Estrela - Em busca do amor eterno

31 março 2015


Resenha por: Tânia Bueno
Título: Estrela - Em Busca do Amor Eterno
Autor(a): Josy Stoque
Editora: Autora Independente
Gênero: Fantasia
Páginas: 334
Compre e Compre: Amazon
Adicione: Skoob
Nota:

Sinopse: "A eternidade não é tempo bastante quando se busca pelo amor." No mesmo dia em que o príncipe Eliano vislumbra acidentalmente a beleza intocada da sacerdotisa Selena, a tranquilidade do reino de Áster é abalada. As estrelas anunciam uma tragédia e uma criança predestinada a salvar a ilha. O rei pressiona o filho a se casar com uma das pretendentes, mas o herdeiro do trono só consegue pensar na única mulher que não pode ter. Disposto a viver este romance proibido, transgredirá as leis dos homens, ignorando suas obrigações. No entanto, a bela e pura jovem guarda um segredo capaz de enfurecer até os deuses. E, no fim mais negro, somente aquela que carrega a luz poderá conceder-lhes o perdão.



Tive o privilégio de ler a primeira obra publicada por Josy Stoque, livro que a lançou no mundo literário em  a algum tempo atrás, presenteou o leitor com uma história fantasticamente linda, cheia de ensinamentos sobre família, o poder da amizade, a força do amor que desafia até mesmo os deuses, atravessa gerações e transcende tempo e espaço. A obra ainda nos faz refletir sobre a preservação do Planeta e o quanto ações por vezes impensadas causam danos catastróficos que podem afetar as gerações vindouras.

Estrela é uma obra épica de um reino muito distante... 
“E vos direi: “amai para entende-la!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e entender as estrelas”.
                                                         Olavo Bilac
A obra está dividida em três partes, são três livros todos com narração em 1ª e 3ª pessoas, o primeiro livro tem o título de Nebulosa e a abertura é feita com o exto lindo de Olavo Bilac (acima). Temos a visão do Príncipe Eliano jovem, disputado pelas primas ele tem claro que se casará apenas por amor e busca este sentimento desconhecido com a certeza de que é algo nunca vivenciado e quando encontrar a pessoa que o fizer sentir algo inexplicável, esta será sua escolhida. Eliano foi criado pela tia paterna Corina e pelo seu pai o Rei Nélio que casou-se por amor e após perder a esposa durante o parto do único filho, viveu somente para ele e permaneceu fiel ao amor da sua vida na certeza de que a encontrará em uma outra vida.

O Rei e o Príncipe Eliano se dão bem tendo poucas divergências e uma delas é a insistência para que se case logo e de preferência com uma das primas. Conheceremos aqui Eraldo o fiel escudeiro de Eliano, um cavaleiro que além de amigo tem a missão de proteger o príncipe,

Tudo muda na vida de Eliano quando vai a uma festa em uma das províncias e durante uma cerimônia a sacerdotisa deixa caiar seu capuz, ato este reprovável e passível de dura punição física, ainda que ela tenha deixado o capuz cair sem intenção alguma. Apenas para situar você querido leitor, a sacerdotisa do reino de Àster é uma intocada, não pode ser vista, não pode se apaixonar; casar ou ter filhos, ela vive para servir os deuses mitológicos.

Mas, como na vida não temos controle de nada e não conhecemos nossa vida anterior ou futura, muitas vezes o destino nos prega peças ou em algo que eu realmente acredito, ou seja, em conspiração do Universo. É em meio à descoberta de que a jovem sacerdotisa pode ser punida que Eliano vai tentar encontra-la ou o mestre dela para impedir a suposta punição. Então, ele encontra uma moça linda, pura, assustada, desconfiada que atende pelo belo nome de Selene que em si traz toda uma significado e um destino, ela é um mistério, traz consigo um segredo e está nesta vida para encontrar e viver um grande amor, amor este proibido pelos deuses já que ela está na condição humana, mas é uma divindade lutando para viver o amor de sua vida. É melhor eu parar por aqui senão darei spoiler, mas preparem-se para viver uma grande aventura, cobiça, traição, sacrifícios, mistérios a serem desvendados e muitos deles você, querido(a) leitor(a) só conhecerá bem no final da obra.

A segunda parte ou o segundo livro tem o título de Buraco Negro e tem uma abertura maravilhosa de Carlos Drumond de Andrade:
“Além da Terra, além do céu,
No trampolim do sem-fim das estrelas,
No rastro dos astros,
Na magnólia das nebulosas”.
                                           
A narração mesclada em primeira e terceira pessoa e agora é a visão da Rainha Selene. Esta etapa da obra traz Eliano e Selene rei e rainha vivendo seu grande amor e um grande segredo que pode resultar na dualidade do bem e do mal, da benção e da maldição, de força de vontade e da certeza de que o amor realmente transforma muita coisa, pode muda o curso de uma vida, de uma história, do destino. Sem falar de que muitas vezes as nossas escolhas afetam de forma intensa não só as nossas vidas, mas a de muitas outras pessoas.

