CINQUENTA TONS DE LIBERDADE

04 janeiro 2014

 CINQUENTA TONS DE LIBERDADE
E.L. James
Editora Intrínseca
544 páginas

Conteúdo adulto - Romance "hot"

Sinopse: Quando Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois. Chocada Intrigada e, por fim repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda.

Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele deve aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar dos fantasmas do passado.

Quando finalmente parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, o destino mais uma vez conspira para transformar os piores medos de Ana em realidade.


Bom, vamos lá... Mas, se você não leu os dois livros anteriores, aconselho ler as resenhas anteriores e, para isso, clique agora em Cinquenta tons de cinza e depois em Cinquenta tons mais escuros e depois disso sim, leia a resenha que segue, afinal não faz sentido ler o último capítulo de um livro sem vivenciar os capítulos anteriores, certo?? Boa Leitura!

Como no livro 2 este também tem seu inicio com um prólogo, desta vez Christian está tendo um pesadelo com o último episódio de sua primeira infância quando a mãe biológica estava morta há 4 dias, ele estava ao seu dela e ninguém ainda havia descoberto todo o drama. Reação de Christian Grey com 4 anos: “Mamãe ainda está dormindo (note que ela já estava morta). Procuro alguma coisa para comer. Durmo perto da mamãe. Mamãe está muito fria e não quer acordar. Cubro mamãe com meu cobertor”. Na sequência chega o cafetão que agride Christian e descobre que sua mãe está morta, o cafetão faz uma denúncia anônima e uma policial chega ao local, o menino Christian assustado grita para ela não tocar nele e neste momento ele para de falar.  Christian é acordado por Anastácia.

A partir do capítulo 1 a história começa com Anastasia, já casada, no iate em que estão em lua de mel se recordando do dia em que Christian anunciou o noivado e formalizou o pedido de casamento com corações e flores. Que mudança Christian Grey? Na sequencia acontece a cerimônia intimista na casa da família Grey.

Anastácia está mais segura: “Olho para o teto, e me ocorre que sempre penso em Christian como forte e dominador – mas, na verdade, ele é muito frágil, meu menino perdido. E a ironia é que ele me vê como frágil – o que eu não acho que seja. Comparada a ele, eu é que sou forte. Mas será que sou forte o suficiente para nós dois? O fato é que eu amo esse homem, e preciso traçar uma rota para nós dois. Uma rota que me permita manter minha integridade e independência, mas ao mesmo tempo ser mais para ele. Eu sou o seu mais e ele é o meu”. p. 253

Há muita narração sobre a lua de mel de três semanas do casal, durante a qual mais um atentado acontece, desta feita na empresa de Grey. Eles retornam da lua de mel e após um almoço em família, o casal é perseguido enquanto Anastácia dirige. Christian fica bastante perturbado, pois teme pela segurança da esposa e fica inseguro por não ter o controle da situação.

A história segue com mais atentado, perseguição, uma visita inesperada de uma ex-submissa à Anastácia seguida da interferência de Grey que tenta protegê-la de tudo por medo de perdê-la. Tudo culmina na descoberta da gravidez inesperada de Ana que deixa Christian tão descompensado que acabará encontrando a tal Mrs Elena Robinson, sim ela volta e este fato provocará uma explosão de emoções diversas. Tem ainda um acidente, sequestro, tiro, ferimento e inconsciência, fatos que deixaram o último livro mais interesse saindo um pouco da narração sensual e sexual. 

Chegando ao final da história, três anos depois de terem se conhecido, Anastasia está grávida do segundo filho, recorda o nascimento do seu primeiro filho Ted, a cesárea de emergência, seu medo e o medo de Christian quando estavam indo para o centro cirúrgico. Faz um resgate da história deles, o amor continua intenso, as transas sacanas também, eles continuam apimentando a relação com os jogos e acessórios. Certo que são parceiros em tudo.

No final do livro tem dois bônus um intitulado “Tons de Christian” no qual o próprio conta seu primeiro Natal e o outro sob o título “Conheça o cinquenta tons” e neste Christian narra o primeiro encontro dele com Anastasia quando esta foi entrevista-lo no lugar de Kate, lembram? Lá atrás no volume 1 da trilogia. A pesquisa que ele vez sobre Anastasia, a ida à loja em que ela trabalhava para sua primeira abordagem à moça que despertou nele interesse até então desconhecido fazendo-o ir atrás dela, coisa que ele também nunca tinha feito: correr atrás de uma mulher e conquista-la. A narração muitíssimo interessante, pois é a visão, sentimento, sensação e percepção de Christian Grey, muito legal mesmo.

