PODER - Saga Encantadas

23 julho 2014


PODER Ninguém desperta o mal impunemente
Sarah Pinborough
223 páginas

Sinopse: Acordar uma princesa pode ser letal. Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos! Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder... Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida. Porém, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fadas, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não perecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventuras.

Este livro não tem tanta emoção e ação como nos dois primeiros livros. Até a página 100 é bem monótono, com um príncipe bonito, mulherengo, mimado, chegado ao álcool e chato, os únicos que se salvam é Petra e o Caçador que dão um pouco de aventura à história. Aí temos uma “melação” entre um príncipe que acordou uma rainha adormecida Bela, mas não pensem que já temos o “felizes para sempre”, se é que teremos nesta história, pois tanto o Caçador quanto Petra sentem alguma coisa estranha no ar desde que Bela despertou juntamente com todo o reino.

Petra é esperta, direta, determinada e curiosa, tanto que sempre aparecia nas redondezas do castelo anteriormente adormecido e protegido por uma estranha e densa floresta. Atraída por um barulho, um lamento triste que vinha daquela região e a instigava, Petra não se importava com castelos e belas adormecidas, mas agora algo a intrigava ainda mais o que eram aqueles uivos que pareciam virem do nada, mas que de alguma forma se comunicava com ela?

No começo fica em dúvida em acompanhar o príncipe e o caçador e deixar a avó a mercê de lobos que sempre atacam os animais. Mas, a avó uma velhinha fofa além de lhe dá força para se aventurar, nos dá uma belíssima lição, vamos a ela:

“Não seja boba, querida. Não são só homens que precisam de aventuras, sabia? Todo mundo precisa encontrar seu próprio destino. E se há alguma coisa além daquele muro que está chamando por você, precisa descobrir o que é. As coisas são assim. P.37”

Temos um Caçador bem de nossos tempos que adora se relacionar com as mulheres, se é que me entendem, risos.  O que ele pensa?
“... seus namorados anteriores não o incomodavam, e não teria incomodado mesmo que ele a amasse. Ele não tinha tempo para esse tipo de preconceito. Isso não se encaixava em sua lógica interna e lhe parecia apenas pura estupidez.”
Para o Caçador somos todos animais e não tem razão de ser uma mulher se privar de prazer somente porque homens inseguros pensarão mal dela.

Homens aprendam com este Caçador fofo e com atitudes e convicção bem de nossos dias.
“A mulheres eram de longe o sexo mais sensual, mas a maioria dos homens não sabia como manter esses sentimentos vivos nelas. A maioria dos homens as fazia sentir vergonha de seus desejos, em vez de se deleitar com eles, e depois se perguntava por que as coisas murchavam e morriam entre o casal. Com ele não seria assim, se um dia achasse a garota de seus sonhos”. P.87

Este castelo que estava totalmente adormecido esconde segreeeedos! Preparem para encontrar algumas personagens um tanto quanto aterrorizantes urrrrr!!! O que se esconde atrás da bondade que faz o povo tanto amar determinada rainha? Será que existem pessoas 100% boas o tempo todo? Só lendo o livro para saber.

É interessante como outros contos são integrados de forma tão coesa à história, claro que com uma visão totalmente diferente, se preparem para se surpreender com questões de nosso tempo como dupla personalidade, crueldade, maldade, Existem personagens bastante sombrias, bruxas e princesas de contos diferentes se misturam à trama, em alguns momentos parece confuso, mas com o decorrer da leitura tudo fica compreensível, embora eu particularmente tenha achado algumas inserções desnecessárias e por vezes forçadas demais.

Em determinada parte do livro encontramos muita luxuria, uma coisa quase que Sodoma e Gomorra, mas que existe de forma mais manifesta em nossos dias, apesar disso concordo com a seguinte citação “...às vezes todo mundo precisa liberar a fera interior por algum tempo” p.156.

É fato que Sarah Pinborough é autora de livros de horror e trouxe temas bastante obscuros e alguns tabus em muitas culturas. Decididamente, em PODER ela traz um pouco de horror e algumas cenas de tirar o fôlego, apesar de ter amenizado a parte da orgia, a parte macabra é de revirar o estômago, pelo menos o meu. Para quem gosta do gênero é interessante.

No final do livro fiquei me questionando se o volume 3 PODER não deveria ser o volume 1, mas lendo a entrevista da autora que está no final do livro compreendi que esta trilogia pode ser lida iniciando por quaisquer dos três livros, pois apesar de ser parcialmente independente a trilogia forma um círculo.

