ROSA NEGRA - Trilogia das Flores

08 dezembro 2013


Rosa Negra
Nora Roberts
Edirora Bertrand Brasil
347 paginas

Sinopse: Aos 47 anos, Rosalind Harper (Roz) é uma mulher capaz de passar pelas maiores provações sem esmorecer. Com três filho, ela sobreviveu a dois casamentos e construiu um viveiro, de onde tira seu sustento. Ao longo dos anos, o viveiro deixou de ser apenas um ganha-pão e se tornou muito mais que isso: um símbolo da esperança e da independência dela, que divide o negócio com mais duas mulheres, Stella e Hayley, suas companheiras para todas as horas. A três são o futuro do viveiro.

Contudo, esse futuro corre perigo, e Rosalind sabe que elas não podem lutar sozinhas contra o fantasma da Noiva Harper. Contratado para descobrir os ancestrais da família Harper, o Dr. Mitchell Carnegie se vê intrigado com a própria protagonista. E, conforme o mistério por trás da identidade da Noiva Harper começa a se desfazer, ela percebe com espanto que se vê atraída pelo genealogista.

Três mulheres se encontram em momentos fundamentais em suas vidas — todas em busca de novas formas de crescer — e descobrem umas nas outras a coragem de arriscar e encarar o futuro.


Com mais uma cartinha aos leitores Nora Roberts começa o segundo livro Rosa Negra da Trilogia das Flores compartilhando conosco as transformações que acontecem na transição da primavera para o verão época em que as flores estão no auge com suas explosões de cores, aromas, pois estão mais adultas. Nora também conta sobre os cuidados para detectar e retirar as ervas daninhas e cuidados para os cervos que gostam de comer tudo e nos deixa uma dica deliciosa: “Dê um passeio no jardim arranque uma erva daninha, cheire uma flor. Veja se isso não faz você sorrir.” “Há sempre alguma coisa a semear, a brotar ou a crescer”.

O prologo traz um pouco mais da história de Amélia que agora sabemos ser o fantasma até então conhecido como a Noiva Harper. A história é chocante e marcante, uma subtração irreparável acontecida há mais de um século que após a sua morte a prendeu o seu espírito neste mundo. Tudo que ela vive narrado no prologo em primeira pessoa é de doer na alma dela e do leitor.

Então temos a continuidade do livro 1 – Dália Azul que contou a história da primeira mulher Stella, agora em Rosa Negra temos como destaque  Rosalind Harper, Roz, já a conhecemos um pouquinho e também a terceira mulher Hayley que será nossa heroina no Livro 3 - Lirio Vermelho. Três mulheres com idades bem diferentes, com características pessoais que se complementam e as aproximam como se fossem da mesma família. Mulheres fortes e destemidas que carregam em um espírito guerreiro para vencer as batalhas dos papéis desempenhados como mãe, provedora, trabalhadora e que descataram viver relações amorosas em detrimento dos filhos pequenos, etc.

Rosalind Harper é uma mulher fantástica, às vezes altiva, engraçada em alguns momentos, não recebe ordens prefere dá-las, mas é uma pessoa incrivelmente humana e sensata, um paradoxo interessante. Como ela própria admite tem um lado má (eu, pessoalmente, adoro o lado mau das pessoas, na medida certa, claro). Tipo: sou boa, mas não queira ver o outro lado. Aí, vale aquela máxima “quando sou boa sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda”. (risos).

Nossa protagonista ficou viúva repentinamente e muito jovem, ficando com três filhos pequenos Harper, Mason e Austin, além da Mansão Harper para administrar e manter já que está na Família Harper a mais de um século. Para criar os filhos e manter a mansão, Roz aproveitou sua paixão por flores e plantas, bem como o enorme espaço da propriedade e criou a empresa NO JARDIM, um viveiro de plantas, que desenvolve, produz e comercializa tudo, ainda oferece serviço de paisagismo e designer.