Enfim chegamos ao final da trilogia que resisti a ler inicialmente e que me surpreendeu muito, aprendi muito sobre relacionamento, sobre desafios, sobre descobertas, sobre algumas práticas que hoje aplico ao meu relacionamento, aprendi que o amor transforma tudo desde que tenhamos pelo menos uma mínima predisposição para isto, aprendi que lutar pelo que se deseja é fundamental, aprendi que romper paradigmas é para as pessoas determinadas e fortes, aprendi que às vezes para termos uma melhor visão das coisas precisamos dar um novo significado aos conceitos e mudar de lugar para ter um melhor ângulo e uma nova perspectiva.

Para as pessoas, que como eu, se apaixonaram por este delicioso romance resta a releitura do mesmo enquanto aguardamos a adaptação que já está sendo feita para o cinema pela Universal Pictures e até o momento os nossos protagonistas serão interpretados por Jamie Dornan e Dakota Johnson.

Como nos volumes anteriores este também tem uma trilha sonora, desta vez pequena, mas tem.
1) Your love is king – Sade
2) Réquiem de Fauré
3) Suffocation – prelúdio em mi menor – Chopin
4) Say a little prayer – Aretha Franklin
5) Walk on by – Dionne Warmick

Amei a trilogia Cinquenta Tons, já li duas vezes e com certeza lerei outras vezes. Portanto, é claro que recomendo este romance.

Beijos, cheiros e sensações!
Tânia




Comente com o Facebook:

30 comentários:

  1. Oie,

    Tenho uma amiga super fã desse trilogia, já eu não posso dizer o mesmo, não gosto muito desse estilo, mas espero um dia poder ler.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe um dia não é Mayla? Na verdade existem estilos que realmente não nos atraem.
      Bjs Linda!

      Excluir
  2. Oi Tania!! Já estava sentindo Falta de vc! Estava sumida! s2
    Eu nem preciso dizer que temos a mesma opinião quanto a série neh! Que apesar de eu não ter conseguido reler eles! Pq tenho muitosssss livros para ler! aaha
    Essa série é uma queridinha e esse livro dos três é meu preferido!
    Achei que a autora cresceu muito desde o primeiro livro e super me conquistou esse Chritian apaixonado e safadinho! Tudo na medida certa! E o finalllllllll quase me matou do coração! Aquela parte que ele diz '' Então foi tudo por dinheiro?"" Eu sai gritandoooooooo ai nãoooooooooooo!!!
    Muita emoção! Ufa!!!!
    Amei a resenha! Feliz 2014!! Beijão Flor Tania!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha, estive sumida mesmo.. família, festas, afilhados, presentes ceias... ufa!! Ainda estou cansada. Linda espero que você tenha um 2014 espetacular.
      Você tem razão, tive a mesma reação quando o Christian gritou e quando a Ana falou da gravidez eu queria mata-lo. hahaha. Mas foi tudo na medida certa, continuo amando o Sr e a Sra Grey.
      Bjs. bjs

      Excluir
    2. Odiei ele naquela hora! Principalmente quando ele foi ver uma certa pessoa!!!! Ui!

      Excluir
  3. Ps: Achei tudo de bom o Ator que vai interpretar ele! Você viu as cara e bocas dele! Surtei com as fotos! s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu vi também quase surtei, acho que vou adorar o filme. Mas a previsão agora é o lançamento só para 2015, pode??? hahaha, eu a Sra. Ansiosa. hahaha
      bjs

      Excluir
    2. Nada! Também to assim! Quase morro de ansiedade! E cada foto que sai eu grito para minha mãe vim olhar! hahahhaa
      Tudo Time Grey aqui!!!

      PS: Resenha novinha!
      Resenha:Princesa Mecânica - As Peças Infernais - Livro 3 - Cassandra Clare
      http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/resenhaprincesa-mecanica-as-pecas.html

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu não sou fã de trilogia. Mas gostei dessa ... acho que eles fizeram de uma forma diferente, até porque foi uma febre né?

    amei sua resenha.
    beijo,
    @maahmusic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maah, também não sou nada, nada fã de trilogia, mas me rendi a esta e a Série Crossfire da Sylvia Day que agora se transformou em 4 livros, odiei isto, mas ok porque amodoro o Gideon e a Eva.

      Bjs, Flor.

      Excluir
  5. Oi flor,
    Essa é um trilogia que não fiquei muito curiosa pra ler, diante de tantas resenhas que li.
    Mas quem sabe algum dia a vontade de ler aparece né? Depois dessa serie hehe
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. Que bom que você amou a trilogia!! Eu tenho os livros aqui, mas ainda não me animei a começar a leitura. Comprei por causa da insistência da minha prima, rs, já foi um primeiro passo, mas ela ainda vai ter que falar bastante na minha cabeça pra eu passar eles na frente de muita coisa que eu realmente quero ler!! hahaha...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, acho que você vai gostar, tem pessoas que gostam mais de um volume do que de outro, acha um mais arrastado que o outro, mas eu sou suspeita, pois gosto da história como um todo.
      Bjs

