Semana do Livro Nacional - Evento São Paulo

21 julho 2015


Olá Face´s!

Sábado dia 18/07/2015 aconteceu o primeiro dia da Semana do Livro Nacional que vai até o dia 26/07/2015 em vários Estados e Cidades do Brasil. O Evento foi criado há três anos e tem a organização nacional sob a responsabilidade da minha querida competente escritora Josy Stoque, a organização do Estado de São Paulo é da também querida escritora Mari Scotti.

Eis a agenda dos encontros:
18/07 Campinas, Fortaleza, São Gonçalo, São Paulo
23 a 25/07 Belo Horizonte
24 a 26/07 Curitiba
24 a 31/07 São José dos Campos
25/07 Guarulhos, Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro.




Em São Paulo aconteceu na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista e estava simplesmente lotado, aconchegante e divertido. Foram momentos de trocas e claro dia de “tietar” uma parte dos nossos queridos autores nacionais que veriam ser muito mais valorizados por um número muito maior de brasileiros e brasileiras, sem falar que existem muitos eventos, como por exemplo, a Bienal Internacional do Livro, que dá pouco destaque aos nossos guerreiros escritores nacionais. O que você acha disso? Veja a foto abaixo que é de uma parte do local.


A abertura foi feita pela amada escritora Josy Stoque que é a responsável pela organização nacional e criou este evento há três anos com a "proposta é promover um bate-papo saudável entre autores nacionais e leitores brasileiros, oferecendo a oportunidade de se aproximarem da literatura contemporânea" . A organização de São Paulo é feita pela competente e comprometida escritora Mari Scotti




Tivemos a presença da Luciana da Amazon falando sobre sobre autopublicação Kindle Direct Publishing (KDP), uma plataforma em que o escritor pode escrever seu livro e publicar a partir de um cadastro no site da Amazon e notem a maravilha: no prazo de 48 horas o livro estará publicado, o que é um mega estímulo. Visitem e conheçam esta plataforma que faz sucesso nos Estados Unidos e também no Brasil ACESSE AMAZON CLICANDO AQUI 




Eleonor Hertzog autora do livro Cisne e Linhagens e dona da Editora Mundo Uno. Eleonor falou sobre o processo de matar personagens, ambientar a história em hospital, asilo, crianças com câncer, ela afirmou que precisa ter cuidado para escrever, pois se não fizer uma pesquisa intensa e até vivenciar algumas situações a história não passa credibilidade. Não se deve  matar uma personagem para dar movimento à trama, se a morte do personagem faz parte do enredo, ok. Mas, matar para dar movimento fica solto e sai do contexto planejado.

Como editora da Mundo Uno e respondendo a uma pergunta sobre como seleciona as obras a serem publicadas, disse que pede para o autor enviar as 10 primeiras páginas, a sinopse e um resumo com o começo meio e fim da história, faz uma leitura prévia e se houver interesse pede para o/a autor(a) enviar o original, caso a história venha de encontro à proposta da Editora, Eleonor lê com muito mais afinco e, claro até a publicação a história poderá sofrer algumas modificações para tirar os excessos e verificar se há coerência em tudo. Entretanto, este processo nem sempre é bem aceito pelo escritor.

Curiosidades da Eleonor: Médica Pediatra que por não gostar de sangue optou pela atuação no consultório. Ela não leu Crepúsculo por não ter se interessado pela premissa e a Série Bruxas e Bruxos, leu o primeiro livro e não seguiu com a leitura dos demais. O primeiro livro que ela leu foi Monteiro Lobato. Eleonor é uma simpatia e interage de uma forma incrível com as pessoas. Ah! Ela escreve sobre fantasia que simplesmente amo.



