Resenha: De mal a pior - Simon James Green

20 março 2018

Resenha por: Tânia Bueno
Título: De mal a pior
Autor(a): Simon James Green
Editora: Hoo Editora
Gênero: YA, YA-Lit, LGBT
Páginas: 320
Compre e Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
Nota:

Sinopse: Pobre Noah Grimes! Seu pai desapareceu há anos, o tributo de homenagem à Beyoncé de sua mãe é um embaraço inaceitável e sua amada avó já não é ela mesma. Ele só tem um amigo, o Harry, e a escola é... bem, é um INFERNO. Por que Noah não pode ser normal, como todos os outros na escola? Talvez, se ele conseguisse namorar com alguém - a perfeita e encantadora Sophie -, ele seria um garoto mais "aceitável"? Mas os planos de Noah desmoronam quando Harry o beija em uma festa. É aí que as coisas vão de ruim a um absoluto caos. Se você acha que sua vida é difícil, definitivamente você deveria conhecer o dia a dia do Noah, mas não esqueça de cercar-se de amuletos para espantar a má sorte.

Um livro delicioso de ler que mostra o dilema de um garoto de 15 anos que acredita que quando tudo poderia dar errado, dá mais errado ainda, Noah é o típico Geek que sofre bullying de praticamente toda a escola, mas tem um melhor amigo Harry que tem certeza de sua sexualidade e resolve se assumir com todos os riscos de rejeição, mas ele tem um amor secreto.  Noah tem ainda a amiga Sophie por quem acredita ter certa atração, mas antes mesmo de conseguir definir o que sente por ela, esta muda de cidade para morar com a mãe. 
Pensa em um garoto inocente, pensou? Ele é ainda mais e está sempre envolvido em situações totalmente inusitadas chega a ser engraçado.

“As coisas nunca dariam certo para ele como davam para outras pessoas. Ele sempre estaria  no lugar errado e na hora errada, usando as roupas erradas, dizendo a coisa errada. Ele seria sempre o geek baixinho esquisito do canto da festa. Correção: longe da festa.” (p. 41)


O pai de Noah abandonou a família há seis anos e ninguém sabe dele exceto a mãe do garoto que se recusa a falar sobre o marido sumido e diz para o filho desde sempre que o pai morreu. Temos uma avó deliciosa e com um pouco de demência senil, sabe aquelas senhorinhas à frente do seu tempo que enxerga tudo que você não vê, pois bem, esta é a avó fofa que está sempre arquitetando um plano de fuga da casa de repouso onde vive e sempre recebe a visita do neto Noah que é um fã dela, mas sempre que Noah chega ela o confunde com o filho desnaturado e desaparecido George.

Vovó sabe tudo, olhe isso:
“Gay, hetero... dá tudo na mesma. Beije qem quiser, é só o que eu digo. Você não escolhe quem ama.  Você deveria ter a mente mais aberta.” (p.137)

O livro é ambientado na pequena cidade inglesa Little Fobbing onde o que conta é a aparência e muitas pessoas se incomodam com o que dizem sobre elas, mas se tem uma pessoa que foge a isso é Harry, ele é simplesmente corajoso, defende seu ponto de vista, não se deixa ser chantageado e tenta ao máximo proteger os que amam.

Uma leitura deliciosa para todos e todas as que precisam aprender e as que acreditam em todas as formas de amar independente do gênero. O autor mostra questões ligadas à descoberta da sexualidade e as dúvidas que algumas pessoas têm sobre ser hetero ou gay e este dilema permeia a obra com algumas pessoas que se assumem e outras que vão descobrindo bem de mansinho que o importante mesmo é ser quem é independente do que os outros vão pensar, a tônica é seja feliz como você é.

Vovó sabe tudo again:
“Se você não se importar, ninguém mais se importará; dê importância a algo e isso chamará imediatamente a atenção de todos.”

Vovó, em a cereja do bolo, concordam comigo?
“Tente não rotular. Nem tente entender o que é. Apenas viva o momento. E lembre-se de que nada é para sempre. E outros momentos virão. E, às vezes, eles serão ainda melhores. Às vezes serão piores. Mas não pense demais nisso. As pessoas adoram falar dos outros, mas pergunte a si mesmo: diante de tudo que acontece no mundo, diante da total insignificância de nossas vidinhas neste universo enorme, quem se importa com o que os outros falam?” (p.138)

O importante nessa vida é deixar as pessoas viverem suas histórias, respeitá-las e amá-las incondicionalmente sem julgá-las. Fico me perguntando o porquê de muitas pessoas se incomodarem tanto com a vida dos outros e não com as suas. Com o que acontece na casa do vizinho e não com a sua... pura hipocrisia e preconceito e isso definitivamente me cansa.