Assim, Roz tinha tempo apenas para suas tarefas que incluía a criação e educação dos filhos e, para garantir o investimento na faculdade deles teve que se desfazer de alguns bens, mas como sabiamente diz: “Sacrificar partes para preservar o todo” p.112. Com os filhos crescidos e encaminhados Roz casou-se novamente com o homem que ela supunha que a amava, Bryce Clerc, um vigarista, golpista que vive do sacríficio dos outros. O casamento foi um erro que marcou Roz profundamente e como sempre fora uma mulher atenta a tudo não se perdoa por este deslize apesar de já estar divorciada há seis anos. “Bryce, um erro estúpido e impulsivo”. “Era algo humilhante admitir que fizera papel de imbecil... por causa de um homem” p.297.

Após a decepção amorosa Roz se fechou para qualquer relacionamento, mas o destino lhe prega uma peça quando ela conhece Mitchell Carnegie, 48 anos, famoso, bonito e interessante escritor de biografias, professor universitário e genealogista que ela contrata para fazer a árvore da sua família afim de descobrir o passado do fantasma Amélia, visto que ela, Stella e Hayley já esgotaram todas as possibilidades e nada encontraram sobre Amélia.

Mitch aceita trabalhar para Roz, mas se dá uma outra missão a de desvendá-la, pois ela desperta algo muito intenso nele. “A bela e enigmática Rosalind. Qual homem não gostaria de ter a oportunidade de retirar essas camadas e descobrir quem ela era de verdade? (p.49). Mitch é uma pessoa envolvente que vai chegando de mansinho, passo a passo para apresentar um novo mundo e viver uma grande história. Para onde esta história será encaminhada? Bom, você só saberá lendo o livro. Creia, super valerá a pena.

O fantasma Amélia está ainda mais tresloucada, se antes ela era uma visão tranquila e familiar que cantava para as crianças da casa e dava a sensação de protege-las como se fossem suas, agora está virada e violenta. Por que será que ela nunca fez nada quando Roz era casada com Bryce e agora se faz presente para aterrorizar e destruir? Pensam que o único problema de Roz é o fantasma? Não, não... Aha! Após seis anos longe o ex-marido Bryce ressurge do inferno e causará sérios problemas para Roz.

O livro é muito envolvente traz cenas deliciosas e apaixonantes de alguns personagens, traz o amor adulto sem frescuras e com cenas de amor descritas de forma bem linda.

Na minha opinião Nora Roberts foi extremamente feliz ao abordar o romance adulto, ainda um tabu para algumas pessoas. Assim, ela acaba por promover a quebra do paradigma adulto = vergonha de amar = rejeição social. Fora com tudo isto, afinal o amor é atemporal e não tem idade.

Amei o livro por ser direto, claro e objetivo, além de lindo. Amei a continuidade da aula de jardinagem, os conflitos deliciosos do filho mais velho de Roz, o maravilhoso Harper mais presente neste livro,  David um gay assumido e muito divertido ele nos faz rir (adoro os gays), as crianças Luke e Gavin traz a ingenuidade e humor, Lily a bebê que encanta a todos e filha de Hayley que é despojada, engraçada e do tipo não tô nem, mais tô... (risos). Roz, Stella e Hayley cada vez mais unidas nos dá uma fantástica lição de amizade, o que vem rearfirmar a minha tese de que a verdadeira família nem sempre está ligada através pelo sangue, é linda a relação dessas mulheres. Tem os fantasma Amélia aprontando muuuuito e se revelando maaaaais, quase matando ora para se vingar e ora para salvar.

Ah! tem cenas hilárias que me fizeram rir sozinha, tem cenas de doer a alma, tem cenas que me assustaram, enfim... tudo isto e muito mais. Tudo isto é a queridíssima NORA ROBERTS.

Enfim, leitura rápida, fácil e deliciosa, leiam e me contem depois.