Aqui temos a jovem filha do Rei Eliano e Selene, Atalia – pessoa inteligente que tem a teimosia saudável, a determinação e a praticidade do pai, tem a leveza, a prudência, o encantamento e a perseverança da mãe. Ela se relaciona muito bem com todos da família e só não entende porque não deve/pode casar-se com o homem que ama e que corresponde a este amor, Ário, filho do amigo de infância de Eliano e não pense você que o motivo é em decorrência do rapaz não ser um nobre, aliás, este é outro mistério que será revelado somente no final, mas até lá muita aventura, revolta dos deuses, punição a uma nação, missão de salvamento de uma pessoa prometida que poderá trazer vida onde há pouca ou quase nenhuma esperança.

O terceiro livro leva o título de Estrela Cadente e a Josy não poderia ter sido mais feliz que selecionar a abertura de Mário Quintana, simplesmente demais.
“Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas!
A narração permanece a mesma, mas agora a primeira pessoa recebe a voz, percepção e sensibilidade é Atalia, ops... Estrela. Uma estrela que cai, um homem que encontra uma mulher desmemoriada e completamente nua, um encontro lindo e engraçado, mas que traz em si magia e a sensação de que há algo já conhecido, já vivido que precisa ser resgatado, reconstruído. Preparem-se para uma história que é contada como lenda, mas que traz em si a verdade e a certeza de que realmente aconteceu e de que o acaso pode não ser acaso. Aliás, eu não acredito em acasos e sim de que tudo nesta vida tem uma razão de ser embora muitas vezes não compreendamos muita coisa.

Querido Leitor, Querida Leitora, será que os sonhos que sonhamos são sempre restos diurnos, meras manifestações inconscientes? Ou será que muitas vezes nos comunicam algo? Será que podemos compreender uma vida, ou vidas, o destino através do sonhar? Que segredos nos revelam e que podem explicar muito do agora ou do amanhã tendo muitas vezes como pano de fundo o passado?

Peço desculpas a Josy e a vocês queridos e queridas se a resenha não saiu muito boa, é que estava em férias e foi escrita na gelada Nova York do início de Março, sim Estrela em Busca do Amor Eterno viajou comigo para Nova York e foi uma excelente e surpreendente companhia, gostaria de ter lido mais rápido e publicado a resenha antes, entretanto, não foi possível.

A Josy Stoque é decididamente uma Diva que consegue transitar com muita facilidade em estilos de escrita tão diferentes com competência, criatividade e leveza, ao mesmo tempo transmite segurança e a força de uma Leoa.

Esta obra está mais que indicada para pessoas que gostam de fantasia, de aventura, de romance, de tramas conflitantes e muito mais. Mergulhar no mundo de Estrela e vivenciar o poder de acreditar em si, nos sonhos sendo fiel aos princípios éticos e valores que transcendem o tempo, realmente foi uma experiência pra lá de fantástica!

Beijos fantasticamente poderosos!
Tânia Bueno

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Wowwww sua linda! Estrela foi pra NY City!!!!!! Que chiqueeeee!!!!!!!!!!!! Esse conto de fadas marcou minha vida e com certeza minha carreira também. Como fã incondicional do gênero tive que dar voz para esses protagonistas contarem sua história. Amei escrever, apesar de ter sido o mais difícil dos 10! Kkkkkkkkkkkk Fico muito feliz quando curtem esse livro. Muito obrigada pela resenha maravilhosa! Beijos! Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Tania lindona estou com esse livro, já posso dizer que adoro a escrita da Josy, capas sempre divinas e gostei de saber que o livro nos presenteia com mensagens lindas. Vou correr para ler esse lindo conto de fadas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha, ainda não tinha lido nenhuma resenha de um livro da Josy, mas parece que ela tem uma mão boa para escrever, o livro parece ser envolvente e cativante, e com certeza está na minha listinha de desejados.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Ainda não li Estrela, mas sou uma grande fã da Josy e adoro os livros dela, já consigo imaginar quão maravilhosos são esses personagens ♥ Adoro fantasia e adoro romance mais ainda, então tenho certeza de que vou mergulhar de cabeça nesse novo mundo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não leio muito esse estilo de livro. Mas devo admitir, a capa está linda e sua resenha está ótima. Quem sabe em algum outro momento eu me aventure por ele.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  6. Oi Tânia, tudo bem?

