Visita ao MASP - Exposição Histórias Afro-Atlânticas

09 setembro 2018

Olá meu povo e minha pova, saudade!!!! 

Hoje trago uma novidade, atrasada, mas não deixa de ser novidade. Neste cantinho amado criei o COLUNAS e nelas vocês encontrarão DESCOBERTAS E AVENTURAS, PONTOS DE VISTA e EXTRAS.

Tenho prazer de compartilhar agora dentro de DESCOBERTAS E AVENTURAS a visita que fiz no final de agosto ao MASP – Museu de Arte de São Paulo e a descoberta foi passear pelo universo da Exposição HISTÓRIAS AFRO-ATLÂNTICAS que poderá ser visitada até 26/10/2018. Na ocasião da visita eu estava em companhia da amiga querida Ana Zuki e da sua linda e divertida filha Rafaela, aliás, a Rafa é aquela garota fantástica que se diverte com tudo e topou as minhas loucas descobertas.

Vamos lá, eu amei a ida ao MASP, pois fazia muito tempo que eu não o visitava e a exposição HISTÓRIAS AFRO-ATLÂNTICA é de uma riqueza impressionante, tem o belo nas pinturas, nas gravuras e em tantas outras formas de expressão. Aí você pode me questionar com relação a pagar a entrada, não é assim um preço tão acessível se considerarmos a renda da maior parte da população, R$ 35,00 inteira e meia 17,50. Maaaas tem dois dias na semana que a entrada é totalmente gratuita. Sim, você pode entrar sem pagar nada e desvendar o MASP e suas exposições toda terça e quarta feira, pelo menos foi esta a informação que a funcionária do caixa me passou.

Além da exposição tem uma mostra de arte permanente que também é legal visitar.

Abaixo está o texto que consta na abertura da Exposição e algumas fotos que fiz.
Histórias afro-atlânticas apresenta uma seleção de 450 trabalhos de 214 artistas, do século 16 ao 21, em torno dos “fluxos e refluxos” entre a África, as Américas, o Caribe, e também a Europa, para usar a famosa expressão do etnólogo, fotógrafo e babalaô franco-baiano Pierre Verger.
O Brasil é um território central nas histórias afro-atlânticas, pois recebeu aproximadamente 46% dos cerca de 11 milhões de africanos e africanas que desembarcaram compulsoriamente neste lado do Atlântico, ao longo de mais de 300 anos. Também foi o último país a abolir a escravidão mercantil com a Lei Áurea de 1888, que perversamente não previu um projeto de integração social, perpetuando até hoje desigualdades econômicas, políticas e raciais. Por outro lado, o protagonismo brasileiro nessas histórias fez com que aqui se desenvolvesse uma rica e profunda presença das culturas africanas.

Histórias afro-atlânticas parte do desejo e da necessidade de traçar paralelos, fricções e diálogos entre as culturas visuais dos territórios afro-atlânticos—suas vivências, criações, cultos e filosofias. O Atlântico Negro, na expressão de Paul Gilroy, é uma geografia sem fronteiras precisas, um campo fluído, em que experiências africanas invadem e ocupam outras nações, territórios e culturas.
É importante levar em conta a noção plural e polifônica de “histórias”; esse  termo que em português (diferentemente do inglês) abrange tanto a ficção como a não ficção, as narrativas pessoais, políticas, econômicas, culturais e mitológicas. Nossas histórias possuem uma qualidade processual, aberta e especulativa, em oposição ao caráter mais monolítico e definitivo das narrativas tradicionais. Nesse sentido, a exposição não se propõe a esgotar um assunto tão extenso e complexo, mas antes a incitar novos debates e questionamentos, para que as histórias afro-atlânticas sejam reconsideradas, revistas e reescritas.
A exposição não segue um ordenamento cronológico ou geográfico, sendo dividida em oito núcleos temáticos que tencionam diferentes temporalidades, territórios e suportes, nas duas instituições que coorganizam o projeto. No MASP: MAPAS E MARGENS, COTIDIANOS, RITOS E RITMOS e RETRATOS (no primeiro andar), MODERNISMOS AFRO-ATLÂNTICOS (no primeiro subsolo) e ROTAS E TRANSES: ÁFRICAS, JAMAICA E BAHIA (no segundo subsolo). No Instituto Tomie Ohtake: EMANCIPAÇÕES e RESISTÊNCIAS E ATIVISMOS.
No MASP, a mostra contextualiza-se dentro de um ano de exposições, palestras, cursos, oficinas, publicações e programações de filmes em torno das histórias afro-atlânticas. O programa iniciou-se com as individuais de Maria Auxiliadora, Aleijadinho e Emanoel Araujo e se completará com as de Melvin Edwards, Sonia Gomes, Rubem Valentim, Lucia Laguna e Pedro Figari. Parte fundamental desse projeto é a Antologia que reúne em livro textos de 44 autores, resultado de dois seminários internacionais realizados em 2016 e 2017. Desse modo, o museu se transforma, ele mesmo, em uma plataforma múltipla e diversa, plural e polifônica.
Histórias afro-atlânticas tem curadoria de Adriano Pedrosa, Ayrson Heráclito, Hélio Menezes, Lilia Moritz Schwarcz e Tomás Toledo. O escritório de arquitetura METRO Arquitetos Associados assina a expografia da mostra.
 