Segundo a autora VENENO seria o livro II e FEITIÇO o I, mas para mim Poder deveria ser o livro I por trazer detalhes que tem sequencias nos livros seguintes, mas ouso inferir que muitos leitores abandonaria a leitura da trilogia se começassem por PODER pela monotonia inicial e por personagens não tão apaixonantes assim.

Apesar das minhas ressalvas, claro que indico o livro que fecha o ciclo e espero ler outras obras da autora que tem o dom da escrita envolvente, criativa e simples.


Beijos poderosos!
Tânia Bueno


Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Se eu já tinha curiosidade de ler essa trilogia agora preciso desse livro, fiquei tentado e curioso nas partes que você comenta a forma dela descrever cenas aterrorizantes. Sou fã desse tipo de leitura. Gostei dos quotes que você mescla com suas perguntas e opiniões.

    São poucas as vezes que resenhas me fazem querer um livro e essa foi uma delas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que você gostou Emmanuel, sinto-me lisonjeada por minha resenha ter tido participação na decisão de você ler esta trilogia. beijos.

      Excluir
  2. Bom dia Tania estpu tão curiosa com essa série e ainda não consegui ler nenhum livro , preciso urgente ler , ver nossos lindos contos de fada sobre outra visão tenho certeza que vou gostar ainda mais depois de sua resenha me empolguei mais ainda . Um lindo dia a você.

    Joyce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, você realmente gostará, aliás é muito bom reler os contos de fada, ainda que em outra versão. bjs

      Excluir
  3. Não sou fã de livros de horror. Acho que de todos os gêneros é o que menos me chama a atenção. Achei muito interessante essa ideia da trilogia em círculo, de poder começar a ler por qualquer um dos livros!
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, é só coisinha leve no último livro, mais especificamente uma única cena, nada que desabone o livro. bjs

      Excluir
  4. Se eu já era doida pra ler essa saga quando começaram a surgir as resenhas, agora que estou vendo OUAT minha vontade subiu a níveis alarmantes. rs! Meu dedo coçou pra comprar a trilogia na promoção do Submarino, mas eu resisti bravamente - e me arrependi. kkkkkkkk Mesmo sendo mais monótono, quero ler, qualquer releitura me interessa.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giu, você gostará da trilogia, a escrita da autora é um espetáculo! bjs

      Excluir
  5. Eu tinha curiosidade em ler essa série, mas acabei desanimando com vários comentários negativos, com a sua resenha pude perceber que esse livro não deve ser tão bom, uma pena, seria ótimo se a autora conseguisse melhorar os livros a cada novo volume, né? Enfim, gostei bastante da sua resenha e se eu tiver oportunidade darei uma chance para a autora ;)

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, eu amei os dois primeiros livros, para mim são maravilhosos, somente o terceiro tem momentos mais arrastado, mas mega vale a pena ler a trilogia, pode me acreditar. bjs

      Excluir
  6. Oi Tania, menina este livro na minha opinião foi o melhor dos dois ultimo, não sei, acho que a autora caprichou neste. Os assuntos que ela trouxe para o tema realmente são bem pesados, mas nada que deixe o povo de cabelo em pé. Mas a parte que amei de sua resenha é quando você diz para os homens aprenderem com o caçador, e cá entre nos, você tem toda razão: Este caçador sabe das coisas. hahahahahahaha
    Flor eu amei sua resenha, cheguei dar umas risadas aqui e os quotes que você colocou, estão maravilhosos.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  7. Aiiiiii amei!!! Vi essa capa já, mas sabe quando você passa por cima? Bom, sou fã de once upon a time, amo irmão grimm e sou fissurada em contos de fada. Então, acho que não tenho como não amar! Adorei as citações, me deixou ainda mais curiosa, adoro ter um pedacinho do livro. Uma pena que de primeiro momento ele não pegue tanto a atenção, e fique se arrastando... isso talvez me deixasse um pouco com o pé atrás, maaas visando que apesar dos contras a temática tem tudo a ver comigo, vou dar uma chance!

    ResponderExcluir
  8. Gente, que livro é esse? *o*

    Infelizmente perdi a oportunidade de adquirir minha trilogia por menos de 30 reais, mas em parte isso foi até bom. Consegui me controlar (estou com uma meta de não comprar livros até diminuir minha pilha de não lidos em 50%, haha). O livro parece ser envolvente, bem do estilo de literatura que gosto: misturando tabus, magias e coisas do gênero!

