Porre Literário - Literatura Fantástica by Karina Andrade

02 junho 2015

Porre Literário – Literatura Fantástica

Há quatro anos a jornalista da Rádio Mix, minha querida Karina Andrade organiza e faz acontecer o Porre Literário, um evento fantástico que reúne sempre mais de 200 pessoas na FNAC da Av. Paulista em São Paulo, normalmente o evento começa às 16h ou 16h30, mas a galera ávida por fazer amigos, conversar, trocar livros e marcadores de páginas, começa a chegar a partir das 13h e como o que importa é o evento até se esquecem de que estão de pé a horas.
Com vocês a maravilhosa Palmeirense roxa... ops.. verde, a pessoa que se doa 100% ao Porre que fica noites em claro preparando tudo com muito amor e carinho, pela simples satisfação de juntar a galera e distribuir livros. Ela que faz aniversário daqui a pouco (03/06)... então resolvi fazer esta montagem para homenageá-la. hahahaha

Continuemos... o Porre é feito com todo amor e dedicação por parte da Karina para todos os amantes da literatura, não há preconceito algum, lá você encontra tribos diversas que têm em comum o amor pelos livros e por ler; pessoas de diversas faixas etárias, gêneros, gostos diversos, etc. Você encontrará o vovô que levou a netinha adolescente, encontrará um ser como eu de 5.4 que adora estar com os jovens, encontrará escritores e blogueiros, interagirá com pessoas muito bacanas e especiais e encontrará fiéis seguidores do Porre, sem falar na Karina e, claro, Dennian é noivo, fotógrafo do Porre e com participações hilárias e inteligentes, o Dennian também é um dos administradores da fanpage do Porre Literário https://www.facebook.com/groups/511247832304797/?fref=ts. Você encontrará Juliana que mega ajuda na organização,  sem falar nas pessoas muito especiais que muitas vezes estão bastidores, como o pai da Karina, Antonio Carlos, que leva os livros até a Fnac, tudo bem que às vezes ela chantageia ele, a mãe da Karina, Rosemeire, que recebe um montão de livros e ajuda a organiza-los para seguirem para a Fnac no dia do Porre e no dia no evento acompanha Karina e ajuda demais sempre e Karen a irmã que dá sempre total apoio.

Dia 29/05/2015 – Sábado aconteceu o Porre Literatura Fantástica e a Karina Andrade, essa menina mulher, palmeirense roxa... ops!!... roxa não, verde, ela se esmera demais para conseguir livros com as diversas editoras e troca inúmeros e-mails e telefonemas para consegui-los, livros estes que são distribuídos para a galera e dessa vez foram pelo menos uns 200 livros, uma coisa de louco e a galera empolgada, alvoraçada para ganhar o seu livro, não importando o título, querem é ler e isso faz a Karina muito feliz, pois o objetivo primeiro dela é estimular o gosto e o prazer pela leitura, mas neste país em que o governo pouco investe e nem incentiva as editoras e autores para diminuir o valor dos livros e assim propiciar o acesso de mais pessoas, são iniciativas voluntárias e engajadas como a da Karina é que  funciona para incentivar estes jovens que amam ler.

A Karina organiza o Porre Literário da seguinte forma:
1 – Chegada com inúmeros livros que deixam todos inquietos e felizes
2 – Boas Vindas à galera
3 – Ela se esforça e leva sempre pelo menos um autor, mas dessa vez ela se superou e levou 3 autores que mais abaixo vocês saberão quem são.
4 – Tem o Concurso Cultural que é lançado dias antes do Porre Literário e tem total ressonância com o tema e como prêmio, claro LIVROS!
5 – Tem a apresentação dos Cosplays, que é demais e a galera participante tem uma criatividade incrível, eu pela primeira vez criei um que chamou a Bruxa dos Livros, foi demais. Qual é prêmio? MAIS LIVROS, claro!
6 – Fechamento e distribuição dos livros para todos e olha que é difícil segurar a galera que só falta se atropelarem para conseguirem um livro, mas é tudo muito, muito lindo de se ver. Sem falar que é divertido demais.

Neste Porre Literário – Fantástico, a Karina trouxe três escritores:

Felipe Castilho -  que sempre quis estar perto de livros, fosse como leitor ou como escritor. Com 3 anos de idade, começou a ler as primeiras histórias. Aos 7, decidiu escrever um livro sobre coisas estranhas que seu irmão fazia. Na adolescência, quis trabalhar em livrarias, para poder viver cercado de páginas e ter acesso a elas, o que só aconteceu mesmo quando seus empregadores puderam contratá-lo sem infringir a lei. Aos 24, já como autor, participou de coletâneas e finalmente lançou-se no mundo dos romances, com o primeiro volume desta série. Os inúmeros elogios que vieram tanto da mídia quanto dos leitores aumentaram mais ainda seu entusiasmo em continuar escrevendo, e é isso o que ele vem fazendo com seus livros e contos (publicados quinzenalmente no site Quotidianos). Apesar de parecer alguém bem comum, seus amigos de São Paulo, cidade onde nasceu, estão acostumados às suas inúmeras esquisitices, como odiar pessoas que param do lado esquerdo da escada rolante e conseguir dobrar o dedão para trás muito mais que você, com certeza.

