A Princesa da Lapa - Danilo Barbosa

09 novembro 2016

Resenha por:  Tânia Bueno
Título:  A Princesa da Lapa
Autor(a):  Danilo Barbosa
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Romance fantasia, ficção
Páginas: 304
Compre e Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
Nota:

Sinopse: Há tempos, entre os postes brilhantes e solitários da Lapa, houve um castelo feito de amores e ilusões perdidas. Nele, entre cortinas e brocados, existiu uma bela mulher, prisioneira de sentimentos perdidos e marcada pelo desejo dos homens. Uma mulher inesquecível, que foi chamada e ovacionada como a Princesa da Lapa. Jonas é um jovem escritor capaz de escrever as mais belas histórias de amor, mas não de vivenciá-las. Por ter sido abandonado por aquela que considerava a mulher da sua vida, ele não acredita mais em finais felizes. Até que, em uma noite, uma misteriosa senhora o encontra, disposta a lhe contar a sua história... A partir do momento em que a fantástica personagem começa a se revelar ao cético criador de histórias, um novo conto de fadas se revela aos olhos dos leitores, mostrando um mundo de paixões vorazes, sensualidade, poderes supremos e a eterna luta do bem contra o mal. Sejam bem-vindos à incrível e instigante história daquela que ficou conhecida para sempre como A Princesa da Lapa.

Como começar uma resenha de um livro FANTÁSTICO em todos os sentidos? Um romance com muita fantasia e lições de vida? Uma história que traz uma Princesa e muitas histórias? Então, vamos de... era uma vez, claro!
Era uma vez um autor que tem o fantástico dom de escrever e encantar seus súditos leitores, sim ele mesmo Danilo Barbosa, que faz da escrita uma deliciosa aventura para si e para os leitores, falo por mim, mas tenho certeza que muitas muitas muitas pessoas concordam comigo e se você ainda não mergulhou no universo do Danilo Babosa, então comece por esta obra na qual você encontrará aventura, magia/fantasia, uma bruxa travestida, imaginários e realidade que se conectam e causam questionamentos do tipo: até onde vai a magia? Ela está presente em nossos dias? Espera, eu respondo: Sim a magia está presente em tudo e basta que você esteja sensível a ela, pense um pouco e me diga se não estou certa.

Um escritor desiludido Jonas que está decidido a não mais acreditar no amor, está sofrendo confuso, uma mulher com um passado a ser contado para então concluir sua missão: Larissa ou R ou A Princesa da Lapa. Ela precisa de um escritor, o melhor e este é Jonas que ao ouvir o relato da história ressignificará toda sua vida, suas escolhas e aprenderá que antes de amar outra pessoa, deve amar a si mesmo, precisa identificar o amor dentro de si e não no exterior que é volátil.

"Seriam as palavras capazes de ferir?
Antes de começar este relato, já lhes afirmo: sim, são. E muito mais do que pensamos.
Descobri que um simples balbuciar entredente, se pronunciado com as sílabas certas, é capaz de fazer sangrar nosso coração." pag. 13

"O pior de quando nos tornamos velhos não é a sensação das limitações do corpo ou o peso da solidão importa, já que muitos daqueles que amamos vão embora; o duro é quando percebemos que a vida está nos abandonando, pois passamos a nos tornar espaços vazios." pag 40

"A realidade nem sempre é boa. Por que acha que amo tanto a literatura? Porque em cada livro que leio posso amar e ser retribuída na mesma medida. Não tenho de lidar com a realidade das falsas aparências ou palavras vazias..." pag 54
" Todo livro deve ser tocado, folheado e acariciado, como um amante. Pensando bem, tem como definir melhor uma obra?
Ele se abre para você, permite que o toque, o devore, aspire os seus aromas mais secretos e, como recompensa, o leva a lugares inimagináveis..." pag. 58 
A PRINCESA DA LAPA traz a história de uma mulher que foi abandona ainda bebê na casa, ou melhor, no palácio de prostituição mais famoso do Rio de Janeiro, cresceu sem nome, amada e adorada por todas as meninas trabalhadoras da casa que cada uma de acordo com seus países de origem davam-lhe apelidos carinhosos diversos, contavam-lhe histórias de princesas e príncipes e castelos. Assim ela cresceu achando que era amada por todos e que aquele local era realmente seu castelo, cuja dona Mama Mercedes assumia o papel de mãe de todas e tinha o controle da liberdade ou a falta dela de todas as meninas. R na adolescência descobriu duramente a verdade que se escondia por trás de tudo e a decepção de descobrir a maldade nas pessoas que mais amava, a violência presenciada ao ver uma pessoa muito querida ter a vida ceifada pelo simples fato de ter descoberto o amor e desejar vive-lo, mas este sentimento era algo proibido para Mama Mercedes que é um misto de bem feitora e bruxa que não aceita ser contrariada, sente-se a dona de todas e de tudo.

