Andurá - Lucas Benetti

29 abril 2016

Resenha por:  Tânia Bueno
Título:  Andurá
Autor(a):  Lucas Benetti
Editora: Selo Off Flip
Gênero: Conto Infantojuvenil; Aventura
Páginas: 24
Compre e Compre: Lucas Benetti  (lcs182@hotmail.com )
Adicione: Skoob
Nota:
Sinopse: "Você sabe por que está aqui? Sabe por que veio ao mundo? Sabe a razão de sua existência? Andurá também não sabia.
Cria de Tupã, ela levou um tempo para descobrir por que o deus a criou e a colocou em meio às árvores de uma densa floresta. Também levou um bom tempo para aprender o motivo pelo qual seu criador permitiu que ela tivesse a habilidade de controlar o fogo.
Em meio à devastação da floresta pelo homem branco, surgem respostas e a satisfação de saber que ninguém veio ao mundo por acaso — nem Andurá, nem você.”

Ah! Que lindo este kit que recebi do querido escritor Lucas Benetti, parceiro do Blog.

Um conto, várias mensagens! Assim é Andurá de Lucas Benetti que presenteia o leitor com essa obra deliciosa de ler e que me levou a fazer algumas reflexões e amo quando o autor magicamente nos envolve no universo da trama. A sinopse é prova do que aqui escrevo, então, pegue o seu exemplar de Andurá, sente-se em lugar tranquilo leia uma, duas, três vezes ou mais e depois assuma o papel de contador de histórias e faça a diferença. Aproveite e anote este título como dica de presente, outra dica é ler com um grupo de jovens e conversar a respeito da história.
“... às vezes, demoramos para entender o nosso dever, custamos a descobrir nosso dom ou como, de fato, ele nos serve e para onde pode nos levar. Mas nunca é tarde para um começo. Não importa o que os outros digam, tampouco importa o que vão pensar ou dizer sobre seu futuro, suas dificuldades, sua incapacidade de fazer aquilo que deve ser feito. Nenhuma raiz é tão profunda que te prenda ao solo, nenhuma praga, doença ou maldição é tão forte que impeça teu espírito de planar nos ares mais puros da imensidão do céu e nenhum galho é um fardo tão pesado que não valha a pena carregar; afinal, é possível contemplar belos frutos por toda sua extensão.”
Como sou uma pessoa sempre otimista e que acredita que o aprendizado é um dos maiores tesouros da vida, que podemos aprender sempre e em qualquer espaço com as próprias experiências e também com as vividas por outras pessoas, que se pode aprender com os livros de histórias reais ou criadas nas fabulosas mentes de escritores como Lucas Benetti que nos inspira e no caso de Andurá tudo fica ainda mais rico com as maravilhosas ilustrações de Carol Borges.

Andurá, uma árvore, nos conta sua experiência em ter um dom especial, que pode causar inveja em alguns iguais e não fazer sentido algum em um primeiro momento, mas coisas acontecem e de onde muitas vezes não se imagina surge a solução, a salvação de vidas/ a preservação da vida. Prepare-se para entender de forma simples e rica os danos que o homem branco causou e ainda causa aos Índios, à terra, à floresta e será que em nome no progresso vale tudo? Destruir, aniquilar, escravizar? Minha resposta é claro que não, óbvio que não.

Você se lembra qual foi a última vez que leu algo sobre mitologia brasileira tupi-guarani? Não? Então você está convidado(a) a ler este livro encantador e poderá tê-lo para ler em diversos momentos, pois certamente traz conteúdo para reflexão e ressignificação de alguns importantes temas.

Lucas, Andurá realmente mereceu o Prêmio Off Flip de Literatura, parabéns a você pela criação! Andurá deveria estar nas bibliotecas de todas as escolas. Mas, é uma leitura indicada para todos e todas. Vovós e Vovôs, Mamães e Papais, Tias e Tios, Crianças e Jovens de todas as idades.
  
Eis nosso parceiro querido!


Lucas Benetti é escritor, roteirista e narrador de histórias certificado pela Prefeitura de SP. Foi um dos vencedores do Prêmio Off Flip de Literatura (categoria infantojuvenil), teve um conto no topo da lista de e-books mais vendidos da Amazon e lançou, em 2014, um projeto inédito de uma websérie onde blogueiros, vlogueiros e autores faziam a leitura de uma de suas histórias. Além disso, já teve um blog onde escrevia contos baseados em letras de músicas; trabalhou como roteirista para uma série animada – contemplada num edital da Secretaria de Cultura de SP; recentemente, uma de suas histórias foi escolhida como o melhor conto de Natal do site Fanfic Addiction; e terá, em 2016, além de seu livro, um roteiro publicado na 2ª edição do Gibi Quântico, vencedor do Prêmio HQ Mix. Nas horas vagas, trabalha com marketing editorial e de conteúdo.





Sobre Carol Borges - A artista Ilustradora.



Sou a Carol Borges, muito prazer! Nasci numa cidade cheia de concreto e, para escapar do cinza que dominava o lugar, passei a rabiscar as paredes da sala – para o desespero de meus pais. Desenhei castelos, florestas e montanhas; e conheci lugares tão coloridos que ninguém jamais chegou a imaginar. E foi nessa jornada cheia de tintas e pincéis que conheci Andurá.








Adquira seu exemplar diretamente com o autor Lucas Benetti através do e-mail: lcs182@hotmail.com

Beijos cheios de encantamentos e reflexões!
Tânia Bueno

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Oi Tânia, que obra encantadora. Adoro ler sobre qualquer coisa sobre mitologia e por isso já me interessei por esse. Suas palavras me motivaram ainda mais a querer fazer essa leitura.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Tânia, estou simplesmente encantada com o livro!!! Não o conhecia, mas tenho certeza de que se tornará facilmente um de meus queridinhos! Parabéns pelo post!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Conheci o Lucas em um evento, mas não sabia que ele tinha escrito essa maravilha! Esse livro deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas! É uma mensagem que não pode passar batida, de tão correta! Estou apaixonada por esse livro maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. Acho super importante preservarmos e descobrirmos mais sobre a cultura do nosso país. E essas ilustrações? Que lindas!!! Parabéns pela resenha. ;)

    pegueumaxicarablog.com

    ResponderExcluir
  5. Oiii Tânia, tudo bem?
    Que livrinho mais fofo, achei tão linda a edição e as ilustrações, me apaixonei ainda mais pela sua resenha <3 vou ver se consigo separar minha edição e comprar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Gente, que obra mais linda.
    Faz muito tempo que li algo sobre nossa mitologia e adoraria ler sobre.
    Estou encantada ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oi Tânia! Saudades daqui! <3

    Normalmente não gosto de narrativas tão curtas, mas me interessei muito por esse livro. Primeiro, por estar lindo demais, que ilustrações são essas? *-* Segundo (e não menos importante) pelo assunto retratado, super pertinente. Adorei o fato do autor trabalhar a mitologia tupi-guarani. Quero ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Autores Parceiros