A mesa foi composta por sete escritoras e um escritor que falaram da luta para conseguir editora, da emoção quando fica sabendo que a editora aprovou o livro para publicação, dos resultados positivos da auto publicação pela Amazon e também fizeram uma síntese das obras apresentadas. Eis a mesa: Ignez Scotti (Uma Janela Fechada), Renan Carvalho (Supernova), Denise Flaibam (A Profecia de Mídria e A Fortaleza do Dragão), FML Pepper (Não Pare!), Babi A Sette (Entre o Amor e o Silêncio e A Promessa da Rosa), Eleonor Hertzog (Cisne e Linhagens), Keila Gon (Cores de Outono e Sombras da Primavera), Josy Stoque (Puro Êxtase e Não Espere pelo Amanhã)


E o querido escritor Ricardo Ragazzo estava na plateia e autografou vários livros, o recém lançado Cidade Banida.


Tive a grata satisfação de abraçar Joyce Penedo do Blog Livros e Encantos


Foi uma tarde muito agradável e quero parabenizar a Josy Stoque pela organização Nacional e a Mari  Scotti pela organização Paulista, vocês são demais! E, claro não posso deixar de reconhecer todos que estiveram presentes e que estavam lá por valorizarem o produto nacional. Valeu galera" #euamolernacional.

Beijos Nacionais!
Tânia Bueno

Comente com o Facebook:

26 comentários:

  1. Que maravilha!!!
    Você sempre escrevendo de forma que nos encanta e com riqueza detalhes.
    Parabéns a todos os responsáveis pelo evento.
    O incentivo a leitura e extremamente importante em nosso país.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Ai que linda a sua cobertura sobre o evento, participei no sábado aqui em Campinas. Foi uma delícia também. Adorei saber um pouco mais sobre o que houve no evento de São Paulo. Fico feliz que tenha sido um sucesso!! Parabéns pela postagem! Muito sucesso!

    Beijos, Rob
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    fiquei louca para ir, mas infelizmente não deu. um pena esse ano só ter tido na capital. Por que adoro quanto tem em várias cidades ;(
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Tania lindona amei te conhecer menina que simpatia viu, e que Evento maravilhoso bem organizado, com palestras muito interessante a Eleonor arrasou perfeito e muito condizente em tudo que abordou. beijos e que venham mais eventos e fotos rsss.

    Joyce​
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Participar desse tipo de evento é bem legal. Escrever é uma tarefa delicada e exige muito cuidado mesmo.

    Viagens de Papel
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Achei a ideia dos eventos sensacional. Gostaria muito de ter participado do evento em SP, que contou com convidados muito especiais e temas super relevantes, mas fiquei contente de saber que terá aqui em Curitiba também. Vou procurar mais detalhes! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olha se eu pudesse ir nesses eventos com certeza eu iria, mas como não tem como, eu tenho que ficar chupando o dedo, pois moro muito longe =[ E eu quero muito encontrar algumas das autoras que compareceram, principalmente a Cinthia que é uma das minhas autoras preferidas. Adoro ela e seus livro UM NOVO AMANHECER. Espero ter a oportunidade de conhecê-la se eu for na Bienal do RJ

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-princesinha.html

    ResponderExcluir
  8. Ai que delicia de evento! Quanta gente linda (na mesa e na platéia)... Queria que os eventos de Campinas bombassem assim tbm, hehe! Infelizmente eu não pude participar do evento na minha cidade, mas ouvi dizer que estava super legal! É maravilhoso ver esse estimulo para os autores nacionais (e os leitores/fãs vão ao delírio!).

    Mil beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Tania!
    Esse evento deve ter sido muito legal, adoraria ter participado! Também acho que os nossos escritores brasileiros merecem mais destaque e seu valor reconhecido pelo público brasileiro!
    Também gostei de conhecer essa plataforma da Amazon, muito interessante!!


    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Tania, tudo bem?