Cheiros em vocês!
  

Alguns trechos de presente para vocês.

“Ele imaginara aquele sabor, maduro e poderoso. Mais frte do que doce. Quisera sentir aqueles lábios contra os seus, saber como o corpo esguio dela se encaixava no seu” p.126 (Micth sobre um selinho dado em Roz)


“É preciso ser um homem corajoso e forte para enfrentar os demônios interiores e derrotá-los, continuando a enfrenta-los todos os dias. E generoso e inteligente para arcar com a culpa em vez de descarregá-la em alguém, mesmo que parcial”. (Roz sobre Mitch que venceu o alcoolismo)

“Uma boa loucura saudável é mais construtiva que o medo”. (p.302)

“Havia algo de intenso em dar prazer a uma mulher forte, em observá-la, em vê-la se render. Um pequeno arrepio, um suspiro silencioso, tudo era profundamente erótico quando se sabia que a mulher não se rendia diante de ninguém”. (p.330)
                            




Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Oi, Tania! Nunca li nenhum livro da Nora, mas depois dessa resenha fiquei super hiper mega curioso.
    Só pensar que é uma trilogia e esse é o segundo... ai, ai, ai! Comecei a repensar os livros que estão no campo da trilogia, fico muito ansioso! Não que isso seja ruim. Não sei se leria a trilogia das flores. Quem sabe um dia?!

    Beijos e sucesso pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Agradeço a visita e o comentário. Esta é uma trilogia, leio apenas algumas e mesmo assim quando já tem todos os livros disponíveis no mercado. Mas, a Nora Roberts tem outros livros muito legais que não fazem parte de trilogias, vale a pena conhecer, pois ela tem mais de 200 títulos publicados e a leitura de do seus livros é muito envolvente. Sugiro alguns que já li e gostei: Lua de Sangue, A Villa, O Homem de Montana, O Testamento e outros.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Tania,

    Ainda não li o livro, mas fiquei apaixonada por ele durante a leitura da resenha, todos falam que a escrita da Nora é perfeita, preciso conhecer, pois não aguento mais a curiosidade, bem a resenha ficou perfeita, amo as capas dos livros !

    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida. Dou a maior força para você se aventurar no mundo da Nora. A Villa é um livro muito legal e o Homem de Montana também, tem o Testamento. Joias Raras. São mais de 200 títulos publicados. bjs

      Excluir
  3. Tania nunca li nada da Nora também! Conheço pessoas que amam de paixão, mas não sei se ia gostar mesmo! Vou arriscar ainda!
    Amei a resenha super detalhada e completa e gostei da sua descrição da escrita da autora!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oalinha Linda, obrigada. Vale a pena mergulhar um pouco no mundo da Nora Roberts. Bom, eu sou suspeita, pois sou fã dela, assim como sou do Nicholas. bjs

      Excluir
  4. Eu já ouvi falar muito bem desta autora, eu li apenas uma obra dela, o livro Meu Anjo Loiro, eu achei bem sem graça, é legal, mas não tão bom assim, o livro é surpreendente, mas mesmo assim não achei a autora assim tão espetacular... quero ler outros livros para comprovar se vou gostar da autora, afinal eu li apenas 1 livro dela, nao posso sair julgando kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo, concordo com você precisa ler mais livros dela para tirar uma conclusão. Leia a Villa, eu gostei muito. Virtude Indecente também é legal. bjs

      Excluir
  5. Oi Tânia!

    Li recentemente "Álbum de casamento" e não gostei do excesso das 'cenas' do casal.
    Essa trilogia é assim ou é mais light?

    Bj e boa semana!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys, as cenas são levíssimas, de uma delicadeza singular, bem românticas, sem exageros e apelações. Acho que vale a pena você ler.

      bjs e excelente semana para você!

      Excluir
  6. Oi Tania

    Eu gosto muito da maneira que a Nora conduz suas histórias. Já tinha visto resenhas sobre a Rosa Negra e pretendo ler futuramente.

