Úrsula - A história da bruxa da Pequena Sereia

02 maio 2017

Resenha por: Tânia Bueno
Título: Úrsula - A história da bruxa da Pequena Sereia
Autor(a): Serena Valentino
Editora: Universo dos Livros
Gênero:Fantasia
Páginas: 176
Compre e Compre: Buscapé
Adicione: Skoob
Nota:

Sinopse: Descubra neste livro todos os segredos do passado de Úrsula. Desvende qual era o seu papel no reino de Tritão, o motivo de sua expulsão das dependências reais e, principalmente, como ela se transformou na temida Bruxa do Mar, que enfeitiçou a encantadora princesa Ariel. Toda história tem dois pontos de vista, não é mesmo? De que lado você está?
Continuando minha jornada pelo mundo dos vilões e das vilãs dos contos de fadas da Disney que mostra o outro lado da história no olhar e na versão dos tidos vilões, alguns nem tão vilões assim. Dessa vez conheci a maldade de Úrsula, a bruxa da Pequena Sereia Ariel, que usa a própria sobrinha para atingir o irmão Tritão, que fez coisas terríveis desde o nascimento da irmã e tudo isso para não dividir o poder do reino com ela.

Aqui você encontrará a história de Úrsula abandonada pelo irmão, encontrada e acolhida por um humano que a criou com amor sem se importar com as transformações que começaram a acontecer com ela na medida em que crescia. Ela o considerava seu pai e o amava verdadeiramente. Mas, como a maldade humana também não tem limites e não privilégios de alguns reis como Tritão, ela sofreu bullying e começaram a caça-la como um animal, assustada e encurralada foi defendida pelo humano que a amou incondicionalmente e o bando de humanos tirou a vida daquele que era seu porto seguro e que mantinha a única fagulha de bondade nela, fagulha esta apagada para sempre com a morte do seu pai humano.

A partir daí Úrsula se torna um ser assustadoramente do mal que subjuga todos os humanos e quer destruir todos que passam pelo seu caminho, não bastasse isso vêm à tona lembranças do seu reino aquático e toda sorte de injustiça praticada contra ela e agora ela quer adquirir todo poder do mundo para destruir pessoas que a colocaram naquele estado e não medirá esforços para sua vingança. Ela se alia às três bruxinhas engraçadas de histórias anteriores que estão tristes atrás da irmã boa e para conseguirem isso também farão coisas absurdas, mas se arrependerão profundamente.

A trama é interessante com a presença linda do Felino Pflanze que surpreende os leitores com seus poderes e se nos outros livros ele parecia do mal, neste livro fica claro que não é e como todo Felino é inteligente, sagaz e elegante, observador e lindo, às vezes bem orgulhoso, mas sempre fiel, apreendemos algumas coisas ele. Aliás, os humanos poderiam se permitir a observá-los e verdadeiramente aprender com eles.

Todos os livros da série podem ser lidos fora da ordem, pois não são sequenciais, as histórias têm começo, meio e fim, isso é bacana, muito embora eu fique torcendo para sair os outros livros, pois quero conhecer a versão de todos os vilões e vilãs.

Esta série traz temas interessantes e atuais que com certeza servem para nossa reflexão, por exemplo, o quão danoso é o bullying na vida de quem o sofre desencadeando traumas que podem interferir, muitas vezes, negativamente e para sempre. Claro, existem pessoas que têm uma estrutura de personalidade mais sedimentada e apesar das marcas vencem lindamente e mostram para um mundo de pessoas sem noção que o preconceito é uma coisa horrorosa. Úrsula era diferente e por isso foi caçada.

Conceito de bullying: todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Existem pessoas que mesmo acuadas mantém sua essência e vencem, mas outras não e se tornam vitimas das suas ações na fase adulta, aliás, elas só são percebidas quando deixam de ser vitimas e se tornam agressores, entendi o ponto de Úrsula, mas na vida sempre fazemos escolhas e ela não fez uma boa escolha. Temos um exame de consciência e arrependimento por parte de Tritão e para corrigir erros do passado também fará escolhas para preservar a vida, mas para isso terá que fazer uma escolha difícil.

Nesta obra entramos em contato com o fato de que tudo em excesso é ruim: poder demais corrompe e destrói; orgulho demais idem. O padrão de beleza defendido por Tritão que foi capaz de rejeitar a própria irmã, lamentável. Temos de forma muito clara a questão da ganância, por outro lado, temos sentimentos fortes que transpõem tudo isso, como por exemplo, a força do amor, a lealdade/fidelidade e a certeza de que às vezes para garantir a felicidade precisamos abrir mão de algumas coisas que para nós são importantes, mas como em dois caminhos, temos que ponderar algumas questões e seguir por um, assim é a vida feita de escolhas o tempo inteiro e precisamos ser responsáveis ou responsabilizados por elas.

A minha avaliação para a trama é 3 estrelas = bom, pois penso que a autora Serena Valentino poderia ter fornecido mais alguns detalhes sobre a Úrsula, gostei mais dos livros: Fera em mim, A mais Bela de todas e A maldição de Malévola. clique nos títulos para acessarem as resenhas.




Enfim, gostei demais da forma como a autora Serena Valentino abordou estas questões no livro, você poderá identificar outras questões lendo a obra e quando ler eu quero muito saber sua opinião.