    Seguindo o blog :)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Tânia.
    Quando um livro se arrasta nas página iniciais é dose seguir adiante, eu muitas vezes perco o foco, mas é bem verdade que alguns livros até se salvaram...isso quando eu consigo seguir adiante rsrs.
    Mas já falei que não acompanho a série né, e devido a sua empolgação nos livros anteriores, até pretendo dar uma chance, mas não pela história em si, e sim pra conhecer a escrita da autora.
    Sabe que você não é a primeira pessoa a comentar sobre a ordem dessa trilogia, mas acredito que tenha sido essa a intenção da autora.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. A sua resenha me surpreendeu. Achei que essa série era mais superficial, mas me enganei.
    Foi bom saber melhor sobre a própria história e sobre a ordem em que os livros se encontram. Não sabia nada a respeito.
    Parabéns pela resenha! Adorei os quotes, principalmente o primeiro.

    Beijos,
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  11. Jura que você achou o início monótono? rs... Eu adorei Poder, principalmente pela autora ter usado muito mais contos de fadas para compor essa história. Não achei nada desnecessário e forçado não, gostei muito mesmo de ficar procurando os elementos dos contos tradicionais no livro! Agora, tudo que disse respeito à orgia e à parte macabra eu não curti não... mas no geral terminei a leitura gostando bastante da série, também pretendo ler mais obras da autora.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oie Tânia
    Acompanhei as suas resenhas da trilogia aqui é tenho vontade de ler, os dois livros você gostou e me animaram bastante, mas apesar de o terceiro ser um pouco monótono e com algumas ressalvas eu pretendo ler. Porque eu adoro releituras de contos de fadas e li ótimos comentários da série. As capas saga Encantadas são lindas.
    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Tania!
    Isso de começar a ler de qualquer livro da série é muito legal néh! Pena que achou monótono no começo, gosto quando o livro já começa superr. Eu quero ler essa série, amo releituras e acho que essa série é uma que ia me agradar!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Blog Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, me lembro que quando essa série lançou fiquei bem empolgada
    para ler, mas ai o tempo foi passando e não fui atrás de ler. Bem, alguns
    blogs falam bem dessa série outros nem tanto. Gostei das ressalvas que
    disse em resenha e preciso conferir logo esses livros. Espero me empolgar,
    e não achar os primeiros livros tão parado,
    bjs
    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Tania,

    tudo mundo fala desse caçador, quero um para mim! rsrsrsrs
    realmente já ouvi muias opiniões sobre a série, mas a maioria é positiva.
    Realmente eu gostaria de ler e resenhá-la, mas a única não me deixa lançando tanto livro bom! rsrsrsrsrsrs

    Beijos e adorei a resenha,

    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tania, thank you so much!
    Essa era a resenha que eu precisava para desistir da série. Sério, já me falaram que os livros iam melhorando. Mas parece eu não.
    Eu não curti nadinha o primeiro livro. ele foi chato e monótono.. me arrastei muito ao lê-lo.
    Já vou disponibilizar os livros para troca.

    Só mais um fator: o primeiro livro já me embrulhou o estomago com as cenas mais macabras. quero nem ler esse!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Olá Tânia!
    Já ouvi muita reclamação sobre esse livro. Dizem que não é muito bom. Mas tenho uma curiosidade enorme de ler esse livro apesar de tudo.
    Gostei da franqueza que falou do livro.
    Amei a sua resenha!
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu tinha vontade de ler essa trilogia, até que depois perdi totalmente o interesse com algumas resenha negativas. Mas a proposta do livro é bacana, se eu pudesse lia.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oieeee, eu já li o primeiro e o segundo livro, sou apaixonado pelas histórias e estou muito triste por este ser o último volume desta trilogia, adorei os outros dois livros e vou ler o terceiro que está aqui na minha estante em breve rsrs, adorei sua resenha, Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Olá Tânia, tudo bem?
    Confesso que estava morta de curiosidade em ler os três primeiros livros da série, mas o fato de nem a autora saber qual é a ordem das obras me deixou bem desanimada hahaha.

    Vou deixar passar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi Tânia
    Já tive a oportunidade de ler a trilogia e tenho que concordar que ele é meio parado, os outros são bem melhores.
    Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Autores Parceiros