O bronze é nobre, monumental, de grande força histórica e requer muita habilidade para ser bem trabalhado. Apesar disso, o material desafiador é utilizado por um jovem artista brasileiro em ascensão. A arte de Flávio Cerqueira transforma o bronze bruto em seis esculturas inéditas, apresentadas em sua exposição Se Precisar, Conto Outra Vez, na Casa Triângulo.

Nela, Cerqueira coloca como tema central o olhar eurocentrista da História brasileira, em sua ausência de representação das culturas ancestrais. Como o artista explica em entrevista à seLecT, a mostra “sugere a criação de uma nova narrativa para a história de nosso país”.

Segundo Cerqueira, seu trabalho como um todo parte de suas experiências pessoais e inquietações. Porém, essa mostra foca na existência de várias versões sobre a História do Brasil e nos mitos, heróis e mudanças de papéis. “Vejo que devemos reconsiderar alguns termos que são usados para contar nossa história’’, reflete o artista paulistano.

“Cada trabalho dentro da exposição atua como pequenos contos que se relacionam no percurso”, explica Cerqueira. Além disso, os títulos das obras, assim como o da mostra, partem do discurso coloquial e conversam com o espetador diretamente. A peça Eu te Disse…, por exemplo, adverte sobre a avalanche de informações presente no mundo moderno.

Amnésia é uma escultura que exemplifica o branqueamento das memórias brasileiras ao mostrar um menino negro jogando em sua própria cabeça uma lata de tinta branca.




Em cada obra está um relato sobre a mesma e seu autor, isso é muito bacana porque nos situa sobre a época. Nesta obra temos o jovem Francis Barber (1742-1801) Nascido  como escravizado na Jamaica, porém liberto por seu senhor Samuel Johnson que o teria nomeado como seu herdeiro.




Artista: Albert Eckhout 
Título: Mulher Africana (Negra) 
Técnica: Óleo sobre tela 
Ano: 1641 

A Negra ou A Mulher Negra, é uma pintura de autoria de Albert Eckhout, produzida em 1641 no período de sua estadia no Brasil a serviço de Maurício de Nassau (1641- 1644), governador do Brasil holandês que posteriormente doou a tela ao Rei Frederico III da Dinamarca em 1654. Atualmente, a pintura pertencente ao acervo do Museu Nacional da Dinamarca em Copenhague. Ela faz parte de um conjunto de oito obras que representam as faces documentais e etnográficas da pintura de Eckhout. As telas, Homem Negro (1641), Mulher Negra (1641), Homem Mulato, Mulher Mameluca (1641), Homem Tapuia (1643), Mulher Tapuia (1641), Homem Tupi (1643) e Mulher Tupi (1641), revelam o mapeamento do pintor sobre as tipologias étnicas, botânicas e geográficas, na medida em que esses três repertórios são abarcados nessas representações.

