Por trás da Máscara - Mari Maria

30 abril 2019

Resenha por: Tânia Bueno
Título: Por trás da Máscara
Autor(a): Mari Maria
Editora: Universo dos Livros
Páginas: :144
Avaliação:


Sinopse: Em tempo recorde (são apenas 3 anos de canal!), Mari Maria acumulou mais de 2 milhões de seguidores no YouTube e quase 3 milhões no Instagram, tornando-se uma das influenciadoras digitais mais importantes da atualidade. Ela é uma menina linda. Exótica. Daquelas que chamam atenção por onde passa com os longos cabelos vermelhos que são sua marca registrada. Mari Maria conquistou os fãs com seu carisma e o incontestável talento que tem para fazer verdadeiras transformações utilizando apenas maquiagem. Mas nem tudo são flores… A ruiva começou a usar base no rosto porque sofria bullying na escola, já que, quando criança, Mari era uma menina fora do padrão “comum” de beleza. Era chamada por diversos apelidos maldosos, que a deixavam muito para baixo. Mas ela não deixou a peteca cair e conseguiu se superar. Durante a adolescência, percebeu que a maquiagem que passava no rosto, o já conhecido “reboco”, deixava-a mais segura quando se via no espelho. Hoje, ela aprendeu a gostar de suas sardas e não vê problema nenhum em sair de casa ao natural, pois acredita que a beleza está na diversidade e na aceitação.
Em seu primeiro livro, Mari faz questão de apresentar os bastidores de seu sucesso, revela detalhes da vida pessoal, conta todos os erros e acertos de sua trajetória e mostra que é possível, sim, superar traumas e dar a volta por cima quando há força de vontade. Ah, claro, ela vai deixar também um montão de dicas e conselhos para que suas princesas sejam tão lindas, felizes e bem-sucedidas quanto ela!

Em 2018 realizei um sonho que foi o de cursar Maquiagem Profissional no Senac e aprendi a fazer makes incríveis. Nunca fui muito de maquiagens usava apenas o básico, batom, mascara para cílios, às vezes blush e uma sombra, mas sempre me via em apuros quando tinha que fazer algo mais “profissa” e aí tinha que correr para algum profissional e pagar. Hoje faço minha makes e fico ligada nas novidades. Sigo algumas youtubers que facilitam muito a vida com dicas fantásticas.


Tenho em casa alguns livros sobre este universo e claro são da Universo dos Livros, editora amorzinho do coração ever, então pensei, curso feito – ticado; seguir youtubers e pesquisas – ticado, falta conhecer um pouco estas meninas e mulheres mais profundamente e aí peguei o livro POR TRÁS DA MÁSCARA – MAQUIIAGEM, BELEZA  SEGREDOS FEMININOS DA MARIMARIA. Minha gente, foi uma linda e agradável surpresa. Que garota incrivelmente surpreendente, cheia de vida, positivista, empoderada que estimulada por parceiro amado e marido Rudy criou o canal, ele empreendedor viu nela potencial, coisa que ela não via, criou o canal e muito mais. Hoje tem uma linha de produtos de alta qualidade. Ela usou o que era criticado nela e não aceito por ela a seu favor e agora na fase adulta é uma mulher de bem com as suas características e uma empresária, taí um exemplo do que é fazer do limão uma limonada e o mais importante, meu povo: bora ser feliz e se superar sempre. Procure se surpreender com você mesmo.

A Marimaria faz um resgate da sua infância, época em que sofria bullying (aos 10 anos de idade) isso por ser ruiva e ter muitas sardas, fez algumas loucuras como colorir o cabelo com a ajuda da irmã e deu BO, pegar sorrateiramente as maquiagens das irmãs para encobrir suas sardas com verdadeiro reboco.