No Porre ele falou do livro Ouro, Fogo e Megabytes, eis a sinopse: 

Ouro, Fogo & Megabytes - Como esconder uma suspensão escolar dos pais, resgatar uma criatura mágica das garras de uma poderosa e mal-intencionada corporação e ainda por cima salvar o país de um desastre sem precedentes?

Anderson Coelho, um garoto nada extraordinário de 12 anos, divide sua vida entre a pacata realidade escolar e uma gloriosa rotina virtual repleta de aventuras em Battle of Asgorath, jogo de RPG online em que jogadores do mundo todo vivem num universo medieval, cheio de fantasia. Lá, Anderson – ou Shadow, nome de seu avatar – tem vida de estrela: é o segundo colocado do ranking mundial. E são justamente suas habilidades que chamam a atenção de uma misteriosa organização, que o escolhe para comandar uma missão surpreendente junto com um grupo de ecoativistas nada convencionais.

Ao embarcar para São Paulo, Anderson mergulhará de cabeça em uma aventura muito mais fantástica que as vividas em seu computador. Os encontros com hackers ambientalistas, ativistas com estranhos modos de agir e muitas criaturas folclóricas oferecerão a Anderson Coelho respostas não só sobre sua missão, mas também sobre sua própria vida, enquanto um novo mundo se descortina diante de seus olhos.

Giulia Moon é paulistana, já foi diretora de arte, ilustradora, diretora de criação e sócia de agência de propaganda. Tem três coletâneas de contos publicados: Luar de Vampiros (Scortecci, 2003), Vampiros no Espelho & Outros Seres Obscuros (Landy, 2004), e A Dama-Morcega (Landy, 2006). Em 2008 lançou com mais seis autores o livro de contos Amor Vampiro (Giz Editorial). Sempre na área da literatura fantástica, é coeditora do fanzine FicZine e da Scarium Magazine. Especialista em ficção de vampiros, tem carinho especial por seres obscuros e monstros de qualquer natureza.

No evento ela falou especificamente de Kaori Perfume de Vampira e Kaori 2

Sinopse Kaori – Perfume de Vampira: Kaori - Século XV: Kaori, uma bela garota com o perfume da sedução, trilha caminhos perigosos entre samurais, senhores feudais, prostitutas e criaturas mágicas do folclore japonês. No seu caminho, surge José Calixto, um artista sensível e apaixonado, capaz de tudo para dar vida a uma obra imortal.

Século XXI: na fervilhante Avenida Paulista, coração de São Paulo, Samuel Jouza tem uma profissão peculiar. Ele observa vampiros para um misterioso instituto de pesquisas. Mas o olheiro percebe que a sua profissão é muito mais perigosa do que imaginava, ao salvar um menino das garras das sanguessugas.
De um lado, a magia das sagas heroicas de samurais, o mistério das antigas lendas do Japão. Do outro, uma aventura ágil e atual, que tem como cenário o Brasil. Dois universos se entrelaçam e se cruzam neste novo romance de vampiros escrita por Giulia Moon.


Sinopse Kaori 2:  Praia de Copacabana, Rio. Uma bela garota oriental passeia pelo calçadão. Seus olhos oblíquos seguem alguém: Yoshi, um garoto de programa meio-brasileiro e meio-japonês, com um raro talento para sedução. Ferida por um amor trágico do passado, Kaori enfrenta um dilema: dar vazão ao seu desejo pelo mestiço ou manter-se protegida, salvaguardando o seu coração?
Enquanto isso, o mundo sofre a ameaça de uma praga virulenta. Mortos-vivos, ogros, demônios e criaturas fabulosas começam a enlouquecer. Em São Paulo, os especialistas do IBEFF entram em ação para controlar o surto. E Kaori será envolvida, a contragosto, em mais um perigoso confronto com a sua arqui-inimiga, Missora, uma cruel cortesã do Japão feudal.




Leonardo Alkmim formou-se pela Escola de Arte Dramática da ECA/USP e recebeu alguns prêmios para seu trabalho como ator, como o Prêmio SESI de Dramaturgia 1995 e, mais recentemente, Prêmio Shell de 2004. Paralelos é o primeiro romance do ator que já escreveu para a TV e para o cinema.

