então, temos uma família interessante, o pai de Cinderela ex-dono de um jornal, desempregado se ocupa de escrever um livro, é casado com Esme, a madrasta que teve a coragem de abandonar a nobreza e o ex-marido um velho conde após se apaixonar pelo pai de Cinderela quando esta ainda era muito pequenina. As irmãs “postiças” de nossa princesa são Ivy e Rose. Ivy é casada com um Visconde e é o orgulho da mãe, Rose ainda solteira terá sua chance, mas será atrapalhada por alguém “fura olho”, quem será? Leia para saber e se surpreender com Rose, uma personagem forte, determinada que sabe bem o que quer, se preocupa com o povo de forma geral. Eu gostei muito de Rose.

Minha gente, o que é esta escritora???? Acho que ela usa alguma mágica para prender a atenção do leitor. É impressionante! Bom, voltemos à nossa Cinderela que se acha a última bolacha/biscoito do pacote e para ajudar tem Buttons, um jovem que faz algumas retiradas de alimentos e outras coisas da nobreza para dar aos pobres, este jovem trata Cinderela por princesa e ela realmente acredita nisto, apesar de ser uma plebeia cheia de sonhos grandiosos.

Nossa Cinderela é bastante sensualizada, então temos nas releituras de Sara Pinborough, nossos heróis e heroínas em uma versão adulta, com alguns homens fortes e sedutores, mulheres longe de serem frágeis, indefesas e dependentes, amooooo!!! Embora, em algumas situações seja interessante usar o nosso lado: “Ah! Como preciso de você!”. Hahaha Afinal, homens se cansam de mulheres 100% meiguinhas e também daquelas que assumem 100% o papel masculino.

Temos um príncipe bonito, em alguns momentos mimado e patético, que procura uma noiva e para isso duas festas acontecem no castelo, Cinderela desiludida encontra uma Fada Madrinha, surgida do nada, que promete realizar seu sonho de conhecer o Príncipe e o castelo. Mas, esta fada “má-landrinha”, ops!! Madrinha, não faz nada de graça e propõe um acordo. Não, não... não vou falar sobre este acordo, se preparem para surpresas duplas, triplas ou mais e leiam este livro.

A nossa Cinderela cheia de desejo e que lida muito bem com isso, passará por poucas e boas e em meio a tantas coisas descobrirá o verdadeiro sentido de família, e de outros tesouros, valores e atitudes, ainda que sofra até chegar a este estágio, mas para conhecer toda sua trajetória você terá que ler o livro, só digo que vale a pena. Descobrirá Cinderela que o amor nada tem a ver com poder, dinheiro e realeza? Conseguirá atender os anseios da Fada Madrinha e driblar suas ameaças? Qual das duas essências de Cinderela a regerá?

Bom, amei o Caçador que está em busca do amor verdadeiro que o libertará de um feitiço antigo. Ele é tanto sedutor, irreverente e bem humorado. Buttons é encantador com seu senso de justiça em favor dos pobres, tem consciência que se coloca em perigo para ajuda-los e algo terrível poderá acontecer com ele. É o tipo de pessoa de fibra e que não se rende ao “poder” da nobreza.

Pessoas queridas, eu simplesmente me apaixonei por esta Saga, é incrível como a autora soube tecer a história trazendo muitos ingredientes dos nossos dias. Ela soube com maestria envolver ingredientes de outros contos de fadas, o que dá à Saga mais riqueza. Ela também integra de forma fantástica conteúdos do livro anterior e creio que isto deva acontecer do livro 3 que tem o título de PODER, eu já o tenho e começarei a ler imediatamente, até porque como disse anteriormente Sarah Pinborough enfeitiçou-me e leio seus livros rapidamente, o que incrível para mim.

Chegamos ao final, ai ai ai e que final!!!! (risos). Preparem-se para um final surpreendentemente surpreendente. Alguns de vocês... Hum... ou todos vocês ficarão boquiabertos. Achei tão incrível e corajoso que arrancou risos dos meus lábios, pois rompe alguns dogmas. Não morram de curiosidade, leiam o livro para saber que “tudo” é possível neste conto que desmistifica os contos infantis em uma nova roupagem muito interessante, para nós, crianças de ontem, adultos de hoje. 