Há muitas discussões em torno do local de confecção dessa tela, cogita-se que o pintor possa tê-la produzido em uma de suas expedições a Gana (1637) e a Angola (1641), no entanto, ao atentarmos para complexidade dos componentes da obra é possível observar que essa entrelaça os estudos feitos nessas viagens aos realizados em território brasileiro, ou seja, a representação feita por Eckhout extrapola a dimensão documental, e realística, e assume uma complexidade narrativa que entrelaça os estudos etnográficos feitos do Novo Mundo ao imaginário europeu. Ainda no que toca a discussão em torno da produção dessa tela em território brasileiro, no documento de doação da coleção etnográfica de Eckhout ao Rei Frederik III, Maurício de Nassau certifica a confecção dessas obras no Brasil

A mulher é representada de forma clássica, seu corpo é marcado pelo detalhamento dos músculos tensionados, e sua posição imponente, são elementos que além dos adornos, como o conjunto de colar e brincos de pérolas, reiteram o tom europeu dado por Eckhout a essa pintura. O colar de pérola, a bijuteria, a pulseira de ouro, o cachimbo na cintura, e o chapéu em formato cônico, formado por penas de pavão, são objetos que levam o observador a inferir que essa mulher não é escrava, no entanto, o fato dela e da criança estarem descalços denota essa condição, gerando uma antítese que aponta para o caráter irreal e alegórico desse personagem, em que não é possível distinguir seu status social. Além dos adereços, a mulher segura uma cesta com frutas tropicais, na altura de sua cabeça, que remete através dos adornos geométricos a uma cerâmica indígena.


A artista Loïs Mailou Jonespega referências egípcias para compor Egyptian Heritage (Legado Egípcio), uma tela forte que coloca Cleópatra e outras duas mulheres negras na posição central, sendo que uma delas pode ser a própria artista, que olha diretamente para o espectador. É também uma maneira de lembrar que os povos egípcios foram igualmente embranqueados por livros, filmes e demais representações.
Li que Loïs Mailou Jones,uma mulher negra e empoderada, foi muito mais que pintora, foi professora, ilustradora de livros e designer de estampas. Nascida em Boston, Massachusetts, em 1905, cursou aulas de desenho na Boston Museum School of Fine Arts durante seis anos até 1927, quando se formou e ganhou também o diploma de professora. Sua trajetória também passou pela Escola de Design de Boston e pelas célebres Harvard University e Columbia University.


Esta foi somente uma parte da visita ao MASP e aí gostaram? Quando tiverem um oportunidade vá visitar o MASP e outros museus aqui de São Paulo, para mim cada visita é uma aventura cheia de novas descobertas e reflexões.

Beijos
Tânia Bueno












Comente com o Facebook:

28 comentários:

  1. Ah, pena que eu more tão longe do Museu de Arte de São Paulo... Pelos seus comentários o passeio deve ter sido muito interessante e divertido, e concordo com você sobre o valor da entrada, é bastante acessível...
    Abraços, amei a coluna DESCOBERTAS E AVENTURAS!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Que exposição rica! E necessária! Parece que a cultura negra é muito pouco vista, e uma ala assim, onde é mostrada sobre vários aspectos é tão bonito! E triste, porque em sua maioria é sobre a escravidão também! Mas observando a arte, dá pra se encantar vendo telas tão lindas, e essa escultura feita de bronze, que o menino parece querer se pintar de branco, mais uma tristeza.. Enfim, agradeço as fotos e um pouquinho do que trouxe, tenho fé que um dia visito o MASP! Obrigada!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá Tânia, tudo bem?
    Embora eu seja do Pará, amo São Paulo, e quando tenho oportunidade sempre vou ao MASP, é tão inspirador ver as obras expostas, ver o talento e a criatividade dos artistas. Adorei o tema da exposição, porque o povo afro sofreu bastante no periogo de chegada. As esculturas são perfeitas, é o quadro da Mailou, ficou incrível, eu adoro história egípcia.. parabéns, adorei poder visitar junto com você a expisexpo.
    Bjs
    Sue *https://culturapocket.blogspot.com/*

    ResponderExcluir
  4. eu amo o MASP e sempre que posso estou por lá para apreciar as exposições. Esta eu ainda não consegui conferir de perto, mas tenho acompanhado fotos nas redes sociais e textos sobre. Inclusive, a obra A mulher negra" já foi tema de um trabalho que precisei fazer há alguns anos atrás.
    Amei ler a sua experiência até o museu <3 Quero mais posts assim

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. oi Tania.

