Angela Merkel - A Chanceler e seu Mundo

07 janeiro 2016

Resenha por: Tânia Bueno
Título: Angela Merkel – A Chanceler e seu Mundo
Autor(a): Stefan Kornelius
Editora: nVersos
Gênero: Biografia
Páginas: 288
Compre e Compre:  nVersosSubmarino 
Adicione: Skoob
Nota:
Sinopse: Nesta fascinante biografia autorizada, Stefan Kornelius revela a pessoa por trás da personalidade política, trazendo à tona muitos detalhes intrigantes sobre a trajetória pessoal e profissional de Merkel. Ele habilmente examina o pano de fundo por trás da vida da chanceler e suas convicções ideológicas, a fim de explicar a natureza de seu poder e seu influente papel na a Comunidade Europeia. ANGELA MERKEL fez um caminho notável para se tornar uma estadista. Ela se criou em Templin, uma cidade com guarnição soviética, fascinada pela Califórnia, convencida do poder da liberdade e da força de seus argumentos. Em somente duas décadas, conquistou a posição de liderança entre os governantes do mundo. Viajando como mochileira, testemunhou a decadência do socialismo real no albergue da estação de trem de Tiflis; convidada como chanceler, desfrutou da pompa de um State Dinner na Casa Branca. Os Estados Unidos como nação salvadora com pequenos sintomas de fraqueza; a Rússia amada e Putin, o Eterno, como contraente; a fidelidade a Israel; a luta constante contra os fardos das guerras - o mundo de Merkel está claramente definido. E ele se medirá, em última instância, pelo destino da Europa.

Sabe aquela obra que deixa você sem palavras, sem ação para iniciar a resenha, tamanho o impacto de satisfação que causou em você? Sim, este é meu momento. Não tem como ler ANGELA MERKEL – a Chanceler e seu Mundo e não ficar impactado com esta figura que carrega em si tantos paradoxos, com uma ideologia claramente definida que respeita e não se coloca em momento algum acima dos outros, aliás, ela prima por se fazer uma pessoa comum. 

Com uma escrita deliciosa e cativante Stefan Kornelius traz à tona a vida dessa Mulher que não precisou e nem precisa ser impor para ser importante, porque ela simplesmente é demais e não precisa fazer nada para isso. Quisera os governantes se inspirassem nela para dirigirem seus países e estarem a serviço do povo, da nação e do Planeta como Angela Merkel o faz. Em muitos momentos da minha leitura conhecendo-a, eu me perguntei: Será que é ela mesma? Será que o autor não exagerou um pouco? E a resposta é não, não exagerou. Ela realmente é assim o humano acima de tudo e não fiquei surpresa quando nesta semana me deparei com uma foto de Angela Merkel fazendo compras, eis a prova.
Angela Merkel é a primogênita de 5 filhos, o livro traz uma cronologia muito interessante desde os avós dela que tem um lado Polonês e quando isso foi revelado criou-se na Polônia o “Círculo de Amigos de Angela Merkel”, ela é apaixonada por futebol, ama ópera e gosto de fazer analogia da vida com algumas óperas. Desde pequena mostrou-se interessada pelas pessoas e suas necessidades isso graças às práticas de seu pai e sua mãe, ele pastor que dirigia uma instituição que recebia pessoas com deficiência mental e a mãe professora. Não queria ser professora e se formou em física e é uma cientista reconhecida. Então se pode afirmar que Angela Merkel sempre foi criada em um lar cuja consciência política sempre foi valorizada.

Ela é muito firme, mas ao mesmo tempo complacente e boa ouvinte, um dos seus lemas de vida é “Fazer as coisas de maneira certa, desde o início, passo a passo, metódica e calmamente – esta é sua meta ou pelo menos sua pretensão. Pensar um assunto pensando logo em seu desfecho.” Pag 76.