Lições e Aprendizados: 1) As pessoas vivem dualidade bom e mau. 2)É possível se descobrir e redescobrir o tempo todo. 3) Os conflitos são inerentes ao ser humano e são também válvulas propulsoras para re-significação de muitas coisas. 4) É possível fazer novas escolhas e arriscar novos caminhos. 5) Quem nunca na vida em algum momento invejou, teve ciumes, desejou ardentemente? ... vale para tudo. (risos)


É isto, espero os comentários de vocês!



Beijos enfeitiçados e desejo de que seus sonhos do bem se realizem!
Tânia Bueno



Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Oi Tania,

    Sou louca para ler essa série, só vejo comentários maravilhosos sobre eles, e tipo tem tudo a ver comigo, amo reeleituras de contos de fadas, quando menor eu era louca por contos de fadas, e até agora continuo, quero muito ler essas saga, acho que vou louca atrás dela.

    Mayla

    ResponderExcluir
  2. Você teria me animado muito em seguir na série, se não tivesse dito que gostou desse tanto quanto ao primeiro. Eu não curti Veneno =/

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Tania.
    Sério que você curtiu tanto assim a escrita da autora?...eu fiquei até curiosa pra conhecê-la mesmo não gostando do enredo do livro.
    Já falei por aqui que não tenho encontrado facilidade pra aceitar essas novas adaptações, mas enfim, acho que vou ali aproveitar a promo do Submarino e adquirir algum da saga pra conhecer a autora rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Olá Tânia!
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Todas as resenhas que li, falam muito bem dele. Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai, Tania! Sua resenha só me animou ainda mais. Já li algumas críticas à saga, mas a maioria das pessoas fala muito bem. Eu aaaaaamo releituras, ainda mais com esse toque adulto. Já estou bem empolgada pra ler, será um dos próximos pedidos à Única. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Adorei a resenha, mesmo com toda sua empolgação com o livro não me interesso por ele e nem pelos demais volumes. Sempre vejo boas recomendações desses livro, acho bem criativas essas novas roupagens a contos de fadas mas não me vejo lendo. Eu até vi esses livros em promoção hoje, estavam muito baratos!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  7. Ia lendo sua resenha e lembrando meu ódio por esse livro... rs... você só elogiando e eu remoendo toda a raiva que senti durante a leitura!! hahaha... Eu amo essa saga, no geral, mas desse livro eu não gostei. Não consegui acreditar no final, pra mim simplesmente não fez sentido, muito surreal... Achei a Cinderela intragável no início, mas gostei da Rose.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Tânia,
    Eu estou louca para ler essa série, principalmente porque a sinopse recomenda para os fãs de Once Upon a Time (que sou muito fã) e também porque adoro a releitura de contos de fadas. Enfim, estou louca para conhecer essa série e as capas são lindas, né?

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Tania,

    Eu estou mega ansiosa por ler essa série, mas a Única não tem cooperado lançando tanto livro bom, rsrsrsrsrs
    Eu ouvi muitas resenhas positivas sobre a série e cada dia estou mais convencida de que com certeza, eu também vou amar!

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Tania!!

    Quero demais ler essa série! Eu sou apaixonada por OUT - a serie de tv é uma das minha queridinhas!! Então imagino que vou amar esse estilo de releitura na literatura!
    Amei sua lições!!!! Amo tirar lições de livros!

    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Mas que capa é essa MY GOD, ficou incrível!!

    Extremamente conquistador....

    Incrível porque fui na livraria este final de semana e nem vi este livro, e a capa dele é tão convidativa...

    Primeira vez comentando no seu blog!

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá Tânia
    Sem sombra de duvidas esse é o melhor livro da trilogia a autora soube conduzir muito bem a história.
    Beijos

    ResponderExcluir

Autores Parceiros