    Realmente é uma novidade, porque eu não sabia dessa exposição e pela sua postagem mostra como ela é uma riqueza impressionante. Foquei com muita vontade de visitá-la.Tomara que ela venha aqui em Minas porque assim posso tentar visitá-la. Parabéns pela postagem. Eu amei!

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Sinto muita vontade de visitar lugares assim, acho incrivel esse tipo de exposição. Mas um dia vou conhecer todos esses lugares.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Tânia tudo bem? Que riqueza de fotos e de história você nos trouxe, sendo sincera não sabia desse acervo lindo que tem no Masp, são informações muito importantes para nós, saber um pouco mais da história Brasileira. E vale a pena ressaltar que tem dias com entrada gratuita para quem quiser ir visitar. Parabéns pelo seu post vou repassa-lo para algumas amigas que assim como eu são doidas por informação, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Tânia, que post mais agregador, cheio de história boa! Eu queria muito ter ido ao MASP quando fui pra Bienal, mas infelizmente não deu tempo, essa exposição em especial me enche os olhos porque ela é extremamente representativa e real. Muito bacana da sua parte fazer um post dedicado a ela.

    ResponderExcluir
  9. quero muito fazer um tour em SP
    sem duvida tem muito o que aprender ali, e tenho muita vontade de conhecer o masp
    pretendo ir ano que vem

    ResponderExcluir
  10. Oiiii Tânia

    Essa apresentação completa sobre a obra e tb seu autor é muito bacana, porque a gente não vê simplesmente o trabalho exposto, mas tb aprende mais sobre aquele artista, sobre o contexto que ele vivia quando fez aquele trabalho, muito legal.
    Nunca visitei o Museu de SP, é longe pra mim, muitooooo longe, mas quem vive por aí em SP deveria conferir e aproveitar essa e tantas outras opções legais que a cidade oferece. Ah eu queria tanto visitar o Museu do Ipiranga, la do Imperador, dizem que é bem legal tb. Enfim, adorei essa coluna, conhecer um pouco mais dos eventos culturais da sua cidade.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Que show essa nova coluna, já estou amando. Não sabia desta exposição ainda, mas pelo o que tu disse e pelas fotos parece ser absolutamente incrível e super acrescentadora. Adorei a postagem!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Oi Tânia, tudo bem? Eu amei conhecer um pouco mais sobre o seu passeio ao MASP principalmente, porque eu amo ficar olhando fotos de museus, objeto antigos, etc. Infelizmente, eu nunca tive oportunidade de visitar um museu, fico muito triste por isso, mas pretendo mudar essa situação em breve. Eu não sou contra pagar entrada para visitar o museu, até acho que é muito valido porque lá, estão guardadas informações importantes sobre a nossa cultura que precisam ser preservadas, para isso precisa-se de dinheiro.

    Eu adorei a sua visita, fiquei muito triste por não morar próximo de SP para conseguir fazer uma visita mas, todas as informações que você deu foram muito importantes para mim, gostaria muito que aqui em MT tivesse um museu voltado para a cultura e histórias afro-atlânticas.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  13. Oi Tânia,
    Que exposição bacana, esses eventos culturais me fazem falta aqui em SC, eles e outras coisas que tem de monte em SP. Adorei o post, matar a saudade dos eventos culturais.

    \beijokas

    ResponderExcluir
  14. Oi Tânia,
    Morei em São Paulo por 23 anos e, infelizmente, visitei o MASP apenas uma vez na vida. Não me recordo a exposição, só que foi uma aventura e tanto. Acho legal o que fazem de ter dois dias gratuitos, torna o lugar acessível para todos.
    Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a exposição e fiquei muito contente por ser uma homenagem à história afro. As obras parecem ser belíssimas e é uma exposição que gostaria de ver, sem dúvidas.
    Adoraria ver outros posts com a mesma temática por aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amei a coluna e todo o post. Foi muito bom conhecer a exposição atrás do seu post. Tudo parece ter sido muito especial para você. Fiquei com muita vontade de ir ao museu e conhecer de perto as peças que você nos mostrou.