Beijos reflexivos!
Tânia Bueno


Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Olá Tânia!
    Toda vez que vejo a capa desse livros fico mega ansiosa para ler. São lindas demais. Amei saber como toda a história da Úrsula começa e como as pessoas se transformam em más pelas coisas que acontecem na vida. Assim que tiver oportuna vou ler os livros da série.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Ainda não li nenhum dos livros.
    Gostei muito da sua resenha sobre a história da Úrsula.
    Para quem é fã desse tipo de leitura, tenho certeza que vai gostar.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tava olhando ontem mesmo essas edições na internet e hoje me deparo com a sua resenha, acho que é um sinal para que eu compre haha.
    Eu achei a edição muito linda e também pelo fato de abordar a história dos vilões - que muitas vezes são pouco exploradas nas histórias dos heróis, né? :)
    Ótima resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Que legal essa prospota! A gente sempre olha essas fantasias apenas para o casal apaixonado e sempre esquece das principais personagens que rondam a trama. Acho bem legal essa ideia de apresentar os vilões, afinal eles tbm são importantes. rsrs
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Amooo a Disney!!! E to ansiosa pra ler, os 3 livros q ganhei!!! ;-)
    Não curto os vilões...mas sei q são necessários pro final feliz e sou mega curiosa pra saber a história deles tb!!! Já espero amar tudo ;-)

    ResponderExcluir
  6. Eu ganhei esse livro, mas não tive interesse me ler, por isso, dei a uma aluna. Sobre a autora se aprofundado mais em detalhes sobre Úrsula, não sei como interagir, pois não li e depois de ler sua resenha, que ficou ótima, por sinal, continuo sem vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Quero ler todos já lançados! Acho bem legal essa versão de conhecer melhor os vilões e vê como eles foram abalados psico e emocionalmente, acompanhar essa linha até eles se transformarem nos vilões que conhecemos hoje.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  8. Oiê, linda, tudo bem???
    Adorei a sua resenha maravilhosa como sempre... as pessoas tem escolhas... e são essas escolhas que fazem com que saibamos que são... atitude diz quem você é e palavras simplesmente podem ferir... cada ser humano tem uma forma de agir a certa agressão... seja ela qual for... infelizmente Úrsula que já tinha algumas feridas, esqueceu da sua fagulha de bondade ao perder o pai humano e foi tirana, outras pessoas podem utilizar o sofrimento para ser mais forte e ser o oposto de tudo que lhe causou dor.... eu adorei a sua opinião a respeito e que bom que curtiu a leitura. Xero!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Contos de fada não são meu forte, mas até que eu arriscaria a leitura dessas versões justamente para saber o ponto de vista de quem é ruim... Adorei sua resenha e essas capas da Universo são muito bacanas!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Fiquei super curiosa.
    Não conhecia e achei ótimo que posso ler aleatoriamente.
    Mesmo com sua 3 estrelas, vou anotar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie Amore,

    Vi esse livro por ai mas redes sociais, e amei a capa...
    Legal poder conhecer a história de Ursula.
    Gostaria de parabenizá-la pela resenha... s2

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  12. Olá Tânia
    Ainda não tive o prazer de ler os livros que compõem essa série, mas tenho muita vontade. Achei a mensagem desse livro importante, pois concordo que, tudo o que fazemos - ou temos - em excesso é prejudicial a nossa vida.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiee, achei bem interessante mostrar um outro lado da história, mesmo das vilãs, mas pelo que vc falou a autora poderia ter desenvolvido melhor a personagem!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Parece um pouco com a origem da Úrsula em Once Upon a Time, que também é da Disney. A mensagem é que ninguém está além da redenção. Valeu pela dica :D

    ResponderExcluir
  15. Oie! Tudo bem?

    Estou querendo realizar a leitura dessas obras ainda esse ano! Amo as histórias dos Vilões, e com certeza esses livros serão perfeitos para mim! Vou ficar de olho nesse quesito que você citou sobre a autora poder ter desenvolvido melhor esse livro!

    BJss

    ResponderExcluir
  16. Oi Tânia!

    Eu vejo as capas dessas coleções e ficou com tanta curiosidade de conhecer a história no olhar e na versão dos vilões da Disney. Sua resenha mostra que a história de Úrsula é interessante e bem exploradas, mesmo que você tenha mencionado que a autora poderia ter fornecido mais detalhes.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Oiee Tânia ^^
    Eu sabia que a Úrsula era a vilã, mas não fazia ideia de que ela é irmã do Tritão *-* omg. Eu já tinha visto os outros livros da série, mas separadamente, então não sabia que faziam parte de uma série juntos. Tenho curiosidade de lê-los, parece ser interessante conhecer as histórias dos personagens por trás de suas máscaras de maldade.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  18. Sempre achei Úrsula um pouco esquecida e quando li o título da sua indicação fiquei curioso. Confesso que gostei da ideia do livro e quase anotei para ler, mas sua observação final e voto me afastou. De qualquer forma tentarei ler, abraços.

    ResponderExcluir
  19. Olá Tânia.
    Não conhecia essa série, mas amei cada capa, e achei bacana que a leitura pode ser feita de forma independente.
    O que mais me atraiu em história da bruxa da pequena sereia foi o fato de abordar o bullying.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá! Estou muito encantada com essa série e estou bem curiosa para ler, ainda mais por ser o ponto de vista dos vilões. Acho interessante conhecer os dois lados da história. Pena que este exemplar não lhe agradou tanto quanto os demais... Mas anotei a dica.

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi Tânia tudo bem?! Então, acho que sou a única pessoa que acha esses livros a maior "forçação" de barra da vida uahsiuahsiuhaisua sei la, não me interesso não, apesar de gostar bastante dos desenhos da Disney! A pequena sereia é um dos meus favoritos, ainda lembro meu aniversario de 10 anos que foi A pequena sereia como tema hahahaha bjs Jo Scarreiroo

    ResponderExcluir
  22. Oi, Tânia!
    Vi muita gente comentado sobre essa série, mas ainda não me animei a ler mesmo gostando muito dos contos infantis. os vilões não me atraem muito; prefiro adiar um pouco mais as leituras.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

Autores Parceiros