Assim, aos 14 anos R, a nossa Princesa da Lapa descobre que amar traz morte e nega toda possibilidade de viver este tipo de sentimento, uma grande transformação acontece que atrai para si a atenção e o desejo de todos os homens que a contemplam, decide então seguir a vida que as meninas levavam e aquela que a criou a aceita como a menina que mais dinheiro traz para a casa e desde então R é proibida de colocar os pés na rua. 

Ah! Esqueci de dizer por que ela se chama R. Como não tem nome ela preferiu ser tratada apenas por R, já que se identificou com a história da Rapunzel por causa de seu cabelos longos e R tinha cabelos muito muito longos e indomáveis e com muito poder, se é que me entende. Mais tarde sua fama corre entre os poderosos políticos e ricos do Rio de Janeiro e ela fica conhecida como a Princesa da Lapa, título dado pela Mama Mercedes. No Palácio é adorada por algumas meninas e odiava por Mariana, uma mulher mesquinha e invejosa que deseja ter a atenção que é dada à Princesa da Lapa.

Para conhecer a história que está dividida em cenas como se fossem atos de uma ópera, aliás, a obra traz a tragédia e é uma ode ao amor e sua real descoberta que pode causar dor e sofrimento para vivê-lo intensamente.  O autor Danilo Barbosa foi um verdadeiro poeta nesta obra que é ao mesmo tempo intensa, dura em muitos momentos, mas cheia de ensinamentos e traz a dualidade de tudo, afinal o que seria da vida sem o bem e o mal que travam batalhas o tempo inteiro e no fim nos tornam pessoas melhores, claro que isso dependerá das escolhas que fazemos.

É incrível como o Danilo captou nesta obra a essência, a beleza, a força da mulher muitas vezes considerada frágil, mas é mesmo é forte por natureza, é escuro e claro, dia e noite, calmaria e tempestade e em todos os momentos é possível sempre se descobrir mais forte do que se imagina. A conquista da liberdade implica, muitas vezes, em algum tipo de dor compensada pelo que se viverá à frente.

Então, você está mais que convidado(a) a mergulhar na Lapa do Rio de Janeiro, na Lapa dos bordéis, dos poetas, do final da ditadura e viver esta trama com ambientações descritas de forma maravilhosa, com todos os personagens magistralmente construídos por Danilo Barbosa que sempre consegue me surpreender positivamente e desejar que ele produza cada vez mais peças como esta.

Quero ressaltar que não é um romance erótico e sim uma fantasia que nos ajuda a sair no mundo cheio de concretude e mergulhar algo totalmente diferente e mágico.


O criador:

Danilo Barbosa foi eleito autor revelação de 2015 por um dos blogs literários mais influentes do país após a publicação do seu primeiro romance Arma de Vingança, pela editora Universo dos Livros, recebendo, inclusive, uma extensa resenha no conceituado jornal inglês The Guardian. Este livro e os contos que publicou no seu ano de estreia como autor entraram na lista de e-books mais vendidos de acordo com a Revista Veja e, em pouco tempo de carreira, ele já conquistou uma legião de fãs, sendo um dos autores mais comentados em redes sociais.



"Em todas as lendas e fábulas que nos circundam, há um sutil toque ou detalhe de verdade, para que a realidade sobre os enigmas do mundo perdure através dos séculos." pag. 250

Beijos mágicos e com muita fantasia!
Tânia Bueno


Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Oi, Tania!

    Já tinha ouvido falar sobre esse livro. li algumas resenhas e a premissa me interessou bastante que já o adicionei à minha lista. A capa tá linda também. Um gênero que descobri ser apaixonada recentemente. Amei sua resenha, parabéns!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tania!
    Uau esse parece ser um livro incrível mesmo! Dá para sentir na resenha o quanto você gostou da leitura. A história parece realmente muito envolvente... acho que já tinha ouvido falar desse livro, mas minha memória é terrível então... vou procurar ler mais algumas resenhas e colocar na minha lista tb!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Tânia. Muito feliz que tenha gostado!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Já li umas 3 resenhas desse livro e a cada vez estou mais curiosa para ler o livro. A premissa é muuuuito boa e mds esses quotes é maravilhosos.
    O nome dela R me fez lembrar do meu namorado é um zumbi que também chamava R kkkkkkkk
    Adorei sua resenha, muito bem estruturada, e espero ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Leia sim você vai gostar e aproveite para ler Arma de Vingança é fantástico.