“Ser ruiva e ter sardas me torna diferente, e todos os que fogem do “padrão” acabam sofendo de alguma forma.” P.12
“cada um tem seu jeito só precisamos nos aceitar.” P.12

A pessoa se sente péssima e mesmo que elogiem seu exterior, se ela não promover uma mudança interna nada adianta. Ok, o elogio pode ajudar, mas resgatar e aumentar a autoestima é um processo. Fico chocada quando uma criança para ser aceita e fazer parte do “padrão” começa a se maquiar com produtos de alta cobertura aos dez anos de idade como foi o caso da autora MariMaria que mais tarde encontrou em seu canal uma ferramenta para entender que é linda como é, recebeu o incentivo do maridão e o apoio incondicional da família e hoje faz a diferença na vida de muitas pessoas.

Mari Maria se aprimorou desde a infância, pois além de se maquiar maquiava também amigas e ainda hoje faz isso espontaneamente, como se fosse uma brincadeira. Esses treinos fizeram dela a profissional espetacular que é e como diz meu querido idolatrado professor de maquiagem Eri Nascimento do Senac, TREINO É TUDO.
Não pense que este livro é apenas um conjunto de dicas e até uma coisinha de autoajuda, não, não é. A Marimaria dá altas informações que fazem toda a diferença, isso ela faz nos vídeos do seu canal e aqui no livro também. Acho fantástico esses vídeos que mais do que ensinar a maquiar ou ensinar alguma habilidade cumprem o papel de resgatar e fortalecer a autoestima e influenciam positivamente jovens e adultos.

Amei quando Marimaria disse: “temos que promover a autoestima das crianças, para conseguirmos construir um mundo mais gentil.” P.23

Ela valoriza muito a família e notei no livro que é uma família especial que tem como essência amor, respeito e bom humor. Segue o conselho do pai. “Podemos conseguir o que quisermos se soubermos como fazer por mérito e sem prejudicar os outros.”
Para mim família é tudo e faz a maior diferença em nossa formação como pessoas nesse mundo que anda tão doido, carente de valores essenciais ao convívio e a preservação.

Notem algumas coisas que ela acredita e compartilha:
- Ser otimista e espiritualizado
- Enxergar o lado bom de tudo, mesmo que seja o aprendizado de saber quais ações/atitudes/comportamentos não repetir.
- Ser espontânea e verdadeira sem ser grosseira ou inadequada.
- Respeitar as diferenças e aceita-las, afinal não sabemos o que aconteceu na vida das pessoas, então podemos não concordar, mas devemos respeitar.
- Sempre reconhecer as pessoas que passam por sua vida, umas são anjos em forma de gente e você vai identificar esses anjos quando eles surgirem.
- Quando fazemos as coisas com prazer tudo flui. Se não der prazer e deixar você infeliz, não faça ou no mínimo, eu diria, para você rever.
-“não importa onde você esteja, às vezes a pessoa que você menos espera é a que vai te ajudar, te estender a mão. É incrível como um simples gesto muda tudo. Um brilho no rosto... um abraço apertado.” P.39
- “as pessoas são colocadas em nossa vida para aprendermos alguma lição. Pode ser só por um tempo ou para sempre, mas sempre há um propósito. Tudo tem um porquê. Só precisamos perceber qual é.” P.39

Achei muito bacana ela se assumir verdadeira em relação ao que fala e aos produtos que testa, afinal como ela mesma afirma, ter muitos seguidores aumenta o seu compromisso. Abre o coração e fala um pouco de tudo, se chateia com as críticas que não contribuem e só machucam e tentam destruir.

Nem pense que é um livro fútil de uma menina sem conteúdo, é um livro pequeno com conteúdo maravilhoso, que traz a história dessa youtuber que fez do bullying uma ponte para ser a pessoa que é, feliz e de bem com a vida e de quebra ainda usa tudo profissionalmente, é uma pessoa que ama viver, ama estar com as pessoas, ama ajudar e além de tudo dá toques fantásticos sobre beleza e muito mais.

Se valeu a pena ler este livro? Super valeu! Eu devia tê-lo lido antes, mas como dizem: antes tarde do que mais tarde.