    Primeiro, sua resenha está maravilhosa e eu amei viu? Lembro que vi esse livro em outro blog é fiquei interessada, sua resenha só me animou mais a querer ler. Gosto de livros que tenham tudo que você mencionou, então certeza que vou adorar.. Além do fato que quero muito conhecer a escrita da autora.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  7. Oi Taninha sua linda, tudo bem?
    Você está pedindo desculpas por me encantar e me emocionar com seu texto? Então continue pedindo desculpas com mais resenhas como essa. No início, eu me vi jogada em um conto de fadas, parecia a história do príncipe da Cinderela. Depois eu fui para dentro de uma trama de amor proibido, e por fim, em um sonho. Taninha, eu acredito em Destino, mas o que você faz com ele, é seu, é sua escolha, ele não determina nada, ele lhe dá uma oportunidade, podemos aproveitá-la ou desperdiçá-la. Fiquei emocionada com o que você disse sobre o amor, com a decisão de lutar por ele, de ir contra o seu Destino, pois ele é maior do que tudo. Eu acredito nisso. Linda essa história!!!! Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Tania, tudo bem? Adorei a resenha. Achei bem legal o livro ser dividido em três e cada um deles ser sob um ponto de vista e com bastante mistério e revelações surpreendentes. O universo criado pela autora e os personagens parecem muito bem construídos. Gosto de histórias que nos fazem refletir e também não acredito em acasos, acho que tudo acontece por um motivo e acredito sim que os sonhos podem nos dizer algo.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Levar uma leitura durante a viagem é muito bom <3
    A história parece ser linda demais. E essas participações especiais arrasaram rs.
    Ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade! Espero poder ler em breve.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Adoro livros de ficção e esse parece-me ser muito bom. Nunca li nada dessa autora e nem ouvi falar dela, mas fiquei curiosa para conhecer mais não só sobre estrela, mas sobre outras obras da Josy.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Ainda não li nada da Josy, mas sempre leio muitas resenhas bem positivas dos livros, ficando cada vez mais curiosa pra conhece a história, ainda mais sabendo que em cada um ela tem uma mensagem muito importante para o leitor, esse por sinal é um que tá na minha lista.. Preciso conhece Estrela :)
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Ler livros durante a viagem e voltar correndo pra contar pra todo mundo o que achou: não tem preço. Ainda que eu não tenha me interessado totalmente pela história, eu acho a autora uma simpatia, isso só porque vi alguns vídeos dela e a achei fantástica. Confesso que a história me atrai e ao mesmo tempo não me atrai. Quem sabe eu leia pra sair da zona de conforto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Que coisa mais chique que o livro viajou com você pra Nova York!! Gostei das lições que o livro passa, e também acho que a vida às vezes nos prega peças... hehe... Amo tudo que esse livro tem: fantasia, aventura, romance, conflitos... acho que ser fiel aos princípios éticos e aos valores que transcendem o tempo é essencial, algumas coisas mudam, mas certas coisas acredito que permanecem. É uma leitura que quero muito fazer, e já está no meu kindle aguardando sua vez na fila! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Tania, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas a leitura perece ser interessante. Adoro romances com uma pitada de aventura. O livro fica super dinâmico *-* Parabéns pela resenha. Queria conseguir ler em viagem. Passei minhas férias na Argentina e nos 15 dias que fiquei fora, só consegui ler um livro =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Tania! Que resenha emocionada! Esse foi o primeiro dos livros da Josy que li e, mesmo sem gostar de fantasia, gostei. Meu único porém é a pegada espírita, e a Josy sabe disso. Mas no geral gostei da mistura de medieval com conto de fadas e fantasia.
    Muito chique vc em NY e ainda por cima lendo. ♥
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    É um livro que chamou minha atenção por envolver romance proibido e fantasia. Não consegui entender muito bem como a narrativa se desenvolve, mas parece ser uma leitura interessante. Nossa, que chique ter feito a leitura durante uma viagem a NY.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor tudo bem?
    Me interessei pelo livro quando li a parte do PROIBIDO!
    Sou doida por romance, acho que leio 100% livros de romance, então sempre que vejo resenhas como a sua e o livro se trata de romance eu grudo o olho na tela rsrs

    Quero muito lê-lo, vou adicionar no skoob para não esquecer!

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Tania... tudo bem??
    Eu acho essa capa bem bonita...parece bem condizente com a história... não me interessei muito, mas fiquei bem curiosa sobre a Estrela... adorei a parte que você falou dos sonhos... eu as vezes penso nisso... será que eles fazem parte de partes de minha vida de que eu não lembro? Ou que mensagem eles querem me dizer... e porque tem alguns que eu não lembro kkkkk. Xero!

    ResponderExcluir
  19. Nossa Tânia.
    Com certeza eu não imaginava que esse livro seria tão profundo e dividido em três partes, contando a sequência da história, parabéns conseguiu aguçar minha curiosidade e necessito desse livro.
    Parabéns pela bela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Tania linda!!!!

    Que xiqueeeeeeeeeeee ele viajar com vc, NY, livro lindo nacional, virou inter com vc! ahhaa
    Adorei a premissa, adorei a resenha, eu achei ela ótima, nada de não saiu muito boa, me fez querer conhcer a obra! E adorei o texto lindo de Olavo Bilac tmbm!

    Beijos

    ResponderExcluir

Autores Parceiros