      Excluir
  5. Olá! Primeiro, a capa é linda demais! E tem bruxa, é fantasia, já chama minha atenção! Gostei bastante da premissa, parece ser uma história bem envolvente e empolgante. beijos!

    ResponderExcluir
  6. Menina do céu! Vc nem precisava falar que gostou pq eu já me encantei pela sinopse.
    Como faço para adquirir um exemplar? Quero me dar de presente de aniversário. 😱

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcinha, tem em todas as livrarias. Tenho certeza que você vai adorar.

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Que livro incrível! Ainda não conhecia, mas achei a premissa muito interessante e original, e ver o quanto você adorou o livro conseguiu me deixar ainda mais curiosa para ler. Não sou muito fã de fantasia/magia e coisas do tipo, mas acho que vou abrir uma exceção...haha'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dryh, abra exceção, pois não é uma fantasia como conhecemos. Vale a pena o investimento. bjs

      Excluir
  8. Olá, Tânia.
    Cada vez mais aumenta a minha vontade de ler o que o Danilo escreve. Só vejo elogios por aí.
    Me parece ser uma história intrigante já desde começo. Quem, em sã consciência, abandona uma criança em uma casa de prostituição? Mas o bom é que a criança foi tratada e criada bem, mas chega uma hora que ela começa ter consciência das coisas que acontecem ao seu redor e modo como reage a essas coisas é totalmente compreensível.
    Abraços.

    Papel, palavra, coração

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Danilo é maravilhoso! Eu li Arma de Vingança e as mulheres que ele retratam são assim mesmo, fortes e decididas. Esse ainda não li, mas já estou namorando essa obra desde já!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Estou louca pra ler esse livro. Vejo muitas críticas positivas sobre ele e essa capa é capaz de conquistar qualquer pessoa! Assim que tiver um dinheiro sobrando eu vou comprar pra ler. Adorei sua resenha, ela só aumentou a minha vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Tânia.
    Achei interessante a ambientação e contexto da obra. O Rio daquela época. Nunca li nada parecido... O problema é que não sou muito fã de fantasia, então sempre fico com o pé atrás quando o gênero é esse hahaha. Mas, caso decida arriscar um dia, já tenho sua dica anotada :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  12. Tania, eu jurava que seria erótico! Sério, agora que surpreendi, esta é a primeira resenha que leio sobre Princesa da Lapa e adorei, eu estava louca para conhecer o enredo, confesso que não leio sinopses, então prefiro mais ler a opinião de outro colega para saber se o livro será do meu agrado e gostei do que encontrei em sua crítica, o Danilo é um autor muito talentoso e super elogiado e fiquei super curiosa para conhecer mais de Princesa da Lapa, pelo que você descreveu, acredito que vou me envolver bastante com a trama!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  13. Uma historia que me chamou atenção, adorei o post

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei saber suas impressões sobre o livro e fiquei com muita vontade de ler. espero conseguir ler em breve.
    um beijo e dica anotada ♥

    ResponderExcluir
  15. OIii!!

    Danilo é o autor nacional mais sensacional que eu já vi! Ele escreve maravilhosamente bem e é impossivel não amar suas personagens! Ainda não consegui ler esse livro, mas o farei em breve! A sua resenha está ótima, muito bem escrita e detalhada!
    Quando terminar o meu, eu vou te chamar para conversamos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Tânia!
    Sua resenha demonstra tanto amor e carinho pela obra que fiquei sem ar e mega necessitada de ler hahhahaha amei a premissa é a resenha, só posso desejar conseguir ter a mesma viagem encantadora que vc durante a leitura!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Oi Tânia!
    Fiquei encantada com sua resenha, e sinceramente, não vejo como não se encantar. Esse história é fantástica e envolvente, e fiquei mega curiosa para ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Tania!

    Eu adorei sua resenha. Já li vários comentários e resenhas positivas sobre esse livro e realmente não tem como não ficar encantada com a história. Estou desejando conhecer a escrita do Danilo e espero que seja neste livro. Adicionei na lista de desejados.Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir

Autores Parceiros