Bjos
Tânia Bueno

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Enquanto eu usava o cabelo liso as dicas da Mari me eram muitos úteis, até hoje sigo alguns dos cuidados que vi lá e as maquiagens dela são tão maravilhosas! Ótimo, post! Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Assim que terminei de ler sua resenha eu fui procurar o canal dela, já tinha visto um vídeo dela antes, mas não me lembrava pelo nome.
    Ainda não sabia, mas achei bem interessante o modo como ela lidou com tudo pelo o que passou e acho bem legal o trabalho que ela faz agora para ajudar outras pessoas. Não sabia deste livro dela, mas com certeza vou anotar a dica. Obrigada por compartilhar!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Acho muito interessante saber como pessoas de sucesso começaram e o que fizeram para continuar sendo uma referência. Não sigo a Mari mas de vez em quando vejo as maquiagens que ela faz e realmente são verdadeiras transformações. Que bom ela aprendeu a se aceitar e ser feliz sendo quem é. Cada pessoa tem suas próprias qualidades precisamos descobrir quais são as nossas. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Não costumo realizar leituras deste tipo, porém acredito ser interessante conhecer um pouco dessas influenciadoras que tanto acompanhamos, deve ser bacana ver a evolução através da história de cada uma!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não sou de passar maquiagem, lá pelos meus vinte anos eu era a louca da make, não saia de casa sem um kit enorme na bolsa, não passava um dia sem maquiagem, até em casa eu usava uma basiquinnha, mas na rua era toda produzida. Eu gastava um dinheirão com maquiagem internacional e o resultado foi uma bela de uma alergia. Não digo que não uso mais, uso raramente, quando saio não passo nem batom, mas quando saio para algum lugar que vou mais arrumadinha eu me maquio, só não é mais aquele reboco de antes kkkkk foi difícil achar marca que não me dá alergia, mas agora compro bem poucas mesmo, nada de base, corretivo, iluminador... uso um blush, sompra, delineador, rímel e batom e tô pronta kkkk

    Eita que falei pra caramba e nem falei do livro ainda. Eu não conhecia a Mari e achei bem interessante ela falar sobre essas questões no livro e até fiquei curiosa com a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Eu simplesmente adorei. Tb sempre quis fazer um curso voltado à esta área, na verdade desde muito jovem meu sonho era fazer Estética, mas não deu (quem sabe um dia...), não sigo a Mari mas fiquei bem interessada em ver alguns vídeos e ler essa livro que é muito mais do que esperava pelo visto.

    Beijos,

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, que bacana sua jornada. Manda umas dicas de make aí nas próximas postagens, eu sou um desastre, mal uso o batom, quando preciso, pago uma profissional, amiga minha, pq falta paciência para aprender também. Geralmente, meus produtos passam da validade.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu sou seguidora da Maria, e acho ela maravilhosa! Linda e muito original. Sem falar nas maquiagens que ela faz, que são incríveis! Sabia da história dela, e ela sofreu mesmo com o fato de ser diferente na infância, provando como as crianças podem ser cruéis. Mas ainda bem que ela aprendeu a se amar e a entender que cada beleza é única e em si, linda. Adorei a resenha!


    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  9. Julgando pela capa (o que não devemos fazer), eu jamais imaginaria que o livro abordava todas essas questões apresentadas. Eu sou que nem você naquela época: apenas o básico de maquiagem, mas acho maravilhoso quem faz maquiagens elaboradas e começa a se sentir maravilhosamente bem. Acho que isso é e sempre será o mais importante na vida! E o mais legal de tudo é saber que o livro é muito mais que um auto-ajuda!

    Beijos,
    PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Tania.

    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro e parece que o livro é bem interessante. Gostei de saber que o conteúdo é maravilhoso. Dica anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? AH que bom que você curtiu a leitura. Confesso que não sou muito de ler biografias, ainda mais de maquiadoras/youtubers nessa parte de maquiagem, porém acho interessante. E com certeza chama atenção para quem uma curiosidade por essa área. Adorei a sua resenha e a quebra de paradigma por achar que devia ter lido antes. Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi! Não é uma temática que me chame mto a atenção, mas o livro parece ser mto bom para qm gosta do gênero, vou anotar a dica aqui d qm sabe presentear alguém.

    ResponderExcluir

Autores Parceiros