Merkel se destaca por ser uma mulher, uma pessoa, uma política aberta e nenhum desses papeis estão dissociados, são todos partes dela, que é uma pessoa curiosa e interessada em tudo, tanto que estuda e se informa de tudo o que está acontecendo para se posicionar depois, por ser extremamente analítica compara e pondera os fatos, antes de visitar um país o estuda profundamente, se algum Líder se destaca ou chama sua atenção por alguma ação e pesquisa e quer aprender com a prática dele, isso é demais!!! Não tem como não se impressionar com Angela Merkel que tem um importante papel na política e economia mundial.

“Merkel constrói sua visão de mundo analisando. Discerne argumentos, coleciona fatos com a diligência de abelhas, pondera. O problema nessa característica dialética: Merkel prefere moderação em vez de dar opinião. Ela é a antítese a qualquer político pelo impulso, a antítise a qualquer ideólogo.” Pag. 78.

Ela é muito discreta e valoriza a capacidade manter sigilo, eu achei demais esta afirmação dela: “Na Sociedade, a gente faz pouco uso do silêncio. A sociedade tornou-se muito barulhenta” e como bem colocou o autor “em certos momentos o silêncio é também politicamente obrigatório” visto que existem situações de provocações que a melhor tática e resposta e o silêncio e lembro-me de alguns candidatos à presidência do Brasil que foram vitimas de suas falas quando responderam às provocações dos adversários. Muito interessante isso!

Este livro é fantástico e mais que indicado para quem deseja conhecer a mulher real que é a Chanceler Angela Merkel e sua essência, ela que é absolutamente comprometida com as questões da Europa e do Mundo. Indicado para quem tem interesse em política internacional, pois Angela Merkel tem um importante papel neste universo. Indicado para postulantes a representar o povo nos diferentes patamares do governo. Enfim, os políticos brasileiros deveriam pesquisar; estudar e adotar práticas de alguns Líderes mundiais, como é no meu entender, o caso de ANGELA MERKEL – A CHANCELER E SEU MUNDO, ela que continua aprendendo com outros Líderes e países, ela que atua com base na sua ideologia, comprometida com a ética e com valores muito bem sedimentados, ela que mostra-se totalmente coerente consigo e com o povo.

Enfim, mais que indicado. Parabéns nVersos pela excelente produção, tratamento com a edição e diagramação.


Beijos maravilhados por conhecer Angela Merkel!!
Tânia Bueno






Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oii, bem legal sua resenha heim?
    E bom quando um livro impacta a gente desta maneira. A sua pesquisa sobre tudo foi muito bom. Resenha bem feita.
    Parabens pelo trabalho.

    Beijos
    Books And Carpe Diem.

    ResponderExcluir
  2. Olha, tua resenha ficou perfeita. Madura e coerente. Já conheço o livro de divulgação da editora, não duvido que seja uma boa obra com uma história inspiradora. Afinal, falamos de uma das mulheres mais poderosas do mundo. As produções da nVersos são ótimas, né? Terminei de ler ontem o livro Gênero e fiquei apaixonada.

    ResponderExcluir
  3. Olá Tânia.
    Comecei a sua resenha achando que isso seria uma biografia. Talvez até seja mesma uma, mas, sinceramente, não se compara a esses livros sem nexo e enredo que andam produzindo nos últimos anos sobre "personagens" da fama brasileira. Ainda não havia tomado uma posição sobre angela merkel, mas te garanto que também sempre a vi como uma líder bem colocada, centrada e discreta. É uma personalidade indispensável pra governar um pais como a Alemanha, um país que ficará para sempre em fase de reconstrução de identidade. Gostei da sua opinião sobre o livro, muito justa.
    Bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo biografias. Merkel é uma figura interessante, admirável e parece que a autora foi muito feliz ao biografá-la. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  5. Olá, muito boa sua resenha, adorei suas impressões, gosto de ler biografias ><

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto esse livro,mas não me interessei em lê-lo,achei que não me envolveria com ele,mas estava enganada,Angela Merkel parece ser uma daquelas pessoas que estão quase em extinção no mundo de hoje e realmente como você mesma escreveu,seria bons nossos governantes se inspirarem em uma pessoa correta e honesta para variar.

    Gosto de biografias,mas não são todas que me atraem,acho que lerei essa em breve.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Autores Parceiros