Leia este livro que tem uma capa absolutamente divina e em total ressonância com a trama, sem falar na diagramação que está top. Divirta-se, tire lições e conclusões para sua vida, porque o Noah neste momento não está nem aí para a opinião dos outros... adoooorei! Hahahaha Aliás, o final é lindo e totalmente dentro do contexto.

É isso.

Beijos divertidos!
Tânia Bueno

Vamos conhecer Autor:


Simon James Green cresceu em uma cidadezinha em Lincolnshire, teve uma educação inglesa clássica, cheia de humilhações variadas, aulas brutais e Educação Física. 

Ele estudou direito na Queens' College, em Cambridge, mas desistiu da carreira de advogado e foi para Londres, onde depois de se esforçar muito, muito mesmo, conseguiu escrever De mal a pior. Seu livro de estreia já teve os direitos vendidos para vários países e será adaptado pela Urban Myth Films para a TV.



Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Não conhecia o livro, e apesar de não ter despertado meu interesse imediato para uma leitura, gostei da reflexão que ele trás em seu enredo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas adorei o que apresentou na resenha, ainda mais com o tema abordado no livro sendo tratado de forma tão pura, como realmente é. Já gostei do Harry e da avó de Noah, parece uma trama divertida e reflexiva, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Tania, eu amei a estória, não conhecia o livro nem o autor, mas foi amor a primeira resenha.
    Acho que será uma leitura bem divertida, apesar dos drama da idade de 15 anos.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Esse livro me lembrou aquele velho clichê juvenil, na qual nossa fase de humilhações começa no ensino médio, onde somos adolescentes e todo acha natural se encaixar em algum grupinho mesmo que isso seja anular sua personalidade e gosto disso, porque a vida é um clichê constante e somente nossa forma de mostrar sentimentos e se relacionar com o mundo é o que nos faz original.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu achei as citações muito boas. O livro parece muito amorzinho, estou com vontade de ler.

    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tânia. Eu não conhecia o livro e achei a premissa muito interessante, acho muito bom que os livros venham falando sobre o assunto cada vez mais e gostei de ver a tua resenha sobre esse.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas adorei a forma como foi desenvolvido e sobre a importância de trazer reflexões, ressaltar a importância de valores e respeito ao próximo.
    Fiquei com vontade de conhecer a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. OIii!!

    Eu ainda não li essa obra, na verdade eu solicitei pela capa e não sabia muito bem o que encontrar. Gostei muuuito de ler sua resenha, pois pude perceber que fiz a escolha certa! Principalmente pelos quotes escolhidos! Gosto de livros que nos faz pensar e refletir. Ótima resenha - como sempre.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas discussões nas histórias que leio. E não conhecia este livro. Já fiquei com vontade de iniciar a leitura rs

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Também não conhecia o livro, mas gostei muito da história e de seus comentários. Fiquei cativado pelos personagens e acho que deve ser um livro que passa muitas lições ao leitor.
    Espero que eu possa ter contato com o livro em breve.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Que livro fofinho, adoro quando a temática é tratada assim, como descoberta mesmo, porque a sociedade é tão severa numa educação hétero normativa que fica difícil explorar as possibilidades do corpo.

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Não conhecia o livro e a avó do Noah já me conquistou com suas frases de incentivo!!!
    Adorei a sua resenha e já coloquei o livro na minha lista de leitura.
    Bjks!!
    www.garotasdevorandolivros.com

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Não conhecia o livro, achei a capa muito fofa.
    Achei a premissa bem interessante, o livro parece ser bem fluido e rápido de ler.
    ótima resenha.

    ResponderExcluir
  14. Oi Tânia! Saudades de você!

    Não sabia nada sobre esse livro, mas adorei! Essa vovó realmente sabe tudo e provavelmente será minha personagem preferida quando eu tiver a oportunidade de ler. Fico louca com isso das pessoas quererem cuidar da vida dos outros, acho que vou adorar a leitura. E a capa é mesmo linda! *-*

    ResponderExcluir

Autores Parceiros