Sinopse de Paralelos: Em um terrível acidente rodoviário, Alexandre morre, mas seu irmão gêmeo Vítor, surpreendentemente, sobrevive. No entanto, ao despertar numa dimensão paralela, autossuficiente e resguardada por instâncias elementares, como o Horizonte de Energia, o Conselho, Deus e os anjos, Alexandre descobre que deveria ter sido salvo e Vítor morrido, equívoco que coloca em risco rodo o funcionamento do cosmos. Embora em dimensões diferentes, os gêmeos precisarão lutar para restaurar o equilíbrio do Universo. Uma aventura fantástica, surpreendente e rica em seus detalhes mais sutis, que arrebata o leitor com todas as suas surpresas e revelações a cada capítulo, além de conquistá-lo com seus personagens ora cativantes, ora assustadores, porém sempre muito interessantes e bem construídos.

A Karina preparou uma apresentação fantástica em Power Point, na qual falou sobre Literatura Fantástica, apresentou os autores convidados, apresentou a autora surpresa Bianca Hubert, que está escrevendo seu primeiro livro Elemental, ela é uma pessoa incrível, além de ser uma Porrete assumida como eu, ela também é campeã em criar e ganhar o concurso de cosplay, aí vai minha invejinha branca hahahaha.

A Karina deu vááárias dicas de leitura que está na apresentação que ela disponibilizou na fanpage do Porre Literário e claro, distribuiu livros e foi muito legal no final quando os autores falaram que estavam impressionados com a grandiosidade do evento e de ver tantas pessoas reunidas em um sábado a tarde para ouvir e falar de livros e a Giulia Moon, linda que fechou seu Banzai e todos nós repetindo três vezes, muito lindo mesmo. Segundo a Giulia, BANZAI é mais que um "viva!", é um grito de alegria, de energia, de felicidade total em japonês.

Teve ainda a tradicional foto mão na teta abaixo. Ok, eu explico, “mão na teta” é uma expressão Karina, que é explicado da seguinte forma: sabe quando você fica tão extasiada(o) com alguma coisa fantástica e fala: “oh meu Deus!” e põe a mão na teta com uma expressão Oh! Oh!. Hahahaha é isto. Eis a foto mão na teta feita pelo querido Dennian Novelli Goia.


Eu amei o meu sábado fantástico no Porre Literário, aliás, sempre amo e este em especial com o meu cosplay de a Bruxa dos Livros que tem uma maldição ou seria uma “boação” ela precisa que todos doem livros, caso contrário ela os rouba quando você está dormindo.

E agora, algumas fotos do Porre, fantástico. Estas fotos maravilhosas foram feitas pelo espetacular fotógrafo  Dennian Novelli Goia.

Karina Andrade
Karina e Dennian

Bianca Hubert - Autora Surpresa

Eu com a minha Bruxa dos Livros

Galera do Porre, as bexigas verdes para comemorar o niver da Karina

Autores: Giulia Moon e Felipe Castilho


Autor Leonardo Alkmim

Alguns Cosplay

 Porre lotadoooo, Uhuuu!!


Beijos fantásticos de Porre Literário!
Tânia Bueno

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. Oii tudo bem?
    amei o post, muito legal o evento espero que os participantes tenham gostado e enriquecido ainda mais o conhecimento.
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  2. Tanai esses eventos são tudo de bom . Reunir pessoas apaixonadas por livros é bom demais. Gostei dos autores presentes. Adorei as fotos e todos cabelos coloridos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olha eu acho esses eventos muito legais, até porque dá para poder conhecer outros blogueiros e principalmente os autores. Saber das novidades que vão ter e tals.
    Da lista ai o livro PARALELOS me chamou bastante atenção e nem sabia que era da GARAÇÃO EDITORIAL. Fiquei bastante entusiasmada. Parece ser um livro muito interessante e acho que vou ver se peço para leitura assim que tiver chance. Muito legal mesmo. Mas eu ainda não vi nenhuma resenha dele. Vou pesquisar depois pra saber mais sobre a história.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-neve-na-primavera_3.html

    ResponderExcluir
  4. Cara, uma das horas em que invejo SP é ver coisas desse evento. Acho o máximo essa coisa que a Karina faz, sempre dinâmico, divertido e com temas legais.
    E ela se superou mesmo com tanto autor, deve ter sido ótimo. As fotos ficaram bem engraçadas.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá =)

    Por que eventos assim não acontecem em Campinas? São Paulo não é longe, mas não posso ir sempre :( Adorei saber sobre os detalhes e ver as imagens, o evento foi demais! Quero muito ler Paralelos, só leio resenhas positivas sobre o livro. Adorei o post!!! Espero ir no próximo, rs

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Tania!
    Eita, parece ter sido um evento muito divertido *-* Queria ter participado. E você toda caracterizada <3 Show, adorei *-* Conhecia dos autores, Paralelos, que já me indicaram a leitura e do Felipe, o único dos três q eu tenho curiosidade de saber mais porque acho muito parecido com HP *-* E gostaria muito de conhecer mais <3
    Aqui na PB tem rolado vários eventos literários tambem e espero que tenham mais. E sempre bom me juntar com o povo e falar sobre livros <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Taninha!!!