    ResponderExcluir
  16. Estive em São Paulo mês passado e não deu para ir ao Masp, infelizmente, pois seria ótimo. Eu confesso que tem muito tempo que eu não vou a uma exposição, e eu gostei de conferir essa, por mais exposições assim não é mesmo? Parabéns pelas fotos estão bem legais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Essa exposição no Masp deve ser demais, já visitei o Museu uma vez e é maravilhoso.
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Falam maravilhas sobre esse museu, infelizmente não moro em SP. Confesso que visitar museus não é um dos meus passatempos, no entanto é sempre excelente adquirir sabedoria e que lugar poderia ser melhor pra isso do que um museu né.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Visitas as Museus são coisas de praxe na minha vida, afinal esse ar histórico sempre teve uma veia forte na minha vida, mesmo não trabalhando ou sendo próxima da área. Infelizmente ainda não tive oportunidade de visitar o MASP, sou de outro estado, mas assim que houver oportunidade de ir à SP estarei batendo na porta haha Adorei as suas fotos e me senti um pouco imerso no local.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Tânia!
    Eu adoro ir a museus, sempre que posso eu vou a algum aqui no Rio, meu preferido é o MAC - Museu de Arte Contemporânea, ele tem um designer encantador, uma bela vista e está sempre com ótimas exposições. Eu gostei bastante do seu post, achei muito bom poder ver um blog literário falando sobre museu e incentivando as pessoas a irem também. Adorei conhecer um pouco sobre o que rolou no MASP, eu tenho a maior vontade de conhecer, mas a única vez que fui a SP foi a trabalho e não tive tempo para passeio. Espero ter a oportunidade de visitá-lo.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Gente, quanta coisa legal e interessante! Deve ter sido um dia maravilhoso no MASP, imagino que tenha absorvido muita coisa boa. Uma pena ser tão longe para mim, que sou do Rio. Mas adorei conhecer a exposição pelos seus olhos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. caramba, bem que eu queria fazer uma visita pra ver essa exposição... adorei a postagem... se eu fosse de SP, iria com certeza... volta e meia visito museus, levo os sobrinhos, alunos, marido...
    que incrível deve ter sido essa visita... <3
    bjs...

    ResponderExcluir
  23. Ó, antes entrava de graça só na terça! Que bom que agora são dois dias, embora pra mim morando em BH seja mais difícil aproveitar a entrada gratuita agora. Trabalhava bem pertinho do MASP e algumas vezes aproveitei isso pra visitar, mas deveria ter ido mais. Adorei saber sobre essa exposição, não tinha ouvido falar dela, vou tentar voltar a SP a tempo de conferir! Quero ver de perto essa escultura Amnésia. E adoro a mostra permanente também.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu já fui algumas vezes a SP, mas nunca tive a oportunidade de visitar o MASP. Cheguei a passar na porta, mas tinha um compromisso e não deu para entrar e conhecer. Não estava sabendo desta exposição, mas achei muito interessante e fiquei bastante curiosa para visitar. Uma pena que vá só até outubro, pois eu não tenho previsão de poder ir em SP tão cedo. No entanto, para quem mora na cidade, é uma ótima oportunidade.
    Adorei o post e saber um pouco sobre a sua visita ao MASP.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Ola Tania!

    Que exposição mais interessante menina. Acho muito interessante quando um blog literário mescla seu conteudo com outros assuntos diversos. Adoro museus e toda a historia que eles carregam consigo, mas, ainda até hoje, você acredita que eu mesmo sendo paulistana, ainda naõ tive a oportunidade de conhecer o MASP? Me mata né!

    Adorei a sua visita e que venham muitos mais posts no estilo!

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Quanta coisa legal. Eu moro relativamente perto de SP mas nunca fui no MASP, creio que todo o conteúdo histórico aparenta ser bem detalhado.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  27. Uma pena eu morar tão longe, pois sem dúvidas seria uma experiência incrível visitar ao MASP, no entanto, vou acompanhar seus posts sobre a visita e absorver o máximo que eu puder... pelo menos até eu poder conhecer todo o trabalho de perto.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Tânia! Adoro ir a museus e estou devendo fazer algumas visitas aqui na minha cidade. Já fui ao MASP e amei!

    ResponderExcluir

Autores Parceiros