      Excluir
  7. Olá li 50 tons por que fiquei curiosa para saber, o por que do
    povo criticar tanto. Eu adorei a leitura me apaixonei pelo Sr. Gray
    kkkk, falta ler a continuação. Adorei a resenha

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange eu me apaixonei pelo casal e claro tirando algumas excentricidade do Sr. Grey, eu sou apaixonada por ele.
      Bjs

      Excluir
  8. 50 tons veio para botar a discórdia no mundo literário. Ou você o odeia, ou o ama.
    Comecei a ler 50 tons de cinza e malemá avancei até a página 50. Achei a narrativa pobre e sem sal, e as cenas de sexo bizarras, como já encontrei em diversos livros do gênero. Para mim existem outros que acrescentam mais, como alguns nacionais que estão pintando. Mas continuar a ler a trilogia? Nem pensar.

    Beijo,
    Pamela.

    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Pamela, ou você ama ou odeia, eu amei. Na realidade gostei do estilo e vi muito romance envolvido, muitos conflitos, muitas questões psicológicas que é minha praia em se tratando de área profissional.
      Bjs

      Excluir
  9. Fico feliz que tenha gostado da trilogia. Eu também gostei, apesar das críticas. Bem, sua resenha foi muito boa, bem escrita, mas achei que para quem não leu tem alguns spoilers que deveriam ser avisados no começo. rsrsrsr... Só não sei se leria mais de uma vez a trilogia, enjoei um pouco de romances eróticos depois que eu li "Toda sua" o livro é muito chato, nem se compara a 50 tons. Achei um pouco desnecessário o final do final do livro (a parte de Grey). Estou muito curioso para adaptação!!

    Beijos, Tania.

    Emmanuel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanuel, obrigada pela visita e por sua contribuição. Agradeço muito a dica e como sou nova em questão de blog (hahaha) pesquisarei o que é "spoiler" para não dar bola fora. hahaha
      Beijos

      Excluir
  10. Olá Tânia!
    Igual a você eu me apaixonei por essa trilogia. Esse foi o melhor livro da série, acho que teve muito mais ação e vemos como a Anastacia lida com os medos de Christian, até mesmo o medo de ser pai!
    Adorei sua resenha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, você tem razão a Anastasia amadureceu muito e é uma terna e eterna apaixonada, como eu, hahaha. Porém, não abre mão da sua vida profissional e consegue exercer com maestria todos os papéis dela.
      Beijinhos Mi

      Excluir
  11. Oi Tania,
    tudo bem?
    FELIZ 2014!!!!!!!!
    Como disse nas outras resenhas, você mudou totalmente a visão que eu tinha dessa história. Você me apresentou um Christian totalmente diferente. Sua análise sobre essa triologia esta super completa, bem argumentada e simplesmente amei!!!!! Adorei suas resenhas, foram as melhores que já li até agora. E esses últimos acontecimentos me deixaram com o coração apertado, pude perceber o quanto ele precisa dela.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, você me emocionou! Meu Deus como é bom receber este retorno. Cila, eu acabo olhando um pouco o lado psicológico das coisas, tentando ler e entender o que está nas entrelinhas. Os últimos acontecimento realmente são de doer na alma e nos fornece uma explicação para o todo.
      Obrigada de coração, sinto-me realmente lisonjeada com seu post.

      Um grande beijo e um mega Feliz 2014.

      Excluir
  12. Li a trilogia no começo do ano passado e me arrependi IUSHDAUISHDUIASD
    Não curti esse gênero erótico ou foi o jeito que a autora lançou as palavras,não sei...
    Anastasia me deixou com náuseas e bem, o Christian não tem como não gostar dele
    Eu gostei dele e quero ver o filme logo... *-*
    Tem resenha no meu blog também sobre 50 tons, se quiser depois pode ir lá ler *-*
    Mas assim é um livro que eu não leria novamente...

    Beijos!
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olly, é assim mesmo a trilogia desperta reações diversas de amor e ódio, se ama-se, ama-se loucamente e com mesma intensamente quem odeia, odeia mesmo. hahaha Bjs

      Excluir
  13. Como todo mundo falava da série eu decidi ler para poder tirar as minhas próprias conclusões...
    E Admito que mesmo com várias coisas que me incomodaram na série eu gostei bastante...
    E como você aprendi muito...
    E amo o final e como os dois tiveram que abrir mão de várias atitudes que tinham para poderem estarem juntos...

    Beijos...
    ceciliabraz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, engraçado eu comecei a ler como você, apenas para tirar as minhas conclusões, mas confesso que amei. bjs

      Excluir
  14. Menina, nunca li nenhum dos livros, mas vou admitir que tenho vontade de ler, sim. Um dia espero ter a oportunidade!
    beijos!!!

    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Se, eu simplesmente me apaixonei pela trilogia e pelo crescimentos dos personagens lindos. bjs

    ResponderExcluir

Autores Parceiros