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eve, Eu gostei muito da história, espero que você goste também. bjs

      Excluir
  7. Olá Tânia!
    Infelizmente nunca li nenhum livro da autora. Eu gostei muito da temática do livro e fiquei feliz em saber que é uma trilogia e não uma série com 12548332..328852 livros
    A leitura me pareceu ser bem envolvente e hilário!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, você tem razão é envolvente e hilária. O último livro Lírio Vermelho é uma coisa de lindo, eu não consegui para nem para fazer as anotações para elaborar a resenha, resultado tô lendo novamente para fazer a resenha. Pode? hahaha
      bjs

      Excluir
  8. Oi Tania,
    tudo bem?
    Nossa adorei sua resenha, muito bem escrita. Além disso, eu fiquei com muita vontade de saber mais sobre esse fantasma, de conhecer essa família. E claro, adoro romances também!!!
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, no último livro o fantasma estará ainda mais enlouquecida e promete grandes emoções. A família é uma delícia, a história toda também.
      Cheiros!

      Excluir
  9. Ai linda! Amei ♥ Estive na livraria e perguntei pelo primeiro, eles nem tinha ideia do que eu tava falando hahahaahahah vou ver se encontro no sebo ♥ claro que a continuação foi doce, estou curiosa com a Noiva Harper e as tenções dela, acho que esse vai ser o primeiro livro q vou ler da Nora com fantasmas! Como sempre, linda resenha, adorei as quotes!
    Bjus flor!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Pan, não tinha na livraria? Acabei de ver no www.extra.com.br por R$ 18,90, está em oferta. Dá uma olhadinha lá, o livro 2 Rosa Negra eu presenteio você, pois comprei dois sem querer e disse para mim mesma: Vai surgir a oportunidade de presentear alguém, então este alguém será você. Mande seu endereço para facesdaleitura@gmail.com (Presentinho de Natal).

      Bjs

      Excluir
  10. oh gente >_______< vc é tão fofa! acho que foi a surpresa mais encantadora ♥ Eu sempre que venho conferir as novas postagens checo os recadinhos, ainda bem q me avisou antes! Muito obrigada flor, sou dessas q fico sem jeito ao ganhar um presente ♥ mas sou muito grata! já entrei no extra e acabei vendo umas promoçõezinhas tentadoras além do livro da Nora, já vou adiantá-lo pra poder ler seu presente e lhe envio o e-mail tá?
    Pan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pan, sabe eu sou adepta do nada é por acaso, absolutamente nada e quando abri o meu pacote e vi dois livros Rosa Negra, pensei: Ok. nada é por acaso já sei que este livro será para presente e assim que surgir a pessoa eu saberei. VOCÊ. Não fique sem graça de ganhar presentes, você merece e tudo na vida é uma presente.
      Entre amanhã e quinta-feira colocarei o livro no correio.
      Bjs

      Excluir
  11. Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
    Gostei do que vi e li, e achei um blog fantástico, onde se aprende muito.
    Sou António Batalha, do blog Peregrino E Servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
    PS. Se desejar faça parte dos meus amigos virtuais,decerto que irei retribuir,
    seguindo e divulgando seu blog.
    Desejo-lhe muita saúde muita paz e grande felicidade, e também um Feliz-Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonio, obrigada pela visita acredito que os blogs nos aproximam e permitem que ampliemos nossa rede de relacionamento e amo isto. Com certeza visitarei seu blog e o seguirei.

      Muita saúde, sucesso e muito mais para você.

      Abraços

      Excluir
  12. Já falei que estou bastaaante ansiosa para ler essa série, né?
    Li alguns livros da Nora e gostei bastaaante, e pretendo ler essa série em 2014.
    Conheci esse livro porque ganhei o marcador do primeiro livro da editora : )

    ResponderExcluir

Autores Parceiros