    Que legal o evento, percebi que foi maravilhoso, né? Só autores de peso, com certeza foi um sucesso. Aqui em Brasília o evento é dia 25 e estou ajudando na organização (eu ajudo desde a primeira edição :D) Adorei as fotos. Que lindas você com a Joyce e com a Di.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Legal esse encontro
    Estava pensando que era só em SP mas vai ter no Rio tbm
    Vou proucurar saber mais pra poder ir tbm :D

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tania lindona eu amei o evento, ver minhas autoras queridas, as palestras estavam maravilhosas, conhecer você uma simpatia de pessoa. Um evento muito bem organizado. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Ola. Tania! Como eu gostaria de ter ido nesse evento :( ultimamente ta tao dificil conseguir ir pra SP >< mas espero poder participar do proximo.
    Conhecer esses autores maravilhosos, que graças a blogosfera eu acabei conhecendo.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  14. Ai que lindo, ainda nao tive a oportunidade de participar de um evento desse, mas espero em breve poder participar de um, afinal eu simplesmente amo autores nacionais.

    ResponderExcluir
  15. Que evento bacana!
    Já é o segundo ano que acompanhando posts sobre os eventos sem poder estar presente! Essa época do ano é sempre muito movimentada para mim =/
    Parece ter sido uma tarde agradabilíssima mesmo! É sempre bom aprender coisas novas e estar no meio de pessoas que amam os livros tantos quanto nós.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Acho esses incentivos fantásticos, pois muitas vezes somente ligamos para a literatura internacional e esquecemos que nosso país possui grandes escritores. E o evento está maravilhoso <3

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Tania, o evento parece ter sido bem legal e com autores muito bons <3 Uma pena que foi bem no aniversario da minha mãe e eu optei por não ir e ficar em casa com ela *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  18. ^^ o evento deve ter sido super legal. eu até ia mas nem tive tempo e também acabei esquecendo.
    espero que venham mais esse ano \o
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  19. A Eleonor é realmente uma simpatia, e tem um talento imenso! Amo os livros dela, e não vejo a hora dos próximos saírem. Pena que não vi você, a Joyce (que não conheço), a Di, nem nenhum dos autores! Teve gente na mesa que conheço e gente que adoraria conhecer, mas meu gatinho estava se recuperando ainda tadinho, passou a semana doente, e não tive coragem de deixá-lo sozinho em casa. Queria muito ter ido, mas infelizmente não deu.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Ah, que massa! Hoje vai ter a Semana do Livro etapa Brasília! Parabéns a todos os responsáveis pelo evento. Temos de fazer mais eventos assim. A literatura nacional agradece.

    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?
    O evento deve ter sido realmente muito gratificante! Participei de um ontem e vi como é interessante e muito divertido. É bom escutar sobre a história de cada autor <3 Só teve autor top nesse evento. E que eles continuem sempre. A literatura brasileira agradece :D
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Participei da SLN aqui do Rio nos 2 primeiros anos, mas nesse infelizmente não pude ir e fiquei babando nas fotos. Achei o de SP bem legal com a presença da menina da Amazon e da Eleonora, que eu nem sabia que era a editora da Mundo Uno. Bacana o Ragazzo ter aparecido também! E adorei ver a Diana e a Joyce nas suas fotos.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Ai, a SLN é tudo de bom! Infelizmente não pude comparecer em nenhum dos eventos, nem o daqui da minha cidade por conta de compromissos mas amo muito dos autores que participaram! A Pepper, a Keila, a Eleonor, todas lindas!
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, flor!
    Achei realmente incrível o evento em SP. Na minha cidade, infelizmente, não pude comparecer, mas não parecia que muitos autores estariam presentes. Uma pena. Apesar disso, achei incrível o evento que você foi. Parabéns por ter participado! Queria muito conhecer esses autores pessoalmente.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    Acho super bullying não ter uma semana desse porte aqui em MG T_T. Sempre vejo esses eventos maravilhosos em SP e RJ mas aqui em MG não rola quase nada, só a Bienal, que por sinal não é nem um terço quando comparada com as de SP e RJ T_T. Ô vida difícil! Pelas fotos vi que o evento além de ter lotado foi bem bacana, parabéns para quem teve a iniciativa de fazer esse evento de divulgação nacional.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá Tania!
    Esses eventos são maravilhosos.
    Pelo que vi o SLN bombou esse ano. Pena que não pude ir aqui no Rio.
    As fotos estão maravilhosas.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Autores Parceiros