    Na próxima vou contigo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oláaa! Meu deus, esse evento deve ter sido simplesmente fantástico (sem querer fazer trocadilho). Pena que moro longe, então fuén. :( Já conheci a autora Giulia Moon e ela é um amor de pessoa, sem falar que a paixao que ela tem ao falar de suas obras é incrível... Da para ver nos olhos que ela ama o que faz.
    Adorei o cabelo da Karina. Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  9. Amei seu post...Resumiu bem o porre!

    ResponderExcluir
  10. Não deu para eu ir este ano no evento, mas que bom que a galera foi e gostou. Reuniões assim são sempre bem vindas e ajudam a não só o conhecimento, mas principalmente a troca de ideias.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Que legal!
    Adorei a cor dos cabelos =)
    Gosto de eventos assim.. Podemos conhecer gente legal e vários autores!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    nossa, não tinha conhecimento desse evento e pelo número de anos que ocorre vejo que já se tornou uma tradição. Parece super divertido poder conhecer outros fãs de literatura fantástica e ainda mais os grandes autores nacionais para poder pegar autógrafos. Pena que ocorre em SP e eu sou da PB :/
    Paralelos parece ser um excelente livro, foi o que mais me chamou a atenção

    att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Teve animado esse porre hein, Tania? rs... Faz tempo que não vou, mas admiro muito o trabalho da Karina, ela realmente se doa e faz muitos amantes de livros felizes! Adorei os autores que ela levou, gostaria de ter conversado com A Giulia Moon, teria perguntas sobre os livros dela. O Felipe eu já conheço e é mega simpático, no primeiro evento em que o vi já quis os livros! rs... Bem legal sua bruxa e sua "boação"!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oii!

    Adorei o post! Adorei o evento ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  15. Olá... tudo bem??
    Louca pra ir em um Porre Literário, mas sempre acontece algo que me impede de ir... eu acho a Karina um máximo e adoraria ter sua força de vontade para fazer esses eventos e disseminar a leitura, mas enquanto não consigo fazer isso vou tentando pelo blog e falando com as pessoas na rua... já consegui converter muito gente para leitura... A Karina está de parabéns por essa super iniciativa... Xero!!

    ResponderExcluir
  16. Esses eventos que reúnem pessoas apaixonadas por livros são um amor tremendo! Principalmente quando vem de pessoas que não tem nenhuma obrigação com a causa (além do seu amor literário <3)
    Espero que seja sempre esse sucesso ;D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Taninha, sua linda, tudo bem?
    Primeiro, amei o nome do evento. E esse tratou de um dos temas que mais gosto: fantasia!!!! é muito importante o trabalho que ela e toda a família dela fazem. Eu acredito de coração, que se conseguíssemos que todos lessem, a vida de todo mundo seria diferente, pois um livro que para mim pode ser entretenimento, para uma criança pode ser o primeiro degrau do futuro dela. E você e todos os outros que participaram e apoiaram o projeto, são tão admiráveis quanto!! Você arrasou com essa sua bruxa!!!!!!
    Amei, que pena que não tem aqui também.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tania!
    Que evento, hein?
    Puxa, fiquei encantada com tudo!
    Como é bom estar em meio a pessoas que falam a mesma linguagem que a gente... além de, é claro, ser gratificante fazer e reencontrar amigos!
    Adorei o post!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiiiii
    O evento parece que foi muito divertido!
    Adorei sua foto de bruxa hahaha
    Bem que podia ter um Porre Literário aqui em Porto Alegre.

    Beijos
    http://sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, bem que podiam fazer um assim aqui em BH/MG hahahah.

    Aqui tem muitos eventos e adoro ir, amei a ideia de ir o pessoal vestido de personagens que gostam, e você estava bem divertida de bruxa dos livros, gostei da ideia.

    Bem divertido o evento, pleas fotos e não conhecia os autores, os 4 que mostrou nas fotos.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá Tania!
    Esse evento parece ser bem legal. Sempre vejo você comentando sobre ele.
    É muito bom estar com pessoas que amam os livros assim como nós. Ganhar livros também é muito bom.
    Adorei saber como e evento funciona.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Autores Parceiros